MENU

20/04/2023 às 17h07min - Atualizada em 20/04/2023 às 17h07min

Indígena é morto com golpes de faca pelo genro na Aldeia Toarizinho no interior do Maranhão

José Tarquínio Guajajara foi morto na tarde de quarta-feira (19) após uma discussão com o seu genro Santinho Gomes Guajajara, de 19 anos

Ascom-SSP/PC
José Tarquínio Guajajara foi morto dentro da aldeia Toarizinho situada na zona rural de Santa Luzia - Foto: Divulgação/Polícia Civil
 
Um indígena identificado como José Tarquínio Guajajara foi morto no fim da tarde dessa quarta-feira (19), com golpe de faca, após uma discussão com o seu genro, Santinho Gomes Guajajara, de 19 anos, dentro da aldeia Toarizinho, situada na zona rural de Santa Luzia do Tide, a 280 km, de Imperatriz.

Segundo o delegado Tiago Castro, titular da Delegacia de Buriticupu, responsável pelo caso, o suspeito estava ingerindo bebida alcoólica na companhia de um amigo identificado como Sulivan Santos Guajajara, quando iniciou uma discussão com a vítima. Incentivado por Sulivan, o suspeito desferiu 12 golpes de faca em José Tarquínio, que não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu no local.

“No final da tarde de ontem, por volta das 17h30, recebemos informações sobre a ocorrência de um homicídio nas imediações da aldeia Nova Toari, que fica localizada na zona rural do município de Santa Luzia do Tide, próximo a zona urbana de Arame. Determinamos a realização de diligências por policiais civis e militares no local do fato, onde verificamos que a vítima foi atingida com 12 perfurações de arma branca. Foi providenciado o exame cadavérico da vítima e iniciadas as diligências a fim de identificar a autoria do crime. De imediato verificamos que o delito foi praticado pelo genro da vítima”, contou o delegado Tiago Castro.

Após o crime, Sulivan Santos e Santinho Gomes fugiram. A Polícia Civil iniciou buscas e conseguiu prender Sulivan Guajajara, que no momento da prisão estava portando uma arma de fabricação caseira e uma porção de entorpecente. Já Santinho continua foragido.

Violência na Terra Indígena Araribóia - Os números de assassinatos na Terra indígena Arariboia têm crescido nos últimos meses. No dia 23 de fevereiro, um indígena, identificado como Jones Canaré Guajajara, de 22 anos, foi baleado por homens armados na aldeia Toarizinho, que fica na Terra Indígena Arariboia, no município de Santa Luzia, a 294 km de São Luís.
No dia 31 de janeiro de 2023 um funcionário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) foi morto na aldeia Abraão. A vítima foi o motorista Raimundo Ribeiro da Silva, de 57 anos, também conhecido como ‘Doutorzinho’.

No momento do crime, ‘Doutorzinho’ dirigia uma caminhonete da própria Sesai e trafegava em uma estrada de piçarra que passa pela aldeia Abraão, quando foi surpreendido por dois homens em uma motocicleta que se aproximaram do veículo e atiraram contra ele.

No dia 28 de janeiro o corpo do indígena Valdemar Marciano Guajajara, de 45 anos, foi encontrado na cidade de Amarante do Maranhão. Segundo a polícia, no corpo do indígena foram encontradas várias marcas de espancamento. Valdemar Guajajara vivia na aldeia Nova Viana, que fica localizada na Terra Indígena Araribóia.

Na madrugada do dia 9 de janeiro, dois indígenas foram baleados durante uma tentativa de homicídio, em na Aldeia Maranuí, localizada entre as cidades de Arame e Grajaú. Os indígenas saíam de uma festa, na Aldeia Tiririca, quando foram baleados por homens que estavam em um carro que passava pela região. Eles foram identificados como Benedito Gregório Soares Guajajara e Juninho Guajajara.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »