MENU

05/04/2023 às 18h58min - Atualizada em 06/04/2023 às 00h00min

Agilidade no mundo jurídico é tema de palestra no Agile Trends 2023

Renato Mandaliti apresenta case sobre Agilidade e Implementação da Metodologia Ágil no Jurídico amanhã

SALA DA NOTÍCIA Ana Cristina Rosado
mandaliti.com.br
divulgação
As metodologias ágeis também representam um fator de transformação e inovação no meio jurídico. É o que aponta Renato Mandaliti, sócio do Mandaliti, que irá apresentar um case sobre a implementação do Scrum em escritórios de advocacia no Agile Trends 2023. A palestra está marcada para a próxima quinta-feira (6), às 14h30, no Centro de Convenções Frei Caneca.

A exposição marcará presença no maior evento de ágil do Brasil, que acontecerá entre os dias 3 e 6 de abril em São Paulo (SP). Durante a conferência, os visitantes poderão acompanhar debates sobre as tendências e cases de agilidade de diversas empresas no Brasil. Ao todo, serão mais de 200 sessões de palestras, workshops, aprendizado e negócios.
Parte do destaque será destinado à presença de Renato Mandaliti, o convidado do setor jurídico a fazer parte da trilha do evento. Neste momento, o sócio do Mandaliti vai expor o case Agilidade e Implementação da Metodologia Ágil no Jurídico, destacando os sucessos e os desafios ao implementar o Scrum em seu escritório de advocacia. “Eu espero que o meu conteúdo seja interessante para o público do evento”, comentou sobre a sua presença no Agile Trends 2023. “Estou muito feliz por ter sido convidado e ansioso por esse momento”.

Mandaliti aposta em tecnologia no mundo jurídico desde os anos 2010. A apresentação demonstrará uma importante fase na vida profissional de Renato Mandaliti: a implementação da metodologia ágil em seu escritório. Em entrevista ao Agile Trends, o advogado observou que o JBM e o Mandaliti já tinham uma aproximação muito grande com a tecnologia nos anos 2010, quando começaram a trabalhar com inteligência artificial. Esta afinidade possibilitou grandes frutos, como o lançamento da Finch, spin-off criada em 2013.

Pensando à frente do seu tempo, o escritório Mandaliti buscou inovações de forma recorrente para sua operação, acompanhando as novidades do universo tecnológico. “Foi a partir de 2018 que comecei a pesquisar qual seria o modelo de gestão ideal para transformar a nossa operação”, disse. Depois disso, Mandaliti conheceu o Scrum. A implementação trouxe muitos méritos. A começar pelo processo de mudança de cultura, etapa essencial para dar o start na nova empreitada. Com estas alterações, os colaboradores obtiveram mais autonomia, e, consequentemente, empoderamento e protagonismo. Estes atributos reduziram a dependência e estimularam uma visão inovadora na rotina do escritório.
“Essa trilha de autonomia, empoderamento e protagonismo é muito a essência do Scrum. E todos nós sabíamos que precisávamos de um processo de transformação cultural para poder implantar o Scrum. Senão não adianta”, observou.

O modelo também foi muito bem recebido pelos clientes. Todavia, esta implementação impôs alguns desafios, além das questões culturais. A começar pelo treinamento feito online e durante a pandemia – fatores que não impediram o início da transformação. Diante disso tudo, Renato Mandaliti deixou um alerta aos gestores que pretendem adotar a metodologia ágil em escritórios e departamentos jurídicos. “Se não houver envolvimento dos sócios desde o começo ou se os advogados não observarem que os sócios não estão envolvidos naquele modelo de gestão, provavelmente você vai perder tempo”, ressaltou.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »