MENU

10/04/2023 às 19h19min - Atualizada em 10/04/2023 às 19h19min

Programação cultural gratuita e diversificada é oferecida pelo Tatajuba no mês de abril

Oficinas, exposição de arte, anime e apresentações de poesia, música e dança compõem as atividades do mês

Da Assessoria
Dia 29 de abril o Tatajuba vai proporcionar uma manhã especial para a prática de danças. A atividade gratuita será aberta ao público de todas as idades, sem necessidade de inscrição - Foto: Divulgação
 
Durante o mês de abril, o Centro Cultural Tatajuba está oferecendo diversas atividades com o objetivo de proporcionar aos seus visitantes, alunos e professores um olhar mais aprofundado para a relação dos seres humanos com a natureza. Com o patrocínio do Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Suzano, toda a programação ofertada é gratuita.

A primeira atividade foi a apresentação das alunas das turmas de balé da professora Rosana Feitoza. Em evento promovido pela Associação dos Artesãos de Imperatriz - ASSARI, durante a Semana do Artesão, no dia 2 de abril, às 19h, na Praça da Cultura, as alunas apresentaram a coreografia “Quebradeiras de Coco”. Já no dia 6 de abril, foi realizada a Oficina de Ovos de Páscoa com Ingredientes Regionais, com Daniella Bernardes.

Como destaque das atividades do mês, dia 14 de abril, às 18h, o centro inaugura a exposição do artista plástico Tonneves, intitulada “Lágrimas Verdes - o legado”. Com intenção firme, pinceladas sutis e palavras diretas, o artista expressa, por meio de um poema e seis telas surrealistas, sua preocupação com questões como sustentabilidade ambiental, efeitos do desmatamento e destruição da biodiversidade.

O tema da exposição continuará sendo trabalhado durante as visitas escolares à exposição e também em 17 de abril no “Tatajuba pelo Dia dos Povos Indígenas - cultura, cinema e artes manuais”. Com a presença das convidadas Aline Tenetehara e Danielly Moraes, o evento tem início às 14h e é direcionado ao público infanto-juvenil de escolas mediante agendamento prévio. Na ocasião haverá exibição e roda de conversa sobre o filme Inhõbikwa (Cultura na Praça, 2023, Ourilândia - PA), atividade cultural e oficina de louças com argila.

Durante a Oficina de Pirografia, ministrada por MS Graffit nos dias 17, 19, 24 e 26 de abril, no horário das 8h às 11h, os participantes irão aprender a técnica de desenhar com fogo em peças de madeira e serão instigados a despertar o olhar artístico em conjunto com o pensamento da sustentabilidade, através do reaproveitamento de peças de madeira que seriam descartadas, transformando-as em obra de arte. Para participar da oficina, não é necessário ter experiência com desenho. As inscrições ficam abertas até o dia 10 de abril, com resultado da seleção no dia 12.

Nos dias 22 e 23 de abril, o Tatajuba recebe o AnimaCon, evento dedicado à cultura pop, como animes (animações), mangás (quadrinhos japoneses), RPG (jogo de interpretação), cosplay (figurino artístico), músicas e games. Haverá concursos, palestras, exposição e vendas de produtos relacionados ao tema.

Entre os dias 24 e 27 de abril, das 14h às 17h será ofertada a Oficina de Crochê para Iniciantes com a professora Natividade. O público-alvo são pessoas a partir de 60 anos. Serão ensinados os pontos básicos do crochê necessários para a produção de tapetes, sousplat, roupas, amigurumis, bolsas e outros. As inscrições vão de 04 a 18 de abril, com resultado da seleção no dia 20 de abril.
No dia 28 de abril, às 20h, a artista maranhense Lília Diniz lança o álbum de poemas e músicas “Miolo de Pote em Cantigas e Versos” acompanhada pelo violinista Jr Schubert, do percussionista Junior Casa Nova e do violonista Humberto Santos. A multiartista revisita e reinventa a obra entregando ao público o álbum literomusical, com o linguajar do Brasil profundo dos babaçuais, dos riachinhos, das lavadeiras, das cantigas e da poesia popular.  Os ingressos serão vendidos na Florescer Moda Feminina (Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Imperatriz – MA) e Ótica Veneza (Rua João Lisboa 841 A, entre as ruas Rio Grande e Paraíba).

Para fechar as atividades do mês, em 29 de abril, haverá a celebração do Dia Internacional da Dança, com um evento aberto (sem necessidade de inscrição) e gratuito, promovido para todas as idades experimentarem e brincarem com o corpo através da dança. Os participantes terão a chance de experimentar um pouquinho de cada modalidade de dança que o Tatajuba oferece e, ao final, poderão desfrutar de um momento de brincadeiras e dança livre. Ainda será apresentada uma ação surpresa.

As pessoas interessadas em se inscrever nas oficinas gratuitas devem comparecer na secretaria do Tatajuba, em horário comercial, portando documento pessoal. Os resultados das seleções serão divulgados no Instagram @centroculturaltatajuba

Confira a programação completa do Tatajuba no mês de abril:

02 de abril

Apresentação das alunas de balé na Semana do Artesão promovida pela ASSARI
Horário: 19h
Local: Praça da Cultura

06 de abril
Oficina de Ovos de Páscoa com Ingredientes Regionais, com Daniella Bernardes
Inscrições: 21/03 a 01/04
Resultado da seleção: 04/04
Público: Acima de 18 anos, não é necessário ter experiência.
Horário: 14h às 18h
Local: Cozinha Escola do Centro Cultural Tatajuba

14 de abril, a partir das 18h
Inauguração da Exposição “Lágrimas Verdes - O Legado”, do artista plástico Tonneves.
Data da exposição: 14/04 a 14/09
Público-alvo: aberto ao público geral e convidados
Local: Galeria Sol - Centro Cultural Tatajuba

17, 19, 24 e 26 de abril
Oficina de Pirografia com MS Graffit
Inscrições: 30/03 a 10/04
Resultado da seleção: 12/04
Público: a partir 16 anos, não é necessário ter experiência.
Horário: segundas e quartas de 8h às 11h
Local: Ateliê do Centro Cultural Tatajuba

17 de abril
Tatajuba pelo Dia dos Povos Indígenas - cultura, cinema e artes manuais
Público: Infanto-juvenil, 40 pessoas, de escolas pré-agendadas.  
Horário: 14h às 16h30
Local: Auditório do Centro Cultural Tatajuba e Ateliês

22 e 23 de abril
#TatajubaRecebe AnimaCon
Horário: das 13h às 19h
Local: Centro Cultural Tatajuba

24 a 27 de abril
Oficina de Crochê para Iniciantes com Natividade
Data da inscrição: 04 a 18 de abril
Resultado da seleção: 20 de abril
Público: A partir de 60 anos
Horário: 14h às 17h
Local: Ateliê do Centro Cultural Tatajuba

24 a 27 de abril
Semana de Visitação de Escolas à Exposição Lágrimas Verdes, do artista plástico Tonneves
Horário: segunda, terça e quarta às 15h e quinta às 10h
Duração: 15h às 16h30
Vagas: 4 escolas com agendamento, 30 alunos por visita
Local: Centro Cultural Tatajuba

28 de abril
#TatajubaRecebe Show Lília Diniz - Lançamento do álbum de poemas e músicas “Miolo de Pote em Cantigas e Versos”
Horário: 20h
Valor do ingresso: R$40,00
Locais de venda dos ingressos: Florescer Moda Feminina (Av. Getúlio Vargas, 333 - Centro, Imperatriz – MA) e Ótica Veneza (Rua João Lisboa 841 A, entre as ruas Rio Grande do Norte e Paraíba)
Local: Galpão do Centro Cultural Tatajuba

29 de abril
Celebração do Dia Internacional da Dança
Horário: 10h30 às 12h
Público: aberto ao público de todas as idades
Local: Galpão do Centro Cultural Tatajuba

Sobre o Tatajuba
O Centro Cultural Tatajuba é um espaço que se dedica à formação artística e à valorização da produção cultural de Imperatriz. Oferece uma programação de qualidade, com exposições, mostras de cinema, oficinas, cursos, debates, artes cênicas, fotografia, feira de livros, apresentações de danças, shows musicais e outros eventos gratuitos e acessíveis a todos. O Tatajuba fica na Av. Getúlio Vargas, 1665 - Centro, perto da Praça Brasil. Para ficar sabendo das novas oficinas e programação do centro cultural, basta acompanhar o Instagram ou Facebook @centroculturaltatajuba.

SERVIÇO

O quê: Programação de abril do Centro Cultural Tatajuba
Onde: Centro Cultural Tatajuba - Av. Getúlio Vargas, 1665, Centro.
Quando: de 02 a 29 de abril
Quanto: gratuito
Mais informações: Telefone/WhatsApp (99) 99133-0405
Instagram e Facebook @centroculturaltatajuba


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »