MENU

14/04/2023 às 14h09min - Atualizada em 16/04/2023 às 20h00min

Novo “Clube de Leitura de Autores Italianos” do Instituto Italiano de Cultura promove um mergulho na cultura e história italianas através da literatura

BEATRIZ LOPES SAMPAIO
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA/iicrj
O Instituto Italiano de Cultura (IICRio) começa o mês de abril com uma novidade na programação: o “Clube de Leitura de Autores Italianos”, voltado para a literatura, cultura e história italianas. Os encontros literários têm início no dia 26 deste mês, ema homenagem ao Dia Mundial do Livro e dos Direitos dos Autores, celebrado no dia 23.  O clube vai contar com a mediação da jornalista e editora Cláudia Lamego, mensalmente, e tem no planejamento tanto livros clássicos como contemporâneos – todos de autores italianos e traduzidos para o português.

Ao longo dos meses, os participantes vão entrar em contato com uma variedade de temas, gêneros e escritores e, além do debate realizado nos encontros, ainda serão sugeridos obras complementares, filmes e séries. A obra escolhida para abrir a agenda é “A vida mentirosa dos adultos”, romance de Elena Ferrante, uma das mais famosas autoras italianas da atualidade. Os livros que serão discutidos até novembro já estão todos definidos e podem ser acompanhados através ---.

Nos meses de maio e junho, a conversa é em família: os debates serão em torno dos livros “A Cidade e a Casa” e “Cara Pace”, de Natalia e Lisa Ginzburg, avó e neta, respectivamente. Em julho o assunto também é familiar, mas analisado através das memórias “Onde você vai encontrar um outro pai como o meu”, de Rossana Campo, vencedora dos Prêmios Strega e Morante.

Em agosto, o debate se dá com o livro “Nascimento e morte da dona de casa”, de Paola Masino, autora que enfrentou a censura devido às críticas que fez ao fascismo. No mês seguinte, será a vez de Igiaba Scego, que aborda a diáspora africana na Itália, com “Minha casa é onde estou”.

Quase finalizando esse ciclo de leituras, em outubro, foi selecionado um grande clássico: “Se um viajante numa noite de inverno”, de Italo Calvino, um dos mais relevantes escritores italianos. Para fechar o ano de estudos sobre a cultura do país, em novembro o livro escolhido é “Caderno Proibido”, de Alba Céspedes, reeditado recentemente no Brasil.

As reuniões vão acontecer sempre nas últimas quartas-feiras do mês, das 18h às 19h30, no teatro do IIC. A iniciativa conta com o apoio da Janela Livraria, que vai oferecer descontos e entregas gratuitas dos exemplares.

Serviço:
Clube de Leitura de Autores Italianos do Instituto Italiano de Cultura
Início: dia 26 de abril, com encontros nas últimas quartas-feiras do mês
Horário: 18h às 19h30
Local: Teatro do Instituto Italiano de Cultura
Endereço:
Contato: (21) 99857-8762 (Whatsapp)
E-mail: [email protected]
Assessoria de imprensa: BriefCom Assessoria de Comunicação/Bia Sampaio
(21) 98181-8351/[email protected]


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »