MENU

14/04/2023 às 15h34min - Atualizada em 16/04/2023 às 20h00min

Além da redução de custos: como a automação transforma a cadeia produtiva?

Para explorar o potencial por trás da automação, é fundamental enxergar a tecnologia sob um viés estratégico

SALA DA NOTÍCIA André Colmanetti, Executivo de Vendas na eCOMEX NSI
Atualmente, a digitalização representa uma mudança generalizada no meio corporativo. Um estudo elaborado pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais, por exemplo, projeta que empresas de tecnologia devem demandar cerca de 797 mil profissionais da área até 2025, ilustrando o ritmo acelerado do setor.  
 
Quando a automação de processos é colocada em pauta, sob a figura de softwares e outros sistemas, a redução de custos surge com um diferencial levantado por muitos gestores. Com motivos, afinal, trata-se de um benefício importante para o bom funcionamento de operações rotineiras, bem como o próprio crescimento do negócio. Mas o que alguns deixam passar, entretanto, é o potencial da tecnologia em trazer melhores recompensas para a cadeia produtiva em sua totalidade, maximizando, inclusive, a capacidade de produção.  
 
O caminho para atingir esse nível de excelência operacional, claro, passa pela adoção de uma solução robusta, que apresente pilares críticos, como: mapeamento dos processos e regras do negócio; pontos de automação; interseção com outros sistemas para a busca de informações; leitura automatizada de documentos; análise dos requisitos do processo, referente à tomada de decisão que confirme o avanço ou o direcionamento para a atuação de um profissional especializado; entre outras funcionalidades.  
 
Automação a serviço de especialistas 
Ao implementar uma plataforma que ofereça todos os diferenciais citados anteriormente, o gestor possibilita que a automação funcione como uma ferramenta de trabalho à disposição do time de especialistas. Com o investimento diretamente ligado a colaboradores extremamente capacitados, a presença tecnológica serve de apoio para que todos apresentem a performance esperada, em suas respectivas funções. 
 
Isso significa, também, delegar tarefas repetitivas para a máquina, liberando o capital humano para atuar estrategicamente. Essas atividades, sem exceções, serão lidas, validadas e digitais dentro do sistema utilizado, para que o profissional consiga avançar com as próximas etapas processuais. No fim, o especialista terá condições para interpretar o procedimento e conduzir a tomada de decisão de maneira consciente.  
 
Não é difícil que equipes identifiquem gargalos no dia a dia. O segredo está, de fato, na postura empregada para enfrentá-los. Às vezes, em quadros como esse, a capacidade de entrega fica limitada pela falta de uma solução correta para a esteira de produção, e não por ineficiência de conhecimento ou algo do tipo. 
 
Hoje, tornar a rotina de profissionais mais estratégica e menos operacional é uma questão prioritária para empresas que desejam maximizar seus índices de desempenho. Ignorar os benefícios ligados à automação é correr o risco de cair em um ritmo de produção fragilizado, com poucas perspectivas de melhorias. Tendo como referência a aplicação de uma tecnologia de ponta, reduzir custos será uma realidade alcançável, e mais do que isso, uma porta de entrada para que a empresa entre de vez em uma era de alta produtividade, de forma contínua e disruptiva.  
 
Por André Colmanetti, Executivo de Vendas na eCOMEX NSI. Responsável pela execução do plano tático da área comercial, focado na identificação de oportunidades. 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »