MENU

13/04/2023 às 21h51min - Atualizada em 13/04/2023 às 21h51min

Hospital Dom Orione inaugura seu novo Centro Cirúrgico

Obra homenageia Dom Giuseppe Masiero, o quinto sucessor de São Luís Orione

Rodrigo Martins
Ascom Hospital Dom Orione
O diretor técnico, Dr. Arnaldo Nunes contou sobre o acontecimento que fez do Hospital Dom Orione o “Monumento da Caridade” - Foto: Evando Dias / Ascom Hospital Dom Orione
 
Na última terça-feira, 11, o Hospital Dom Orione realizou a solenidade de inauguração do seu novo Centro Cirúrgico. Com sete salas, espaço moderno e excelente infraestrutura, a obra é um grande marco para a instituição, uma das principais referências em procedimentos de alta complexidade do Norte do Brasil.  A unidade realiza mais de cinco mil cirurgias por ano.

Além de diretores, médicos e colaboradores, também estiveram presente na solenidade os líderes religiosos da Pequena Obra da Divina Providência, vindos de Roma, o superior Geral, Padre Tarcísio Vieira, o ecônomo geral, Padre Walter Groppelo, e os padres Alessio Cappelli e Maurizio Macchi.

O novo Centro Cirúrgico do Hospital Dom Orione recebe o nome do quinto sucessor de São Luís Orione, Dom Giuseppe Masiero (1931-1960). Ele esteve na instituição em 1988, durante uma Visita Canônica. Na época a congregação da Pequena Obra da Divina Providência estava se preparando para a celebração do 50º Dies Natalis de São Luís Orione (1990), ocasião que seria escolhida, entre as diversas obras orionitas no mundo, qual receberia um grande projeto para se tornar o “Monumento da Caridade”.

Dr. Arnaldo Alves Nunes, diretor técnico do Hospital Dom Orione, esteve com Dom Masiero nessa ocasião e presenciou esse momento que marcou a história da instituição. Ele conta que na época foi apresentado a Dom Masiero um projeto simples para a construção de uma área privada de 10 leitos para ajudar a custear os atendimentos públicos. “Ele percorreu nosso hospital e viu essa necessidade. Então, naquele dia resolveu, vai ser aqui em Araguaína o ‘Monumento da Caridade’ pelo 50º Dies Natalis de São Luís Orione e vai ser um hospital”.
 
Após isso, foi realizada uma campanha de arrecadação de recursos em prol do Hospital Dom Orione, envolvendo devotos de São Luís Orione de todas as partes do mundo, especialmente da Europa. Graças aos recursos obtidos na campanha, foram construídos os dois pavilhões do atual prédio. “Nós pedimos 10 leitos e veio um hospital de 200 leitos”, comemorou Dr. Arnaldo.

 

Referência

O Hospital Dom Orione possui um dos principais serviços de procedimentos cirúrgicos da região. A unidade realiza procedimentos de alta complexidade, como cirurgias cardiovasculares, endovasculares, neurológicas e embolizações. Em 2022 foram realizadas 5.295 cirurgias.

Também em 2022, o Hospital Dom Orione firmou um novo convênio com a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins para a realização de procedimentos cardíacos. Com o serviço ofertado pelo Dom Orione, foi possível zerar a fila de espera por esse tipo de procedimento na região Macro Norte.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »