MENU

13/04/2023 às 10h59min - Atualizada em 19/04/2023 às 00h00min

Uberaba recebe primeiro hub de inovação público-privado por meio de parceria entre Ubyfol, AgTech Garage e Prefeitura municipal

Projeto traz oportunidades para conectar empresas de diversos segmentos a startups e ao ecossistema de inovação, gerando soluções para além do agronegócio com o desenvolvimento de novas tecnologias e talentos

SALA DA NOTÍCIA Ubyfol
A Ubyfol, multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal, o AgTech Garage braço de inovação para o agronegócio da PwC Brasil, empresa líder de consultoria no Brasil e no mundo — e a Prefeitura de Uberaba anunciam a inauguração no Brasil do primeiro polo nacional de inovação tripartite voltado para o agronegócio e diversos setores econômicos.

O hub atuará em toda a cadeia agrícola, do campo à mesa do consumidor, proporcionando conexão entre empresas, startups, universidades, Instituições de Ciência e tecnologia (ICT’s) e todo o ecossistema de inovação. Desta parceria inédita, nascerão soluções que serão utilizadas no Brasil e em diversos países, trazendo desenvolvimento econômico para a região, com a atração de novas empresas e talentos. 

Localizado no Parque Tecnológico de Uberaba, Minas Gerais, o Moon Hub by AgTech Garage terá a coordenação do mais relevante hub de inovação do agronegócio na América Latina, o AgTech Garage, parte do network PwC desde 2022. A proposta é trazer, além de oportunidades, novos modelos de investimento, como corporate venture capital ou multi venture capital. Dessa forma, o projeto trará novas perspectivas para empresas de Minas Gerais e estados próximos, que terão a possibilidade de tomar parte de um ecossistema para desenvolver soluções colaborativas e encurtar o tempo de criação de produtos.

“Além de protagonizar um movimento de inovação em Minas Gerais, com o MoonHub temos a oportunidade valiosa de promover a cultura de inovação não somente na Ubyfol, mas no município e em todo o ecossistema. A competitividade de negócios hoje já depende diretamente de novos modelos de gestão de pessoas, que promovam aprendizado contínuo e um propósito maior em contribuir com o mundo. Entendemos que isso é a real inovação, que só acontece se pessoas estiverem abertas“, destaca Cassiana Machado, diretora de Recursos Humanos & Inovação do Grupo Uby Agro.

“O hub em Uberaba marca o início da expansão geográfica do AgTech Garage e visa ampliar o alcance, a densidade e o impacto da prática da inovação aberta em toda a cadeia do agronegócio. Integrado à comunidade de Piracicaba — que já impactou mais de 110 grandes empresas e 1.100 startups desde sua fundação —, o novo hub vem somar ao nosso compromisso de promover um agro cada vez mais inclusivo, competitivo e sustentável, por meio do acesso à tecnologia e inovação”, afirma José Tomé, CEO do AgTech Garage e sócio da PwC Brasil. 

Marco Castro, CEO da PwC Brasil, acrescenta: “Essa expansão do AgTech Garage é parte de nossa estratégia de seguir investindo neste setor que é reconhecido mundialmente por sua capacidade de inovação e eficiência. O Brasil tem papel chave no setor e são inúmeras as oportunidades para o nosso país no desafio de alimentar o planeta de forma sustentável.”

A chegada de um hub de inovação traz inúmeros benefícios para a região de Uberaba, possibilitando, por exemplo, competitividade para empresários locais e oportunidades para os talentos da região, alimentando um círculo virtuoso de prosperidade dentro do contexto da nova economia, mais digital e em constante transformação. Até o final de 2023, a expectativa é atrair em torno de 30 integrantes para a comunidade, entre grandes empresas, startups e stakeholders chave. 

Estrutura completa à disposição da comunidade  
Na estrutura do hub, estarão contemplados um setor de geração de valor para startups e corporates, uma área voltada a programas de inovação – que incluirá a interação com produtores por meio do AgTech Garage For Farmers –, uma academia de conhecimento viabilizada pelo Fellowship AgTech Garage, além do Learning Experience e de um fundo de investimento em parceria com a gestora The Yield Lab Latam. Todas essas esferas funcionarão integradas ao AgTech Garage Campus Vale do Piracicaba. 

Para a prefeita Elisa Araújo, Uberaba se coloca em destaque internacional ao desenvolver o primeiro polo nacional de inovação tripartite. "Assumi o governo com a missão de alavancar o desenvolvimento da nossa cidade. Venho do setor privado e sei da importância que Uberaba tem; precisamos resgatar e fortalecer o protagonismo da cidade. O Hub de Inovação, com essa parceria, possibilitará novas oportunidades de emprego, renda e mais que isso: alta visibilidade para Uberaba em todo o país. O investimento das empresas está comprovando a credibilidade e o potencial da cidade para se desenvolver economicamente", finaliza Elisa Araújo.
 
 
Sobre a Ubyfol 
A Ubyfol é uma multinacional brasileira especialista em nutrição vegetal que trabalha no desenvolvimento de produtos especiais, fornecendo macro e micronutrientes para recobrimento de grânulos, tratamento de sementes, mudas e toletes, e aplicações foliares para todas as culturas agrícolas. Fundada em 1985, a empresa atua em todo o território nacional e também no Paraguai, na Bolívia, no Uruguai e em Portugal. Eleita a melhor empresa de nutrição vegetal do Brasil por diversas instituições independentes, a Ubyfol semeia a valorização humana como cultura empresarial e une esforços para levar ao agricultor soluções eficientes, apoiadas no conhecimento científico e no domínio das tecnologias mais recentes. 

Sobre o AgTech Garage 

O AgTech Garage é um hub de inovação especializado no agronegócio e faz parte do network PwC. Pioneiro em fomentar a prática da inovação aberta no agronegócio, suas iniciativas, práticas e ferramentas são responsáveis por impulsionar a geração e o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas para uma cadeia agroalimentar cada vez mais competitiva, inclusiva e sustentável. 

Sobre Prefeitura 
A Prefeitura de Uberaba é a sede do poder executivo do município, sendo comandada desde 2021, pela prefeita Elisa Araújo. O Município, com quase 350 mil habitantes, está entre as maiores cidades do estado de Minas Gerais. Possui logística privilegiada, com localização estratégica distante aproximadamente 500 km dos principais centros consumidores do país, como São Paulo, Brasília, Belo Horizonte e Goiânia. Uberaba é considerada o berço da pecuária nacional, reconhecida como a capital mundial do gado Zebu, além de sua elevada representatividade na cadeia do agronegócio brasileiro. O Governo Municipal promove o desenvolvimento econômico, tecnológico e turístico de Uberaba, por meio da execução de políticas públicas estratégicas e planejadas, como por exemplo, o Licenciamento Ambiental até a Classe 6, executada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, visando a atração de novos investimentos e fomentando a cadeia produtiva da indústria, comércio, serviços, turismo e inovação.  

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »