MENU

07/04/2023 às 19h57min - Atualizada em 07/04/2023 às 19h57min

Cirurgia inédita no Hospital do Câncer Aldenora Bello e no MA feita totalmente pelo SUS

Foram três pacientes Claudia Francisca, Cristovam das Merces e José Cursino beneficiados com as próteses.

Marcela Simplício
MSA Comunicação - Consultoria e Assessoria de Imprensa
Paciente Cláudia Francisca - Foto: Divulgação/MSA Comunicação
   
O último sábado, 1, foi marcado por mais uma cirurgia inédita no Hospital do Câncer Aldenora Bello e no Maranhão.  As equipes de Fonoaudiologia e Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Aldenora Bello, com o apoio da Atos Medical, realizaram a primeira cirurgia de colocação de prótese fonatória em pacientes laringectomizados totais do HCAB, totalmente pelo SUS no Maranhão

Foram três pacientes Claudia Francisca, Cristovam das Merces e José Cursino beneficiados com as próteses, um dos métodos disponíveis hoje, para comunicação dentro da reabilitação pós laringectomia total. Assim, pacientes que tiveram um câncer avançado e, por isso, passaram por uma cirurgia radical de retirada completa de laringe terão a capacidade de se comunicarem através de uma nova voz. Antes isso não seria possível.

Esse foi um avanço significativo para os pacientes que agora terão mais esse tipo de tratamento, oferecido de forma gratuita, pelo SUS. A fonoaudióloga Dállete Miracles lembra que essa reabilitação é extremamente importante, afinal, eles perdem a voz: "Com essa tecnologia padrão ouro, os pacientes voltarão a se comunicar e reintegrarão a sociedade com autonomia e dignidade", afirma.

"Conseguimos mobilizar todo nosso serviço e os cirurgiões de cabeça e pescoço, chefiados pelo Dr. Eduardo Martins, para que esse momento fosse possível, nossa equipe de fonoaudiólogos do HCAB, acompanha esses pacientes desde o início do diagnóstico e nos dedicamos para que eles tivessem acesso a mais essa reabilitação" finaliza a fonoaudióloga Dállete Miracles. 

Tivemos a participação especial nessa cirurgia inédita no Hospital do Câncer Aldenora Bello e no Maranhão feita totalmente pelo SUS, do cirurgião de Cabeça e Pescoço, Dr. Lucas Silva, que veio de Salvador-BA para nos ajudar implantar mais esse serviço de reabilitação no Hospital

A cirurgia de colocação de próteses tráqueoesofágicas em pacientes Laringectomizados Totais, chega como um ganho excepcional para pacientes que não podem arcar com os custos da cirurgia nem da prótese. Após alguns dias da cirurgia uma das pacientes enviou um vídeo para a equipe onde ela afirma que está tudo bem e que se sente maravilhada de poder voltar a ser ouvida.

 "Foi uma mensagem de esperança para todos que fizeram a laringectomia total e que sonham em serem ouvidos novamente e para nós, como equipe um sentimento de dever cumprido" afirma Dállete Miracles. "Já temos uma demanda significativa para novas cirurgias como essa, totalmente gratuitas, pelo SUS", finaliza Dállete. 

O Maranhão é o quarto Estado do Nordeste a realizar essa cirurgia. E o Hospital do Câncer Aldenora Bello sai na frente no Maranhão, realizando a primeira cirurgia oferecida pelo SUS. "Estamos sempre trabalhando pelo melhor tratamento oferecido aos nossos pacientes. Nossa missão é oferecer tratamento qualificado aos pacientes com câncer no Maranhão. Assim contamos com uma equipe de excelência e compromissada com essa missão", finaliza Antonio Dino Tavares presidente em exercício da Fundação Antonio Dino que mantém o Hospital do Câncer Aldenora Bello.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »