MENU

05/04/2023 às 15h13min - Atualizada em 06/04/2023 às 00h01min

Especialista da Vaccinar dá dicas para produtor sobre gripe aviária

SALA DA NOTÍCIA Luciana Maria Ferreira Gontijo
Vaccinar/Divulgação
Nas últimas semanas, o setor de avicultura no Brasil entrou em alerta máximo devido aos casos de gripe aviária confirmados nos países vizinhos, como a Bolívia, Uruguai e a Argentina. O Brasil nunca registrou a presença da Influenza Aviária de alta patogenicidade e mantém o status de país livre da doença.

Segundo Herta Silva, Assessora Técnica da Vaccinar, biosseguridade é a palavra-chave para evitar que a gripe aviária chegue aos plantéis comerciais. A especialista dá dicas importantes para o produtor:

- Evite contato com outras espécies de aves e mantenha os galpões telados e fechados, impedindo a entrada de pássaros;
- Evite visitar outras criações de aves, inclusive pessoas que possuam aves de “fundo de quintal”;
- Não permita a entrada na granja de pessoas estranhas ao processo;
- Lave e realize desinfecção de veículos, materiais e equipamentos antes de entrar na granja;
- Aplique práticas de higiene para entrar na granja e galpões, como por exemplo troca de roupas e calçados exclusivos para a atividade;
- Utilize água tratada para consumo pelas aves, nebulização e higienização dos galpões;
- Informe ao profissional habilitado e órgão oficial de saúde animal do seu município a presença de sinais que indiquem a doença nas aves, como: sinais neurológicos, respiratórios (tosse, coriza, sinusite), conjuntivite e excessivo lacrimejamento, edema de barbela, alta taxa de mortalidade (> 10% em 72 horas), queda de produção de ovos maior que 10% com presença de ovos deformados, diarreia, redução de consumo de ração, entre outros.

A doença
A gripe aviária ou Influenza aviária é uma doença viral que pode ser altamente letal e que afeta várias espécies de aves, resultando em quadros neurológicos, respiratórios, reprodutivos e intestinais. É uma doença grave e de notificação obrigatória aos órgãos oficiais nacionais e internacionais de controle de saúde animal. O vírus eventualmente pode ser transmitido a outros animais e aos humanos por contato direto com aves infectadas.

Pode se apresentar nas formas de baixa e alta patogenicidade. A terminologia influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) foi adotada para designar a forma mais virulenta (severa) da doença. Os subtipos H5 e H7 têm sido associados a surtos da doença em aves domésticas.

Contágio
O contágio da doença se dá através do contato com aves infectadas, secreções e excretas contaminadas. Também através da ração, água, ar, equipamentos, pragas (insetos, roedores), veículos, gaiolas, roupas, calçados e botas contaminadas.

As aves de vida livre e migratórias são as principais disseminadoras do vírus e não há evidências de transmissão da gripe aviária entre humanos ou através da ingestão de carne de aves e ovos.

SOBRE A VACCINAR
A Vaccinar é uma empresa de nutrição animal, que atua em todo o país e no exterior, conta com 07 unidades produtivas, distribuídas nos estados de Minas Gerais, Paraná, Piauí e Tocantins, além de uma sucursal no Paraguai e 08 centros de distribuição em todas as regiões do país. A companhia oferece soluções nutricionais para aves, bovinos, suínos, aqua, pet e matéria-prima e assessoria técnica desde o pequeno produtor às grandes agroindústrias. Seu portfólio é composto por rações, premixes, núcleos, concentrados, gorduras, aditivos e matérias-primas e desenvolve também produtos personalizados que atendem às necessidades específicas de cada fase do animal. Além de soluções nutricionais, a empresa disponibiliza para seu cliente uma série de serviços e ferramentas com o objetivo de aumentar a sustentabilidade e a longevidade empresarial do seu negócio.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »