MENU

11/04/2023 às 22h44min - Atualizada em 12/04/2023 às 00h00min

Cia Raros Circo e Teatro inicia a 2ª Mostra de Repertório em Serrana

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Começa nesta quarta-feira (12/4), a 2ª Mostra de Repertório Raros Circo Teatro. A abertura da temporada abre o espetáculo “Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos”, às 19h30, na Feira Noturna, localizada na Praça dos Santos Reis, próximo à Expocana, em Serrana (SP). O evento é gratuito e aberto ao público de todas as idades.
Para integrar a programação da mostra, a Cia Raros Circo Teatro preparou três espetáculos: além de “Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos”, a trupe também interpreta “Reciclown Circus” e “Clownflitos Amorosos”.   

A mostra de repertório passará por 10 cidades (entre pequenas e médias) do interior do estado de São Paulo. São elas: Serrana, Monte Alto, Luís Antônio, Pitangueiras, Batatais, Cajuru, Sertãozinho, Jaboticabal, Brodowski e Jardinópolis. Ao todo serão 30 apresentações, com três exibições em cada cidade. 

Outro atrativo da agenda cultural é um bate-papo dos artistas circenses com o público, que acontece logo após cada apresentação. “A intenção é criarmos uma proximidade com a plateia. Esse é o momento que compartilhamos como funcionam os projetos, trazemos curiosidades sobre cada um deles e respondemos também às indagações do público. É uma integração muito produtiva que fomenta o debate com a comunidade”, comenta Fábio Brasileiro, artista e coordenador geral da Cia Raros Circo Teatro.
O projeto também prevê 10 oficinas de iniciação circense com duração de duas horas cada, voltadas a alunos de escolas municipais e estaduais, conforme agendamento prévio com a companhia. 

Para Fábio Brasileiro, a mostra traz impactos positivos imediatos nas comunidades visitadas. “O objetivo principal do projeto é promover o acesso democrático à cultura para toda a população envolvida, com formação de plateias para o segmento Circo e Teatro”. O coordenador também destaca a contribuição dos projetos para o desenvolvimento sustentável da economia criativa e do segmento cultural de cada município. “As apresentações acontecem em locais que concentram grande quantidade de pessoas como feiras, praças públicas e centros comerciais, visando auxiliar os esforços das cidades na revitalização destes espaços”, conclui.

Após essa primeira experiência em Serrana, a trupe já tem data marcada para Monte Alto, no próximo domingo (16), às 20h, na Praça Dr. Luiz Zacharias de Lima, localizada na R. Antônio Prado, 330.

Mostra promete risos e reflexão
"Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos" trata da historicidade do Circo Clássico e de todos os elementos que compõem a estética do Circo Tradicional.  A narrativa baseia-se numa dupla de palhaços que disputam entre si a atenção e os aplausos do público.  O espetáculo reúne diferentes números de tradição circense, com destaque especial para o Malabarismo, Palhaçaria e Chicote. Os artistas promovem muita diversão e fazem com que cada número tenha um desfecho inesperado e virtuoso.

Em "Reciclown Circus”, a temática abordada envolve o universo socioambiental. Nesta produção, a companhia apresenta a importância de pequenas ações e seus impactos no cotidiano, além de importantes iniciativas como a separação, reutilização e reciclagem de materiais e enfatiza o papel social de cada indivíduo para conscientizar e transformar o modo com a sociedade lida com o lixo que produz. 

Já "Clownflitos Amorosos” é uma peça que discute a importância da convivência com o outro. Nesta montagem, o grupo aponta as dificuldades das relações humanas e traz uma reflexão sobre a importância do entendimento e do respeito para a convivência do coletivo. 
O projeto é resultado de uma premiação do ProAC – Programa de Ação Cultural do Governo do estado de São Paulo, na linha de Produção e Realização de Mostra, Festival, Conferência, Mercado ou Premiação.
 
Sobre a Cia
Fundada em 2016, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, por Fábio Brasileiro, João Marcílio e Daniella Brasileiro, a Cia Raros Circo Teatro é um grupo de circo e teatro de repertório, que aposta no trabalho para além dos limites do espaço cênico. As pesquisas que balizam a concepção de cada espetáculo são realizadas em quatro eixos: popular (não apenas como linguagem, mas como meio de produção e difusão cultural), dramaturgia autoral, ocupação de ruas e espaços não convencionais, compartilhamento de saberes e formação de público.

Desde 2017, a Raros Circo Teatro tem realizado apresentações e ações formativas em cidades afastadas dos grandes centros urbanos do Brasil. Promoveu circulações em pequenas cidades e povoados no sertão Nordestino (Paraíba e Ceará), e ainda executa circulações independentes em cidades do interior paulista em escolas, ruas e praças. Tem em seu repertório quatro espetáculos: “Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos” (2016); “Clownflitos Amorosos” (2019); “Reciclown Circus” (2021) e o “Tradição, Paixão e Circo” (2022), todos com premiações e inúmeras apresentações no estado de São Paulo. 

A companhia tem alcançado destaque no cenário cultural e críticas positivas nos últimos anos, sempre valorizando a linguagem do circo e teatro, com um olhar sensível sobre a multiplicidade da poética da arte circense, pensando nas infinitas possibilidades do campo de atuação cênica. É presença constante em festivais nacionais e internacionais.

Redes Sociais da Cia
Instagram: @raroscircoteatro
Site: https://www.youtube.com/@RarosCircoTeatro

SERVIÇO:
2ª Mostra de Repertório Raros Circo e Teatro, com o espetáculo “Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos”
*Apresentação 1: 12/04/2023 (quarta-feira) - Serrana
Horário: 19h30
Local: Feira Noturna, localizada na Praça dos Santos Reis, próximo à Expocana. 

*Apresentação 2: 16/04/2023 (domingo) – Monte Alto
Horário: 20h
Local: Praça Dr. Luiz Zacharias de Lima, localizada na R. Antônio Prado, 330.
OBS. As apresentações são abertas, gratuitas e a classificação é livre.

Teaser do espetáculo “Clownfusão, Os Internacionalmente Desconhecidos”
https://youtu.be/qdt7kdIcX2E

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »