MENU

15/04/2023 às 16h19min - Atualizada em 15/04/2023 às 16h19min

Governador Wanderlei Barbosa determina reforço policial e psicólogos para escolas do Estado

Órgãos da Segurança Pública e Educação do Estado integram Comitê para adotar medidas preventivas contra atos de violência em ambientes escolares.

Adenauer Cunha
Secom / TO
Órgãos da Segurança Pública e Educação do Estado formaram um Comitê para adotar medidas preventivas em ações contra atos de violência em ambientes escolares. - Foto: Aldemar Ribeiro/Governo do Tocantins

   
O governador Wanderlei Barbosa convocou nesta quinta-feira, 13, em seu gabinete, no Palácio Araguaia, representantes do Comitê de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz no Ambiente Escolar para juntos, alinharem ações na prevenção de casos de violência nas escolas tocantinenses. O Chefe do Executivo determinou que os órgãos empreguem todos os recursos necessários em atividades integradas de prevenção, como reforço policial e a ampliação na contratação de psicólogos para todas as unidades escolares estaduais.

“Estamos aqui com a Secretaria de Segurança Pública, a Secretaria da Educação e o Comando da Polícia Militar, em decorrência da preocupação que temos com as nossas escolas; com a segurança de alunos e professores. Estamos trabalhando em um projeto. Já estivemos com o Governo Federal e já há iniciativa nesse sentido em andamento. Aqui no Tocantins, nós daremos toda ênfase ao cuidado com a comunidade escolar para melhorar a segurança nas escolas e dar tranquilidade aos pais de alunos”, afirmou Wanderlei Barbosa.

Nas últimas semanas, ocorrências de casos de violência em escolas por todo o país acenderam alerta para a necessidade da adoção de políticas públicas para prevenir ataques. No Tocantins, os órgãos de segurança já estão se mobilizando para promover a cultura de paz nas escolas. “A Polícia Militar está presente nas escolas, fazendo patrulhamento e melhorando a segurança nos arredores de ambientes escolares. A população tocantinense pode ficar tranquila. A Polícia Militar está presente e continuará fazendo esse acesso às escolas, conversando com os professores, com os alunos e com os pais para manter a segurança nas escolas”, enfatizou o Chefe do Estado-Maior da Polícia Militar (PMTO), coronel Cláudio Thomaz Coelho de Souza.

A Polícia Civil também deu início a uma série de visitas a escolas para tranquilizar e conscientizar a comunidade e inibir qualquer ato de violência. O secretário de Estado da Segurança Pública (SSP), Wlademir Costa Mota Oliveira, ressaltou que, além das visitas, o Setor de Inteligência também está trabalhando para identificar ameaças.

“Temos protocolos que serão adotados e difundidos por todo o Estado, além de parcerias que serão realizadas com as prefeituras. O Ministério da Justiça lançou edital com R$ 150 milhões em investimento, visando esse combate, e precisamos estar juntos com as prefeituras pela segurança nas escolas. Diversas ações têm sido tomadas, como palestras para conscientização, além do monitoramento, por parte da nossa inteligência, para detectar eventuais ameaças nas escolas. Assim, podemos agir rapidamente antes que alguma coisa aconteça”, assegurou o secretário.

Já o gestor da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Fábio Vaz, enfatizou que o protocolo de segurança e prevenção desenvolvido pelo Comitê será implantado em todas as escolas do Tocantins. “Estamos tratando a educação como um território, ou seja, escolas estaduais, municipais e privadas, juntas. Vamos propor um protocolo comum a todas e levar a elas informação, juntamente com a Segurança Pública. Temos também um olhar especial para o acolhimento ao estudante através de psicólogos para atender esses jovens, porque, às vezes, outras questões sociais e emocionais podem estar reverberando nas escolas. Estamos atentos a todos os casos, tudo está sendo monitorado e agindo rápido para frustrar qualquer tentativa”, comentou.

Por fim, o governador Wanderlei Barbosa deixou uma mensagem de esperança para pais, alunos e professores. “Quero tranquilizar a sociedade tocantinense, porque nossas Forças de Segurança vêm atuando em conjunto para melhorar a segurança nas escolas. Vamos promover a cultura de paz em todas as escolas, por meio de palestras, informação e outros recursos”, pontuou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »