MENU

18/04/2023 às 15h46min - Atualizada em 18/04/2023 às 15h46min

Primeira universidade criada pelo governo Lula será em Imperatriz

Natalino Salgado afirma que em breve, os maranhenses vão ganhar uma nova instituição de ensino superior: a Universidade Federal do Sul do Maranhão.

Da Assessoria
Imprensa/UFMA
Natalino Salgado destaca potencial educacional da nova instituição de ensino - Foto: Divulgação / UFMA
   
O reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado, destacou que em breve os maranhenses vão ganhar uma nova instituição de ensino superior. A afirmação foi efetuada na noite de segunda feira, após reunião no Campus da UFMA no Bacanga onde foi apresentada a consolidação e os avanços conquistados pela Universidade Federal do Maranhão que é institucionalmente uma universidade plena por sua oferta de cursos de graduação e pós, educação à distância, colégio universitário entre outros.

Durante sua fala, Salgado fez questão de lembrar “quando no Maranhão não possuía nenhuma pós-graduação strico sensu o primeiro curso de mestrado da UFMA surgiu em Imperatriz”, e que, portanto, com sede em Imperatriz, a Universidade não nasce do zero, já que possui outros dois campi, o de Balsas e Grajaú e teria cursos de peso como medicina, direito, jornalismo, enfermagem, além de cinco mestrados e um doutorado. Possui ainda, 5.500 aliados, 255 professores e 101 técnicos administrativos.

A expectativa é de evolução para o surgimento de outros campi, a exemplo de Açailândia e Estreito.

O reitor afirmou que a reivindicação junto ao ministro da Educação Camilo Santana está avançada e que durante audiência da qual participaram o deputado Márcio Jerry e a senadora Eliziane Gama, o ministro encampou com entusiasmo a ideia, inclusive pensando em estender um convite ao presidente Lula para a inauguração do campus de Balsas, e na oportunidade anunciar, opresidente,  a criação da primeira Universidade Federal do Sul do Maranhão.

 

Universidade Federal do Sul do Maranhão está consolidada

Durante reunião no Campus UFMA no Bacanga com a participação do reitor Natalino Salgado e membros da bancada maranhense, quando ao seu final, Natalino Salgado destacou a criação da Universidade Federal do Sul do Maranhão o secretário Chefe da Casa Civil, Sebastião Madeira enfatizou ser essa, uma luta de muitos, “do médico Mário Cortez ao ex-senador Roberto Rocha”. 

Deputado por quatro mandatos e ex-prefeito reeleito, Madeira trouxe à tona nomes como a ex-deputada Teresinha Fernandes, da então senadora Roseana Sarney (Universidade do Vale do Tocantins), agora deputada e em tempos recentes, do ex-senador Roberto Rocha (Universidade Federal da Amazônia), e acentuou a extensa luta protagonizada por vários personagens: “Cada um, a seu modo e suas denominações, uns apoiando a criação, outros apresentando projetos deram sua contribuição para que essa vasta região da qual Imperatriz é polo regional tenha sua universidade federal”.

Entusiasta de criação da nova universidade, Madeira destacou que a iniciativa conta com o apoio natural do governador Brandão, da bancada de deputados e senadores aí, inserido o ministro da Justiça, Flávio Dino.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »