MENU

18/04/2023 às 09h54min - Atualizada em 19/04/2023 às 00h00min

A renovação do Hip Hop paranaense

Nomes como KoreiaMc renovam a cena do hip hop paranaense, inspirados por artistas consagrados, como Kamikaze do Gueto. Ambos assinam com a New Music Brasil para distribuir e divulgar seus trabalhos.

SALA DA NOTÍCIA New Music Brasl
New Music Brasil

Tendo o rap como um de seus pilares, o hip hop é um movimento cultural capaz de transformar vidas por meio de diferentes manifestações artísticas, muitas vezes carregadas de críticas sociais e políticas. O movimento surgiu nos Estados Unidos, na década de 1970, e se espalhou pelo mundo, inclusive no Brasil, onde ganhou popularidade em diversos estados ao longo dos anos. No Paraná, por exemplo, nomes como KoreiaMc renovam a cena do hip hop, inspirados por artistas consagrados, como Kamikaze do Gueto.


O Hip Hop salva vidas

“Hoje na grande maioria [o rap] é entretenimento, o que também é importante, a juventude precisa disso, mas quando comecei era com um cunho social, crítico, de protesto. Os rappers não eram bem vistos ou por que denunciavam coisas erradas do sistema, ou por que escancaravam a realidade dos bairros mais pobres falando sobre crime e violência”, relata Adriano Kg, mais conhecido como Kamikaze do Gueto, rapper consagrado na cena paranaense.

Foi justamente esse lado crítico do hip hop que atraiu Adriano para a música ainda na adolescência. “Conheci por volta de 96, era um adolescente na revolta, meus pais faziam o melhor que podiam com as poucas condições que tinham… nos primeiros versos já me identifiquei porque tudo que falavam nas letras dos raps eu vivia ou via acontecendo no nosso bairro. Pra mim foi uma saída, me afastou de muitos caminhos ruins, aprendi muita coisa fazendo parte dessa cultura”, conta Adriano. 

Natural de Paiçandu, no Paraná, Kamikaze do Gueto serve de inspiração para outros artistas do estado que se propõem a renovar a cena do hip hop regional. Entre os nomes que estão chamando a atenção do público se encontra KoreiaMc, de Mandaguaçu, que é fundador da produtora TimeLab Studio, atualmente com oito artistas contratados. 

KoreiaMc é um exemplo de que o hip hop pode mudar vidas. “Aos 16 anos sofri um grave acidente, tive 3 cirurgias na cabeça e meu amigo (piloto) morreu no local. Comecei a carregar essa culpa comigo e entrei em depressão. Foi quando conheci o hip hop e muito tempo depois percebi que eu também poderia compor, como forma de expressão. Lancei meu primeiro álbum em 2018 e abri minha produtora em 2020. Além de me dar um propósito, o rap me trouxe muitas oportunidades, muita disciplina, mostrou que o crime não compensa e que a vida é bem mais que um freestyle, temos que estar preparados pra tudo”, relata o artista.


Os desafios de um artista independente

Quando KoreiaMc começou a escrever suas primeiras músicas em 2018, ele mal sabia que viveria na pele as dificuldades de ser um artista independente. “Eu mandava e-mails para as gravadoras, mas ninguém respondia, foi bem difícil. Cheguei a encontrar uma plataforma que distribui músicas gratuitamente, mas não havia nenhum suporte, tinha que fazer tudo sozinho”, relembra o rapper. Ainda em 2018, ele lançou seu primeiro álbum, “Nomes Rivais”, mas a falta de suporte profissional e experiência no mercado foram empecilhos para divulgar o projeto. Mesmo assim, KoreiaMc não desistiu e continuou produzindo suas músicas. 

Um ponto de virada em sua carreira foi uma parceria com um amigo, também músico, que resultou na criação da TimeLab em 2020. Oferecendo estúdio próprio para gravação e edição de músicas, além de auxiliar na criação de artes e produção de videoclipes, a empresa logo atraiu a atenção de outros artistas independentes da região de Maringá. Assim, com o tempo, KoreiaMc percebeu a necessidade de aprofundar seus conhecimentos e buscar apoio profissional para melhor atender seus artistas. 

Foi nesse contexto que ele conheceu, em 2022, a New Music Brasil, empresa que oferece todo o suporte para o lançamento de músicas, incluindo a distribuição digital e marketing musical. Após conversas com o CEO, Eriton Bezerra, KoreiaMc passou a trabalhar na New Music Brasil e incluiu o selo da sua produtora no catálogo da empresa. Agora, os artistas da TimeLab Studio têm acesso aos serviços de distribuição da New Music Brasil. 

 

Parceiros de empresa

Quem também assina com a New Music Brasil é o próprio Kamikaze do Gueto. O artista firmou uma parceria com a empresa em 2022, para o lançamento da música “Boa Noite pra Nós”, que alcançou mais de 100 mil streams no Spotify. Hoje, o rapper reconhece a importância de uma administração profissional. “Fui um artista independente e underground a minha vida toda, pra mim é uma novidade ter um direcionamento, um time de apoio. É uma parada muito importante”, afirma Adriano.

Ouça agora o último lançamento de Kamikaze do Gueto: Duplo Impacto 

Confira o single mais recente de KoreiaMc: Ela Só Quer


Assessoria da New Music Brasil.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »