MENU

04/04/2023 às 21h55min - Atualizada em 04/04/2023 às 21h55min

Samu de Araguaína completa 18 anos

Equipe é composta por 91 servidores e está estruturada com cinco viaturas e três motos

Assessoria
Foto: AscomAraguaína / Marcos Sandes
 
Há 18 anos, mais precisamente no dia 1º de abril, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) iniciava sua operação em Araguaína, três anos após a criação do serviço pelo Governo Federal. Dentre tantas histórias que simbolizam a importância do SAMU para a sociedade, muitas  marcaram a vida de quem trabalha no órgão e sempre resultaram no reconhecimento e gratidão por parte da comunidade.

Os números por trás das histórias
De 2005 a 2022, o SAMU de Araguaína recebeu mais de 230 mil ligações que geraram quase 100 mil atendimentos. O ano passado, inclusive, foi o que registrou mais atendimentos, 8.033 no total. Sobre as vidas salvas pelo SAMU, os dados são dos últimos três anos. De acordo com o órgão, pessoas em situações graves socorridas e que sobreviveram somaram 4.505 vidas.

Quando o assunto são os trotes recebidos pelo SAMU, é possível fazer também uma avaliação positiva. Na série histórica de 2018 a 2022, anos após ano, o número de chamadas falsas reduziu em mais de 86%, saindo de 1.808 trotes em 2018 para 239 em 2022.

SAMU na pandemia
Alberto Gomes assumiu a direção do SAMU em 2019 e lembra que um dos maiores desafios do serviço foi a pandemia da covid-19. Neste período, o órgão investiu em novas capacitações e reestruturação para continuar com os atendimentos convencionais e ainda dar suporte para os casos de covid-19.  No total, em 2020, 2021 e 2022, o SAMU realizou 1.592 transportes de pessoas até os hospitais.

“E o trabalho foi além. Atuamos para a renovação da nossa frota, que foi concretizada no ano passado, e agora estamos empenhados na estruturação da nova base de operações na Avenida Filadélfia. Paralelo aos grandes investimentos, mantemos constante a renovação dos equipamentos e uniformes, além dos treinamentos e atualizações dos servidores”, afirma Alberto.

Estrutura para a população
Hoje, o SAMU conta 91 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, atendentes e demais cargos administrativos. A frota opera com quatro viaturas, três de suporte básico, composta por um técnico de enfermagem e o condutor socorrista.

E uma unidade avançada, que atua com um médico, um enfermeiro, um técnico de enfermagem e um condutor socorrista. Além disso, o órgão conta com mais três motos que atendem em dupla ou em trio e que são conduzidas por enfermeiros ou técnicos de enfermagem.

Vocação e competência

A enfermeira Francislete Lira Fontes, de 49 anos, também está no SAMU desde o primeiro dia de funcionamento. Aliás, um pouco antes. “Entrei cinco meses antes da inauguração dos serviços para poder passar por treinamento e ajudar na instalação, organização e treinamento dos outros profissionais”, disse. Para ela, a grande marca que caracteriza a ação do SAMU é que ele de tão dedicado, nunca desisti do paciente.

Um serviço mais que essencial

O condutor socorrista Genivaldo, 46 anos, é um dos seis profissionais que estão  no SAMU desde o início e diz ter escolhido o SAMU porque sente prazer em poder contribuir com as pessoas. “Para mim, o SAMU veio para ficar. Desde a primeira ocorrência que atendi até hoje, eu sempre tive prazer no que faço. Eu fico muito emocionado em falar do SAMU porque é praticamente uma família para mim. Nenhuma cidade hoje, do porte de Araguaína, consegue ficar sem os serviços do SAMU”, afirmou o condutor.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »