MENU

20/04/2023 às 14h57min - Atualizada em 23/04/2023 às 00h00min

Aplicação e benefícios dos hidroxi-minerais na pecuária é tema da 25° edição do Novos Enfoques

A Trouw Nutrition Brasil foi patrocinadora do grande evento Novos Enfoques, realizado em Uberlândia (MG), em março, na sua edição comemorativa de 25 anos.

SALA DA NOTÍCIA Raphaela Candido
Levamos nossas soluções nutricionais globais para bovinos de leite e corte. “Foi um grande prazer participar desse evento que é referência mundial em compartilhar as novidades técnicas e científicas da pecuária e, mais feliz ainda, por estar envolvidos nas discussões sobre eficiência, produção, saúde e reprodução. No estande desse ano, destacamos nossa linha de hidroxi-minerais, o Selko® IntelliBond®, a primeira e principal fonte de minerais hidroxilados, que oferecem maior estabilidade e disponibilidade desses nutrientes para os animais”, conta Dr. Davi Brito de Araujo, Gerente Global de Ruminantes da Selko, marca e empresa de aditivos da Nutreco, comercializados e distribuídos pela Trouw Nutrition no Brasil, empresa do mesmo grupo.
 
Inúmeros são os fatores levam os bovinos ao estresse, seja por meio do manejo inadequado, como mudanças de dietas, entrada no confinamento, variações de temperatura no ambiente, ou até mesmo o parto. Consequentemente, a resposta imune dos animais tende a reduzir, deixando-os vulneráveis e mais suscetíveis às doenças. Diante disso, o fornecimento adequado de microelementos como cobre, zinco e manganês é uma solução indispensável para manutenção do sistema imune, desde que sejam oferecidos corretamente, para que estejam disponíveis para absorção no trato gastrointestinal do animal.  “Microelementos como cobre e zinco são muito reativos, e quando livres e solúveis podem reagir e afetar negativamente a função ruminal do animal, reduzindo a digestibilidade de importantes nutrientes como a fibra. Por isso, é importante a inclusão de fontes minerais efetivamente estáveis e inertes ao pH e ambiente do rúmen”, ressalta o Gerente Global da Selko.
 
O especialista em ruminantes alerta para as três grandes categorias de minerais disponíveis: inorgânicos, orgânicos e hidroxilados. “Os minerais inorgânicos possuem ligação iônica mais fraca, o que significa que podem se quebrar com muita facilidade, deixando livre os microelementos, que acabam reagindo com importantes nutrientes e estruturas da dieta. Diferente, os minerais orgânicos e hidroxilados apresentam ligações covalentes, que são mais fortes, permitindo que íons metálicos cheguem até o local de absorção com a mínima interação possível com os outros componentes ao longo trato gastrointestinal, aumentando a biodisponibilidade quando comparados aos inorgânicos”, completa Davi Brito.
 
Outro destaque no evento foram as características únicas dos hidroxi-minerais. “A tecnologia do Selko® IntelliBond® garante baixa solubilidade em pH acima de 4.0, e por ser naturalmente um cristal, seus íons metálicos tornam-se disponíveis para absorção de maneira gradativa, camada por camada, e não de uma maneira instantânea, como acontece com as outras fontes. Alta estabilidade se traduz em baixa reatividade, que é essencial para que o mineral não reduzir a digestibilidade dos nutrientes do rúmen, garantindo maior absorção no intestino”, finaliza o Gerente Global de Ruminantes da Selko, Davi Brito.
 
Fornecer os microelementos cobre, zinco e manganês na forma hidroxilada, como encontramos na linha Selko® IntelliBond®, com alta estabilidade e biodisponibilidade é fundamental para produção, saúde e bem-estar dos animais e oferecer produtos de alta tecnologia com respaldo da ciência faz parte do compromisso da Trouw Nutrition e da Selko com os pecuaristas.


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »