MENU

11/04/2023 às 20h30min - Atualizada em 11/04/2023 às 20h30min

Defensor-geral do Estado detalha projeto de expansão da DPE no programa ‘Café com Notícias’

As ações englobam a ampliação das unidades do Projeto Maranhão Verde, que consiste em salas de atendimento; e dos Núcleos Ecológicos (Econúcleos).

Da Redação
Agência Assembleia
Defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado - Foto: Divulgação
  
O programa ‘Café com Notícias’ desta terça-feira (10), na TV Assembleia, recebeu o defensor-geral do Estado, Gabriel Furtado, que falou sobre o processo de expansão institucional da Defensoria Pública do Maranhão (DPE-MA), por meio da instalação de núcleos nos municípios.

“A gente tem estado cada vez mais próximo da comunidade. O nosso plano, que é compartilhado com o governador Carlos Brandão (PSB) e com a presidente da Assembleia, Iracema Vale (PSB), é chegar em 100% das comarcas, que são 107 no estado”, destacou.

As ações englobam a ampliação das unidades do Projeto Maranhão Verde, que consiste em salas de atendimento virtual em municípios mais distantes das sedes de comarcas; e dos Núcleos Ecológicos (Econúcleos), que utilizam módulos individuais pré-fabricados em linha de montagem, sendo 60% mais econômico que uma construção convencional em alvenaria.

O defensor-geral do Estado detalhou que, atualmente, são 32 Econúcleos e 33 funcionando em prédios antigos de alvenaria, que aos poucos estão sendo trocados pelo modelo mais moderno e econômico. “Estamos nessa caminhada para fechar o ano com 80 núcleos da DPE no Maranhão”, disse.

O defensor-geral do Estado informou que a Defensoria Pública também dispõe de 23 salas do Projeto Maranhão Verde. “Além dos núcleos e das Salas Verdes, a DPE tem a van, o ônibus e a carreta de atendimentos”, observou Gabriel Furtado.

“Nossa missão é ser o melhor serviço jurídico possível para quem mais precisa”, assinalou ele.

O programa 'Café com Notícias' tem apresentação de Elda Borges e vai ao ar de segunda a sexta-feira, sempre às 9h, na TV Assembleia (canal aberto digital 9.2).

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »