MENU

21/04/2023 às 16h49min - Atualizada em 23/04/2023 às 00h00min

2ª edição do FestMAO promove quatro mostras temáticas

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
A 2ª edição do Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto – FestMAO promete movimentar a cena cultural da cidade e região com uma agenda diversificada de atividades e atrações. Inaugurando o formato presencial após a 1ª edição on-line, em 2021, o festival acontece entre os dias 16 e 21 de maio, trazendo quatro mostras temáticas: Redes & Encontros, Gerações, Integração e Autoral, além do espaço Palco Livre. Mais informações sobre a programação podem ser acessadas pelo Instagram @fest.mao (Confira também em serviço abaixo).

A Mostra Redes & Encontros, realizada em parceria com o Sesc, promove três rodas de conversa que começam no dia 16 de maio e vão até o dia 19, mediadas pela produtora cultural Vandreza Freiria, além de bate-papo, oficina e vivência formativa. As rodas temáticas tratam das abordagens “Música, Jornalismo e Tecnologia: perspectivas”, com Roberta Martinelli e Fabiane Pereira, jornalistas especializadas em música; “A arte de administrar sua carreia musical: experiências e desafios da autogestão artística”, conduzida pela cantora Fernanda Marx e pelo compositor e guitarrista Fred Sunwalk; “Economia Criativa: tendências, desafios e oportunidades”, com Alê Youssef e Ana Carla Fonseca, especialistas em economia criativa, cultura e políticas culturais. 
  
  

         Roberta Martinelli - Créditos Nadja Kouchi                                         Fabiane Pereira

No dia 17, acontece o bate-papo “Nos bastidores do FestMAO: conversa com os produtores sobre os desafios da produção de um festival”, com o músico, compositor e produtor cultural Allê Trajan; a atriz, cantora e produtora cultural Carol Capacle - ambos idealizadores e produtores do festival -, e a publicitária, atriz e produtora cultural Fernanda Moura, coordenadora de produção e comunicação do FestMAO. No dia 18, o percussionista Matheus Profeta Marques comanda a oficina “Ritmos afro-cubanos e afro-indígenas na percussão”, apresentando conceitos e técnicas, prática em grupo para a troca de experiências. Fechando a Mostra Redes & Encontros, o festival propõe a vivência “Hip-hop: cultura em movimento e vivência na prática”, com o multiartista Leser MC, no dia 20. O foco desta atividade é proporcionar uma experiência interativa de imersão no universo do hip-hop e seus aspectos culturais. 

Organizadores do Festival: Carol Capacle, Fernanda Moura e Allê Trajan

Cléber Rocha, coordenador de programação do SESC, conta que a programação em música na instituição é composta por shows, concertos e atividades formativas, inteiramente pautados pelo respeito à diversidade, pelo incentivo a novas produções e pela manutenção de repertórios relevantes para a música brasileira, o que vai ao encontro da proposta do FestMAO. “O festival é uma forma de contemplar a pluralidade da produção musical atual, com ações educativas que têm como objetivo sensibilizar para a música e promover a reflexão e discussão sobre a linguagem”, destaca.

Talentos locais
Realizada em parceria com o Sesi, a Mostra Gerações apresenta dois shows de cantoras ribeirão-pretanas, que mesclam tradição e contemporaneidade, no Teatro do Sesi (Rua João Ignacchitti, 20364 - Jardim Castelo Branco). O primeiro, no dia 17, com a acordeonista e compositora Gilda Montans, comemora 70 anos de sua carreira musical. No repertório, choros, valsas, baião e tango, ressaltando a diversidade harmônica e tímbrica da artista. No segundo show, no dia 18, a cantora e compositora Verônica Ferriani faz uma apresentação intimista, de voz e violão, destacando canções de seus dois álbuns mais recentes e versões para músicas de Gilberto Gil, Criolo e Chico Buarque.
     

           Gilda Montans: Foto Cristina Rodrigues                          Veronica Ferriani: Foto José de Holanda

Para a orientadora de Artes Cênicas do SESI, Priscila Altran, o FestMAO vem se tornando uma referência regional e insere geograficamente Ribeirão Preto na rota dos artistas envolvidos e, ao mesmo tempo, propicia ao público regional o contato direto com as suas obras artístico-musicais. “Este é o papel mais importante dos grandes projetos culturais: ser ponte, propiciar o contato presencial entre a obra e o público”, afirma. A educadora destaca que é a primeira vez que o SESI estará junto nesta empreitada. “Esperamos que nosso público cativo possa fruir não só os eventos que acontecerão em nossas dependências, mas que também potencializem seu repertório musical através do prestígio das outras atrações do festival”, finaliza. 
 
Para a Mostra Integração, o palco será a Biblioteca Sinhá Junqueira, outra instituição parceira do FestMAO, que fica na Rua Duque de Caxias, 547, Centro. Lá serão apresentadas performances de artes integradas do grupo Coletiva de Rua Sarau DisseMinas com “Dona Georgina - Feitiços da Rua” e o “Show Poético Mar de Ijogun”, estrelado por Mafalda Pequenino, com participação de Adriana Aragão e Beth Beli. 

Novidades
O 2º FestMAO termina com a Mostra Autoral, apresentando o trabalho das oito bandas selecionadas pela curadoria do festival através de edital próprio. O público terá oportunidade de conhecer o som de Catarina no Sofá, de Descalvado (SP); Tata Chama e as Inflamáveis, de Juiz de Fora (MG); Mununu, de Poços de Caldas (MG); Folk na Kombi, de São Paulo (SP); Quadrilha, de João Pessoa (PB); Janine Mathias, de Curitiba (PR), Chic Hernandez e Dresden, ambas de Ribeirão Preto (SP). Os shows serão nos dias 20 e 21 (sábado e domingo), no Armazém Baixada, que fica na Rua Duque de Caxias, 141, Centro. A apresentação ficará por conta de Nianara Bighetti e Leser MC. 

De acordo com Carol Capacle, produtora executiva do FestMAO, o foco desta edição é “dar espaço a diferentes manifestações artísticas e ações de formação, de oficinas e vivências a shows de bandas independentes que buscam uma vitrine para mostrar seus trabalhos autorais, apresentações de artistas convidados e performances artísticas”. A produtora anuncia que a coordenação do evento revelará, em breve, ainda mais novidades para esta edição do FestMAO (Festival de Música e Arte de Ribeirão Preto). 

O evento é contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo), com realização do Governo do Estado de São Paulo por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. A produção é da Trajan Produções e Capacle Produções e conta com as parcerias institucionais do SESC, SESI e Biblioteca Sinhá Junqueira.

Sobre o FestMAO
O FestMAO tem como propósito celebrar a diversidade da música brasileira. Em 2021, aconteceu a primeira edição do festival, de forma totalmente on-line, promovendo uma experiência inovadora e de alta qualidade. A organização do evento busca promover o diálogo entre diferentes formas de expressão artística e valorizar a produção da música autoral. Para esta 2ª edição, o compromisso é valorizar o artista local e ao mesmo tempo expandir fronteiras culturais.


SERVIÇO: MOSTRAS TEMÁTICAS 2º FESTMAO
DATA: 16 de maio (terça-feira)
EVENTO: Roda de conversa “Música, Jornalismo e Tecnologia: perspectivas” | com jornalistas Roberta Martinelli e Fabiane Pereira
HORÁRIO e LOCAL: 19h30 | AUDITÓRIO - SESC 
Entrada gratuita - Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

DATA: 17 de maio (quarta-feira)
EVENTO: Bate-papo “Nos bastidores do FestMAO: conversa com os produtores sobre os desafios da produção de um festival” | com Allê Trajan, Carol Capacle e Fernanda Moura
HORÁRIO e LOCAL: 14h | BIBLIOTECA - SESC
Entrada gratuita - Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência.

EVENTO: Roda de conversa “A arte de administrar sua carreira musical: experiências e desafios da autogestão artística” | com Fernanda Marx e Fred Sunwalk
HORÁRIO e LOCAL: 17h | On-line – link no Canal do Palco FestMao (www.youtube.com/@PalcoFestMAO) 
Participação com acesso gratuito.

EVENTO: Show com acordeonista Gilda Montans
HORÁRIO e LOCAL: 20h | Teatro do Sesi (Rua João Ignacchitti, 20-364 - Jardim Castelo Branco).
Entrada gratuita - Retirada de ingressos a partir de 03/05, às 00h00
Mais informações no link: SESI - Cultura - Gilda Montans (sesisp.org.br).

DATA: 18 de maio (quinta-feira)
EVENTO: Oficina “Ritmos afro-cubanos e afro-indígena na percussão” | com Matheus Profeta Marques
HORÁRIO e LOCAL: 15h às 18h | ESPAÇO OFICINA 1 - SESC
Participação gratuita - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

EVENTO: Show com cantora e compositora Verônica Ferriani
HORÁRIO e LOCAL: 20h | Teatro do Sesi (Rua João Ignacchitti, 20-364 - Jardim Castelo Branco)
Entrada gratuita - Retirada de ingressos a partir de 04/05, às 00h00
Mais informações no link: SESI - Cultura - Verônica Ferriani (sesisp.org.br)

DATA: 19 de maio (sexta-feira)
EVENTO: Roda de conversa “Economia Criativa: tendências, desafios e oportunidades” | com Alê Youssef e Ana Carla Fonseca
HORÁRIO e LOCAL: 10h | on-line | link no Canal do Palco FestMao (www.youtube.com/@PalcoFestMAO)
Participação com acesso gratuito.

EVENTO: Palco Livre
HORÁRIO e LOCAL: 18h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre com participação gratuita. Não é preciso fazer inscrição, nem retirar ingressos com antecedência.  

EVENTO: Apresentação “Dona Georgina - Feitiços da Rua” | com Coletiva de Rua Sarau DisseMinas
HORÁRIO e LOCAL: 20h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre. Não é preciso retirar ingressos com antecedência.

DATA: 20 de maio (sábado)
EVENTO: Vivência “Hip-hop: cultura em movimento e vivência na prática” | com Leser MC
HORÁRIO e LOCAL: 14h às 15h30 | AUDITÓRIO SESC
Participação gratuita - Entrega de senhas no local com 30 minutos de antecedência.

EVENTO: Palco Livre
HORÁRIO e LOCAL: 17h | Biblioteca Sinhá Junqueira (Rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre com participação gratuita. Não é preciso fazer inscrição, nem retirar ingressos com antecedência.  

EVENTO: Espetáculo “Show Poético Mar de Ijogun” | com Mafalda Pequenino, Adriana Aragão e Beth Beli
HORÁRIO e LOCAL: 19h | Biblioteca Sinhá Junqueira (rua Duque de Caxias, 547 - Centro)
Entrada livre. Não é preciso retirar ingressos com antecedência.

EVENTO: Mostra Autoral | com as bandas Quadrilha, Catarina no Sofá e Chic Hernandez
HORÁRIO e LOCAL: 22h | Armazém Baixada (rua Duque de Caxias, 141 - Centro)
Ingresso solidário (1Kg de alimento) – Abertura de portões às 21h

DATA: 21 de maio (domingo)
EVENTO: Mostra Autoral | com as bandas Folk na Kombi, Mununu, Dresden, Janine Mathias e Tata Chama e as Inflamáveis
HORÁRIO e LOCAL: 15h | Armazém Baixada (Rua Duque de Caxias, 141 - Centro)
Ingresso solidário (1Kg de alimento) – Abertura de portões às 14h.

Foto: Danilo Domingos Marques
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »