MENU

03/04/2023 às 16h41min - Atualizada em 03/04/2023 às 16h41min

Grupos prioritários são convocados para receber reforço da vacina bivalente

Imunizante que protege contra variantes do coronavírus está disponível desde fevereiro nas UBSs de Imperatriz

Michaell Sousa
Grávidas, pessoas com deficiência e idosos a partir de 60 anos, devem atender ao chamado - Foto: Assessoria
 
Imperatriz está prestes a alcançar três mil pessoas vacinadas com a vacina bivalente, sendo a última novidade no esquema vacinal utilizado pela Prefeitura. Essa quantidade representa apenas 7% do público-alvo de mais de 38 mil pessoas. Nessa fase, a aplicação está destinada a grupos prioritários. 

Segundo o vice-prefeito e secretário de Saúde, Alcemir Costa, em um cenário onde estão surgindo algumas variantes da Covid, é necessário que nossa população receba este reforço. “As vacinas já estão na nossa rotina. O vírus ainda circula entre as pessoas, e essa dose de reforço é a melhor resposta para o nosso sistema imunológico. É importante que as pessoas que pertencem aos públicos-alvos fiquem atentas para os critérios e procurem uma das nossas unidades de saúde”, afirma.

Veja mais sobre esta vacina, que já levou 2.547 pessoas às Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, sobre os públicos aos quais é destinada e também sobre o esquema vacinal em vigor hoje contra a Covid-19.

O que é a vacina bivalente contra a Covid-19? A vacina bivalente promove a imunização contra mais de uma cepa do Sars-CoV-2. No caso, ela abrange a cepa original, registrada em Wuhan, na China, e a variante ômicron, que desde 2022 predomina em todo o mundo. A vacina é aplicada em uma dose, sendo necessário estar com o esquema vacinal completo (duas doses). 
Desde quando a vacina bivalente está disponível em Imperatriz? A vacina bivalente da Pfizer começou a ser aplicada no dia 27 de fevereiro, para pessoas acima de 70 anos e quilombolas, após a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), já recebeu lote com 14.784 doses.

Para que grupos a vacina bivalente está disponível? Imperatriz segue a decisão do Ministério da Saúde de destinar a vacina bivalente a públicos prioritários, nesse momento. Desde o dia 28 de março, o imunizante passou a abranger novos públicos, e está disponível para pessoas com mais de 60 anos, grávidas e puérperas, além de pessoas com imunossupressão (a partir de 12 anos) e pessoas com deficiência permanente.

O que é necessário levar para receber a dose da vacina bivalente? Para as pessoas que estão no grupo prioritário, basta procurar a UBS mais próxima, levando consigo a carteira de vacinação, documento de identidade e, no caso de pessoas imunossuprimidas, documento médico que comprove sua condição. 

Necessário apresentar Laudo médico:
• Imunocomprometidos;
• Pessoas com deficiência permanente.
Puérpera até 45 dias após o parto:
• Documento com a data do parto.
Gestante:
• Caderneta da Gestante.
Onde vacinar?
Unidade Básica de Saúde (UBS) — Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h (senhas até às 11h) | 14h às 17h (senhas até às 16h).

Unidades dos bairros: Ayrton Senna, Bom Jesus, Lagoa Verde, Nova Imperatriz, Nova Vitória, Olho-d’água, Petrolina, Santa Rita, São José, Sebastião Régis e Vila Nova.

Unidade Básica de Saúde com horário estendido — Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h (senhas até às 11h) | 14h às 20h (senhas até às 19h).

UBS Maria Aragão (Parque Alvorada),  Milton Lopes (Bacuri), Vila Lobão e Cafeteira. 

Quem ainda não completou o ciclo vacinal ou está com alguma dose em atraso, pode procurar uma Unidade de Saúde para se vacinar, mesmo que não esteja no grupo prioritário.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »