MENU

04/12/2020 às 00h00min - Atualizada em 04/12/2020 às 00h00min

Prefeitura anuncia medidas de combate a alagamentos no Parque Alvorada II

Ações de limpeza serão intensificadas para aumentar a vazão d’água do riacho Cacau

Gil Carvalho - Ascom
O secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho, acompanhado por engenheiros da Sinfra e moradores verificam pontos críticos para intervenções no riacho Cacau no Parque Alvorada II - Foto: Gil Carvalho
Medidas para reduzir locais de enchentes e alagamentos estão sendo adotadas pela Prefeitura de Imperatriz, por intermédio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra, e a coordenadoria de Proteção e Defesa Civil, no Parque Alvorada II. Objetivo é viabilizar ações emergenciais para aumentar a vazão d’água e diminuir os impactos das chuvas no bairro.

Para isso, o secretário de Infraestrutura, Zigomar Filho acompanhado dos engenheiros Franklin Lima, Carlos Elpídio, Pedro Henrique e Demosthenes Sousa, se reuniu nesta terça-feira, 02, com grupo de moradores para discutir alternativas para enfrentamento dos pontos de  alagamentos no Parque Alvorada II.

“Nós estamos definindo um plano de ação que prevê o desassoreamento do riacho Cacau, limpeza de pontos críticos e a construção de locais de contenção para diminuir esses impactos causados pelas chuvas no bairro”, disse ele, que elabora projeto para viabilizar a alocação de recursos junto aos governos estadual e federal para solucionar a situação de alagamento no bairro.  Zigomar Filho reitera que “a orientação do prefeito Assis Ramos é para seja feita uma ‘força-tarefa’ e, neste primeiro momento, buscar alternativas para viabilizar medidas de reduzir os alagamentos causados pela cheia do riacho Cacau”.

O líder comunitário Léo Rodrigues pontou que “tem sido muito difícil à situação dos moradores quando chega o período chuvoso no bairro, fato que precisa ser encontrada alternativa para reduzir os impactos causados pelas chuvas em relação aos alagamentos”. “Infelizmente, o Governo do Estado tem se omitido em relação a essa causa dezenas de famílias do Parque Alvorada I”, lamentou.

Rodrigues considera  de suma importância o trabalho que pretende ser desenvolvido - após levantamento dos engenheiros da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Sinfra -, que visa o desassoreamento, limpeza e construção de muro de arrimo no riacho Cacau. Objetivo é minimizar os impactos das chuvas.

“Nós compreendemos que para fazer o aprofundamento da calha do riacho Cacau precisa de muitos investimentos, inclusive do aporte financeiro dos governos estadual e federal para solucionar essa problemática”, assinala.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »