MENU

03/04/2023 às 18h21min - Atualizada em 03/04/2023 às 18h21min

Em Arari, governador entrega Feira do Produtor, escola e anuncia Estação Tech e Viva/Procon

SECOM
Governador Brandão entrega e anuncia novas obras em Arari - Foto: Fernando dos Anjos
 
O governador Carlos Brandão cumpriu agenda na cidade de Arari, onde inaugurou, nesta segunda-feira (3), a reconstrução da Feira do Produtor Rural, assegurando mais dignidade aos trabalhadores, segurança alimentar e fortalecimento da cadeia produtiva do município; além da reforma Centro de Ensino Arimatea Cisne, que reforça o ensino-aprendizagem na cidade.

Na oportunidade, o governador anunciou mais obras em prol do desenvolvimento de Arari. No município, serão construídas unidades da Estação Tech, do Viva/Procon, um campo de futebol e a Quadra Esportiva do Centro de Ensino Arimatea Cisne.

“Mais um dia com muito trabalho, cumprindo o nosso compromisso de entregar 300 obras e serviços em 100 dias de governo. Hoje, aqui em Arari, estamos entregando duas importantes obras: a reforma da escola Arimatea, e a reconstrução da Feira do Produtor, onde estão alojados nos seus boxes, vendendo comida de qualidade, para atender bem a população e ganhar o seu dinheiro”, afirmou o governador Carlos Brandão.

Feira do Produtor Rural
Por meio da Secretaria de Estado da Infraestrutura, o governo estadual investiu cerca de R$ 2 milhões na obra de reconstrução da Feira do Produtor Rural de Arari. Os serviços contemplaram cerca de 950 metros quadrados de área construída, revestimento cerâmico, grelhas, estrutura e cobertura metálicas, 58 boxes tipo balcão, 22 boxes fechados, instalações elétricas, hidráulicas e sanitárias, e banheiros.

“É uma honra receber, mais uma vez, o nosso governador Carlos Brandão. Desta vez, para a inauguração da Feira do Produtor, que existe há 40 anos e estava toda depredada. O governador determinou a derrubada e fez uma feira nova e de qualidade, que vai servir tanto para os comerciantes urbanos, quanto para os produtores rurais”, comemorou o prefeito.

Hyrllari Salviano, que trabalha na Feira do Produtor há quase 10 anos, expressou sua gratidão pelo governador ter abraçado a causa dos feirantes na luta por um espaço com mais segurança física, alimentar e para o exercício do trabalho com mais dignidade.

“Foi a melhor coisa que o governador fez para nós, Brandão é do nosso coração. A gente estava aqui na decadência, a feira estava destruída. Obra é assim, vai se acabando e é preciso renovar, então Brandão viu que a gente tinha a necessidade de uma feira melhor e abraçou a causa junto com a gente. Ele deu isso aqui maravilhoso pra nós, é daqui que a gente tira o nosso sustento todos os dias”, agradeceu a feirante.

Antônio Salviano, de 44 anos, trabalha na feira há 30 anos e pontua uma série de coisas boas que a reconstrução do equipamento trouxe aos trabalhadores, a exemplo da proteção no período chuvoso e o respeito à dignidade, segurança alimentar, melhor apresentação dos produtos e impulso nas vendas.

“Nenhuma cidade da região tem essa estrutura que foi construída aqui em Arari, nós somos privilegiados em ter um espaço desse. Antes, no período chuvoso, a gente ficava exposto à chuva, o local estava muito debilitado. Mas hoje, a gente traz os nossos produtos no espaço de venda, a obra foi feita para ficar tudo muito bem higienizado. Agora, os clientes se sentem até melhor em comprar da gente, a mercadoria sai mais rápido”, pontuou Salviano.

CE Arimatea Cisne
Por meio das obras de reforma no Centro de Ensino Arimatea Cisne, o Governo do Maranhão conseguiu beneficiar cerca de 360 alunos. A estrutura da escola conta com seis salas de aula, biblioteca, sala de professores, cozinha, diretoria, além de banheiros masculino e feminino.

No espaço, foram executados serviços de demolições e retiradas, cobertura, forro de pvc, revestimento cerâmico, pavimentação, esquadrias e ferragens, mármores e granitos, louças e metais, pintura em geral, climatização, instalações elétricas, revisão das instalações hidrossanitários, serviços complementares, e limpeza pós-obra.

A gestora do CE Arimatea Cisne, Maria das Graças Alves Sena, destacou que a revitalização da escola é a realização de um sonho para toda a comunidade escolar.

“A melhoria é muito grande! Nós tínhamos uma escola acabada, destruída. Nós não tínhamos ar-condicionado, não tínhamos nada. Agora, para nós e para a comunidade escolar, melhorou muito. Nós temos as nossas salas climatizadas, realizamos o sonho da nossa giroteca [biblioteca móvel], que é riquíssima. Tudo isso é um sonho de anos e anos, que se tornou realidade”, comemorou a gestora.

A partir da iniciativa do Governo do Maranhão, alunas como Taylane de Sousa, do 1º ano do Ensino Médio no Centro de Ensino Arimatea Cisne, agora têm melhores condições para o ensino-aprendizagem.

“Uma das melhorias, com certeza, são os aparelhos de ar-condicionado. Antes, era muito desconfortável, a gente ficava no calor e atrapalhava no aprendizado. Uma outra melhoria são as carteiras, que estão novas e bonitas”, disse a estudante. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »