MENU

11/04/2023 às 19h49min - Atualizada em 11/04/2023 às 19h49min

Orientações de higiene bucal e oficina de alimentação saudável fazem parte da programação do SESI Itinerante em Lago da Pedra

Mais de mil pessoas já foram atendidas na ação social do SESI-MA que encerra nesta quarta-feira, 12, no município.

Nina Mochel / Leonardo Sampaio / Karoliny Passos / Cíntia Machado
Imprensa/FIEMA
Orientações de higiene bucal e oficina de alimentação saudável fazem parte da programação do SESI Itinerante em Lago da Pedra - Foto: Divulgação/Imprensa FIEMA

  
LAGO DA PEDRA 
– Mais de 2 mil atendimentos gratuitos na área de saúde para 1.456 pessoas já foram realizados em Lago da Pedra pelo Serviço Social da Indústria (SESI-MA) somente no primeiro dia do SESI Itinerante, que segue até esta quarta-feira, 12, no Centro Cultural Souza Catingueiro, no município.  

 

"Nós estamos oferecendo serviços de oftalmologia, odontologia, exames laboratoriais, recreação para as crianças, massoterapia e, em parceria com o município, vacinação, testes rápidos, farmácia básica e estamos também distribuindo uma sopa para a comunidade", disse Lenildes Silva, assessora técnica do SESI-MA, que coordena o itinerante. 
 

Orientações para os cuidados com a saúde bucal também fazem parte da ação social, onde crianças do município assistiram a uma palestra da cirurgiã dentista Carolina Ares para saber como cuidar bem dos dentes. "O objetivo é orientar quanto à higiene bucal, mas também ensinar as crianças a fazer a escovação adequada dos dentes". 
 

A oficina de alimentação saudável também chamou a atenção do público de Lago da Pedra, que aprendeu a preparar um bolo funcional de banana. "O nosso bolo de banana é feito com a casca de banana também e é uma ótima fonte de vitaminas, principalmente, potássio e é uma fonte de fibra muito importante para as crianças e os idosos, por exemplo, que tem problema de constipação, intestino preso. Então, fazer o bolo de banana acrescido com aveia é uma ótima opção tanto pra lanches quanto para o café da manhã", recomendou a nutricionista do SESI, Manuella Gaiozo. 
 

A cabelereira Marilene Amaro dos Santos acompanhou toda programação do SESI Itinerante, levou o irmão cadeirante para fazer exames e disse que ficou sabendo da ação pelo carro de som que passou em frente à sua casa. "A gente tem uma região muito carente e uma ação como essa facilita, você não tem que ir à madrugada marcar consulta. Inclusive, eu já fiz minha consulta de vista, fui muito bem atendida. Meu irmão já tá ali, fazendo a de coração", conta Marilene. 
 

Ao final do dia, a distribuição de sopa para a comunidade tem reunido muitas famílias lago-pedrenses. O alimento é preparado pela equipe de nutricionistas e auxiliares de cozinha do SESI-MA em quantidade suficiente para 500 pessoas. A doação acontece sempre ao entardecer, nas localidades mais carentes da região, como o povoado Escolado, os bairros Vila da Paz e Vila Mangueira, e mais afetadas pela ação das chuvas. 
 

A secretária de Assistência Social do município de Lago da Pedra, Hozana Martins, ressaltou a contribuição do SESI Itinerante, especialmente para as famílias que foram afetadas com as fortes chuvas que ainda caem na região. "Estamos aqui junto com o SESI fazendo os atendimentos e a gente agradece essa parceria". 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »