MENU

10/04/2023 às 17h26min - Atualizada em 11/04/2023 às 00h01min

Emplacamento de carros novos e venda de usados disparam 35,5% em março

Redução nas encomendas para exportação e falta de componentes eletrônicos ainda preocupam o setor

ALINE OLIVEIRA SANCHO CAMBUY
SALA DA NOTÍCIA
Foto: Divulgação/SALA DA NOTÍCIA/Freepik

Dados divulgados neste começo de abril pela Fenabrave, que representa as concessionárias de automóveis brasileiros, apontam crescimento e forte reação no número de veículos emplacados e comercialização de usados no país, no mês de março. Somando carros de passeio, utilitários leves, caminhões e ônibus, o número de veículos no mercado cresceu 35,5% em relação a março do ano passado. No total, o mês fechou com 198,9 mil unidades. O segmento de motos teve um desempenho 32,6% superior ao do mesmo mês em 2022. O setor de usados também avança neste ano, com aumento de 5,06% nas vendas, na soma de janeiro e fevereiro. 

Dois aspectos explicam o resultado. O primeiro é o baixo desempenho do setor em março do ano passado, devido à escassez de peças e componentes eletrônicos nas linhas de montagem, como efeito ainda da pandemia. O segundo é a manutenção dos preços neste ano ou a aplicação de descontos por algumas revendedoras. 

O que preocupa agora o setor é a redução nos pedidos de exportação e ainda, mesmo que em volume menor, a falta de componentes eletrônicos. “Os valores ficaram estáveis, isso ajudou a impulsionar os emplacamentos de novos neste mês. Temos que ver como o mercado vai se comportar com os aumentos esperados para abril. Vamos ver quais estratégias as montadoras irão adotar. Há pressão do mercado para manter sem reajuste os mais populares, para deslanchar as vendas e consolidar um ano melhor que o anterior”, analisa Marcelo José Ciscato, CEO da Alias Tecnologia, desenvolvedora do software E-Registro, que faz o registro eletrônico dos contratos de financiamento de veículos para empresas públicas e privadas em 12 estados brasileiros.

Mesmo com essa análise dependendo do mercado nos próximos meses, os números indicam um ano de reação. O primeiro trimestre de 2023 fechou com alta de 16,3% em relação ao mesmo período do ano passado, emplacando 471,6 mil novos veículos.  

Sobre a Alias Tecnologia
No mercado desde 2005, a Alias é uma empresa de tecnologia que fornece soluções para agilizar processos eletrônicos de empresas públicas e privadas que atuam no segmento bancário e de financiamento de veículos. O carro-chefe da empresa é o E-Registro, que atende 225 bancos, financeiras e cooperativas de crédito de grande, médio e pequeno porte. Atualmente, o E-Registro está presente em 12 estados: no Paraná, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Maranhão, Paraíba, Amapá, Acre e Roraima. 



 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »