MENU

17/04/2023 às 09h08min - Atualizada em 17/04/2023 às 09h08min

Chuvas persistem em todas as regiões brasileiras nesta semana

Meteorologista explica alguns cuidados devem ser tomados nesta época chuvosa.

Omara Soares
Brasil 61
Foto: Reprodução/Inmet

    
Durante essa semana, chuvas isoladas em determinadas áreas e nuvens carregadas vão atingir as regiões brasileiras. Algumas capitais devem ter atenção redobrada, pois há risco de trovoadas e ventos fortes, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).

 Norte 

Já para o Norte do Brasil a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuva e trovoadas isoladas em todas as capitais. Em Manaus, Belém, Macapá, Porto Velho, Rio Branco, Palmas e Boa Vista, as temperaturas mínimas podem variar de 23° C a 24°C e a máxima pode chegar a 31°C. 

 Nordeste 

No Nordeste do Brasil, a previsão é de pancadas de chuva entre as capitais de João Pessoa, Teresina, Natal, Aracaju e Recife. Já em Salvador, Maceió, Fortaleza e São Luís a previsão do tempo é de dia nublado com chuvas isoladas. As temperaturas devem variar entre 24°C e 32°C na região.

 Centro-Oeste 

A previsão no Centro-Oeste é de chuva em grande parte da região, com muitas nuvens e trovoadas em áreas isoladas, probabilidade alta de rajadas de vento durante a tarde e à noite em Cuiabá e Goiânia. A mínima na região deve ser registrada em Brasília, com 19ºC, e a máxima deve se dar em Campo Grande, onde os termômetros podem bater os 32°C.

 Sudeste 

A previsão do tempo para a região Sudeste nesta semana é de pancadas de chuvas isoladas e muitas nuvens, que devem se intensificar durante a tarde e à noite principalmente nas capitais São Paulo, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Vitória. Nas demais áreas da região, sol entre nuvens devem dominar no primeiro momento da manhã. Na região Sudeste a temperatura mínima deve ser de 14ºC, em São Paulo, e a máxima chega a 30º C em Belo Horizonte e Vitória.

 Sul 

No Sul do país, a previsão é de muitas nuvens com pancadas de chuvas e trovoadas, sobretudo nas capitais Porto Alegre e Florianópolis. Já em Curitiba a probabilidade é de chuvas isoladas. Na região, a mínima deve chegar aos 14°C e a máxima não passa de 23°C.

Recomendações do INMET

De acordo com o meteorologista Olívio Bahia alguns cuidados devem ser tomados nesta época chuvosa. “Evitar se abrigar embaixo de árvores e estruturas metálicas, justamente em função dos ventos fortes e da possibilidade de raios. No momento da chuva a população deve sempre procurar um local seguro”, explicou.

Para os motoristas, o meteorologista faz um alerta: "Deve redobrar a atenção, já que a pista no momento da chuva fica escorregadia e a visibilidade é também bastante reduzida, o que aumenta a condição para acidentes no trânsito. Em caso de alagamento de ruas e vias, evitar atravessar esse alagamento, pois a chance de acidentes sempre é grande”, alertou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »