MENU

17/04/2023 às 15h15min - Atualizada em 18/04/2023 às 00h00min

Saúde do rúmen é essencial para o bom desempenho dos bovinos

A digestão dos bovinos ocorre predominantemente no rúmen, por meio da fermentação por comunidades microbiológicas

SALA DA NOTÍCIA Fernanda de Souza Martins
A digestão dos bovinos ocorre predominantemente no rúmen, por meio da fermentação por comunidades microbiológicas. Ou seja, alimentar o gado de maneira saudável é basicamente alimentar sua microbiota ruminal. “O rúmen é um grande fermentador, com um volume de cerca de 180 litros de material, contendo aproximadamente 150 bilhões de micro-organismos por colher de chá. Por isso, a saúde ruminal é extremamente importante para o bom desempenho dos animais”, explica Melina Bonato, gerente global de P&D da ICC, empresa líder em soluções nutricionais naturais à base de leveduras para produção animal.
“As perturbações ruminais podem resultar em desempenho inadequado do animal e impacto negativo sobre a rentabilidade da propriedade, pois nesse cenário haverá menores taxas de conversão alimentar”, complementa a especialista, destacando que cada ingrediente da dieta tem sua importância na manutenção corporal e desempenho dos bovinos. “Contudo, para que os alimentos cumpram seu papel é preciso que sejam satisfatoriamente consumidos e digeridos.”
Melina Bonato explica que a ingestão adequada dos alimentos depende da quantidade total de nutrientes recebidos pelo animal para cumprir as funções de crescimento, saúde, produção e reprodução. “Em resumo, a ingestão de alimentos é regulada e influenciada por mecanismos físicos, químicos, metabólicos, neuro-hormonais, ingestão de água e fatores ambientais”, diz.
É importante ressaltar que para alcançar as metas de produção, “é fundamental garantir o balanço adequado entre os ingredientes da dieta conforme a disponibilidade dos nutrientes contidos e cuidar para que o produto resultante seja atrativo aos animais”, finaliza Melina.

Sobre a ICC
Empresa líder em soluções naturais para nutrição e bem-estar animal à base de levedura tem presença internacional, com três filiais (Estados Unidos, Inglaterra e China) e exportação para mais de 70 países. Com 30 anos de história, a empresa tem a missão de agregar valor à nutrição animal e alimentar o mundo com produtos saudáveis, seguros, acessíveis e disponíveis, para uma população mundial em constante combate à fome. Tudo isso de forma sustentável e cuidando das pessoas. Mais informações, acesse: https://www.iccbrazil.com/
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »