MENU

23/04/2023 às 11h00min - Atualizada em 23/04/2023 às 11h00min

UEMASUL realiza 2° edição do Seminário de Botânica da Região Tocantina

Organizado pelo Centro Acadêmico de Ciências Biológicas (CABIO), o encontro discutiu a importância e as aplicações da flora local.

Janayna Guimarães e Maria Almeida
UEMASUL
Palestra de abertura tratou do poder das plantas, com Niara Porto (Foto: Divulgação)
A Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL) realizou, por meio do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas (CABIO) e do Centro de Ciências Exatas, Naturais e Tecnológicas (CCENT), a 2° edição do Seminário de Botânica da Região Tocantina. Realizado nos dias 18, 19 e 20 de abril, em alusão ao Dia Nacional da Botânica, o seminário trouxe o tema “diversidade e uso da flora regional”.

O evento tem o objetivo de proporcionar experiências, capacitação na área e divulgar os conhecimentos sobre a botânica da Região Tocantina do Maranhão. A programação contou com minicursos, coleta no horto florestal Arara Azul, concurso de fotografias e palestras que trouxeram temas como: “o poder das plantas: desafios, avanços e conservação”; “metabólitos secundários: a importância e utilização dos óleos essenciais” e “múltiplos usos das florestas: produtos madeireiros e não madeireiros”. 

Com uma programação dinâmica e diversificada, o evento reuniu centenas de estudantes da UEMASUL e de outras instituições como o IFMA. “Nossa intenção é colocar em pauta a discussão sobre a importância da diversidade botânica da Região Tocantina do Maranhão. Para isso, escolhemos atividades e temas pertinentes da atualidade para atrair o interesse e participação da comunidade acadêmica. E tivemos uma boa aceitação, sobretudo dos colegas de biologia”, ressaltou a vice-presidente do CABIO, Samira Pereira. 

A acadêmica Ana Marta Silva Viana, do 4º período de Biologia da UEMASUL, ressaltou que participar das atividades do seminário ampliou sua visão sobre as possibilidades de exploração da botânica. “Foi muito importante pelos temas que trouxeram, porque temos uma tendência de olhar para fora, e nunca para a região onde a gente mora. E a partir das temáticas, eu pude perceber a riqueza que temos na botânica da nossa região e ter uma nova percepção”, afirmou. 

Já a acadêmica do 2º período do curso de Biologia, Silvana da Silva Mota, falou da riqueza da programação e conhecimento adquirido no evento. “Umas atividades muito boas, as palestras bem elaboradas. Trouxe mais conhecimento científico sobre as plantas e suas funções. Eu gostei muito do minicurso imersão em coleta e identificação botânica, pois ele me levou a prática e aperfeiçoou o conhecimento da aula teórica que tive no primeiro período”, pontuou. 

O seminário contou com os palestrantes Niara Porto, graduada em Ciências Biológicas e doutora em Produtos Naturais e Sintéticos Bioativos; Joabel Raab, graduado em Engenharia Florestal e doutor em Ciências Florestais, e Márica Aldeany, graduada em Ciências Biológicas e mestra em Agricultura e Ambiente. E fizeram parte das mesas redonda, os professores: Expedito Barroso (mestre em Ciências Florestais), Iane Dias (doutora em Biologia Vegetal), Ivaneide Nascimento (doutora em Agroecologia), Clemilton Alves (doutor em Genética e Melhoramento) e Maria Queiroz (mestre em Ciências Biológicas – Botânica Tropical).

A Botânica é o ramo da Biologia que se dedica ao estudo das plantas. O termo botânica deriva grego botané, que tem como significado “planta”. Ela abrange a fisiologia, morfologia, ecologia vegetal e taxonomia, ou seja, todas as características, interações e funcionamento das plantas. O estado do Maranhão está inserido no contexto de dois biomas importantes: o cerrado e a floresta amazônica, obtendo uma biodiversidade forte.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »