MENU

19/04/2023 às 18h10min - Atualizada em 19/04/2023 às 18h10min

Júlio Mendonça relembra os 27 anos do massacre de ‘Eldorado dos Carajás’ e destaca luta pela terra

Segundo ele, a lembrança do ocorrido ainda dá muita tristeza, mas que a reflexão é importante e, acima de tudo, dá a esperança de que o aceso à terra seja ampliado aos que mais precisam

Agência Assembleia
Júlio Mendonça destacou os esforços do ex-governador Flávio Dino e do governador Brandão pela estruturação do Iterma e do Incra - Foto: Biamam Prado
 
Em pronunciamento na sessão plenária desta terça-feira (18), o deputado estadual Júlio Mendonça (PCdoB) relembrou os 27 anos do massacre de Eldorado dos Carajás, no Pará. Ele se referiu ao confronto ocorrido à época entre a Polícia Militar paraense e os mais de 1.500 agricultores.

“Houve uma tragédia e 21 pessoas foram assassinadas pela polícia e outras 70 foram baleadas. Registro aqui este momento porque, há 27 anos, isso ainda nos dá muita tristeza, mas a reflexão é importante e, acima de tudo, nos dá a esperança de que o aceso à terra, a democratização da terra seja ampliada aos que mais precisam”, frisou o parlamentar.

Júlio Mendonça chamou atenção para o momento que ainda vive o Maranhão, apesar, segundo ele, do esforço do ex-governador Flávio Dino (PSB) e do governador Carlos Brandão (PSB) pela estruturação do Iterma e do Incra, que agora tem no comando o ex-deputado Zé Carlos.

“Mas é importante registrar que ainda há em disputa mais de um milhão de hectares de terra no Maranhão, onde ainda são registrados muitos conflitos agrários. Então, nós precisamos ter esse olhar atento. Aqui, não abonamos qualquer excesso, mas entendemos que a luta do MST, no Abril Vermelho, em alusão a esse momento ocorrido há 27 anos, nos faz refletir sobre a necessidade de continuarmos lutando pela reforma agrária, pela democratização da terra e pela produção de alimentos saudáveis”, afirmou o deputado.

Audiência

Outro assunto mencionado pelo deputado foi o adiamento da audiência pública sobre violência nas escolas, que agora será realizada no dia 27 deste mês. Ele informou que a reunião que aconteceria nesta terça-feira (18) foi transferida devido à pane no sistema elétrico do auditório Neiva Moreira, local onde ocorreria a audiência.

Cajari

Ainda em seu pronunciamento, o parlamentar também se solidarizou com a população de Cajari em função da queda da Ponte dos Afogado, assunto que foi destacado na tribuna pelo deputado Osmar Filho (PDT).
“Como também sou de Viana, eu sei que os habitantes de lá, assim como os de Cajari são os principais afetados porque a ponte liga, de fato, os dois municípios. É a única via terrestre para Cajari. O secretário Aparício Bandeira, da Sinfra, já mandou a equipe para resolver o problema, e a gente está acompanhando”, disse.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »