MENU

06/04/2023 às 22h00min - Atualizada em 06/04/2023 às 22h00min

Os bobos da corte

Fernando Ringel *
  
Muito se falou sobre a entrevista do Papa Francisco, em que ele citou a prisão de Lula e o impeachment de Dilma Rousseff como exemplos de injustiça. Houve quem achasse estranha a fala do sumo pontífice, mas o fato é que ele também é chefe de Estado, tendo que decidir sobre orçamento e impostos do Vaticano, que inclusive tem até banco e polícia próprios. Como o Santo Padre não deixa de ser político, naturalmente acaba sendo questionado sobre tudo. Porém, se os papas seguem no cargo até o fim da vida, para os demais mortais da política, apenas quem se dá muito bem com o microfone sobrevive. Esse é o caso de Lula, que disputou sua primeira eleição presidencial em 1989, e que segue usando e abusando de sua capacidade de dizer o que precisa de uma forma que todo mundo entenda. Prova disso foi uma frase dita no último dia 2, em reunião com os ministros do seu governo: “eu acho que a gente vai crescer mais do que os pessimistas estão prevendo”. Pura genialidade porque não citou um dado para justificar a fala, mas “para bom entendedor, Chico é Francisco”.

Claro que isso é papo de político, mas é também uma necessidade desse universo onde tudo vira notícia. Sendo assim, melhor para o governo que o próprio presidente crie as manchetes do noticiário, não é? Aí, em tempos de redes sociais, haja frase de efeito! Pensando por esse lado, bom mesmo deve ter sido ser presidente nos tempos de Juscelino Kubitschek, quando Brasília ficava no meio do nada, poucos tinham TV e as decisões eram tomadas praticamente em segredo. Entretanto, hoje é diferente e todo mundo pode criar uma notícia com um celular, como no vídeo vazado em que o apresentador Jose Luiz Datena, apoiador de Bolsonaro em 2022, propõe uma chapa a Guilherme Boulos (PSOL) visando a prefeitura de São Paulo.

Eis a prova de que bobo de verdade é quem briga por causa de político, até porque é como o próprio Datena diz no vídeo: “política é como nuvem, cada hora está em um lugar”. Mesmo isso sendo verdade, se essa chapa realmente acontecer, seria que nem aquela velha cantiga: “Coelhinho da Páscoa, que cor eles têm? Azul, amarelo e vermelho também”.

 

O que realmente interessa

Na final do campeonato gaúcho, dia 2, um repórter do canal SportTV foi atingido por uma dentadura! O ato é de tanta simplicidade que faz rir, mas expõe também uma faceta dos problemas realmente importantes do país, como a violência. Exemplo disso ocorreu logo no dia seguinte, em Assis Chateaubriand, Paraná, onde um homem tentou matar a tiros a ex-namorada que caminhava nas proximidades da delegacia! É por essas e outras que a partir do último dia 4, as Delegacias da Mulher passaram a funcionar 24 horas por dia. Eis um assunto para passar adiante, muito mais importante do que o diz-que-me-disse de qualquer um que faça da política um circo.

É só pensar nos problemas reais do Brasil e analisar: bobo da corte é quem faz palhaçada para chamar a atenção durante o mandato ou quem dá palco para eles? O problema não é a política, mas dar visibilidade para quem não tem o que oferecer ao país. Vale lembrar que ignorar esse tipo de político também é uma forma de protesto.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »