MENU

14/04/2023 às 14h10min - Atualizada em 17/04/2023 às 00h00min

Equipamento melhora produtividade de viveiro de eucalipto

A entubetadora já é adotada na Bracell SP e passou por adaptações para uso na Bahia

SALA DA NOTÍCIA Da Redação
Acervo Bracell
A constante busca por melhoria de processos para promover o aumento de eficiência, a atualização tecnológica, segurança e, principalmente, a evolução nas condições de trabalho resultou na implantação de uma máquina que, de forma automatizada, preenche as bandejas com tubetes onde são produzidas as mudas de eucalipto no viveiro da Bracell BA, no município de Entre Rios. A mecanização acelerou a produção, melhorando a produtividade geral. O projeto foi desenvolvido numa parceria entre o Viveiro e a Eficiência Florestal.

A entubetadora tem capacidade para preencher até 92 bandejas por hora. Cada bandeja acomoda 176 tubetes. Manualmente, cada pessoa preenche, em média, 17 bandejas por hora. “Com a máquina, os operadores apenas colocam as bandejas e os tubetes no reservatório e realizam eventuais correções no seu preenchimento com tubetes”, explica Diego Oliveira, estagiário da área de Eficiência Florestal e um dos responsáveis pela iniciativa.

A inovação foi positiva para a Bracell e também para os profissionais do viveiro. Damião Correia dos Santos diz que “a máquina veio para somar e está dando resultado”.

Fabricada por uma empresa do Rio Grande do Sul, a entubetadora já é adotada no viveiro da Bracell SP e passou por adaptações para utilização na Bahia. O Viveiro Quatis tem capacidade para produção anual de 24 milhões de mudas clonais de eucalipto destinadas aos plantios próprios da empresa na Bahia e também em São Paulo e no Mato Grosso Sul. Além deste viveiro, a Bracell BA possui outra estrutura de produção de mudas, no município de Inhambupe, com capacidade anual para 18 milhões de unidades.

Sobre a Bracell

A Bracell é uma das maiores produtoras de celulose solúvel e celulose especial do mundo, com duas principais operações no Brasil, sendo uma em Camaçari, na Bahia, e outra em Lençóis Paulista, em São Paulo. Além de suas operações no Brasil, a Bracell possui um escritório administrativo em Cingapura e escritórios de vendas na Ásia, Europa e Estados Unidos. www.bracell.com.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »