MENU

31/03/2023 às 14h24min - Atualizada em 03/04/2023 às 00h00min

EXPOSIÇÃO CELEBRA SUCESSO BRASILEIRO NA PROTEÇÃO DAS BALEIAS

A exposição ficará na praça da Igreja Matriz em Prado-BA até o dia 09 de abril

SALA DA NOTÍCIA Letícia Avelar
 

Os anos 1980 parecem muito distantes para quem não viveu num mundo sem internet e quase sem baleias. Séculos de caça indiscriminada haviam reduzido a poucos exemplares as populações das várias espécies desses magníficos animais ao redor do mundo. E enquanto a sociedade civil se mobilizava no mundo inteiro contra a matança, aqui no Brasil um pequeno grupo de pesquisadores e ambientalistas deu início a um dos mais bem-sucedidos projetos de conservação da fauna marinha do planeta. 

Esses tempos que hoje parecem distantes foram fundamentais para assegurar que as baleias jubarte brasileiras fossem redescobertas na região de Abrolhos, estudadas e protegidas, e saltassem de uma população estimada em 1988 em cerca de mil animais para os atuais 20 a 25.000. E o Projeto Baleia Jubarte, criado naquele ano junto ao Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, foi o grande artífice desse sucesso histórico na conservação das gigantes do mar brasileiro. 

A verdadeira aventura épica da pesquisa e proteção das jubartes nesses primeiros 30 anos é contada agora no livro e na exposição Salvas da Extinção: A História do Projeto Baleia Jubarte, que chegou a Prado, Bahia, no dia 22 de março. A exposição ficará na praça da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Purificação até o dia 09 de abril. 

Segundo Márcia, co-fundadora do Projeto Baleia Jubarte e sua líder até 2018, “A produção deste livro e da exposição foi um verdadeiro mergulho com as baleias e com a história de nossa organização. Durante a seleção das fotos e a elaboração dos textos, 30 anos de memórias vieram à tona. Foi muito prazeroso lembrar de nosso ponto de partida e de tudo que construímos até aqui. Muitos colaboradores, amigos e parceiros ajudaram na missão que resultou na recuperação da população de jubartes brasileiras e seguirão conosco enfrentando desafios tão grandes como os efeitos das mudanças climáticas nas baleias e nos oceanos do mundo.” 

 

A Temporada de Observação das Baleias Jubarte em Prado-BA

A observação de Baleias Jubarte em Prado, Bahia, é um dos eventos mais esperados do ano pelos amantes da vida marinha e turistas em geral. As Jubartes são uma das maiores espécies de baleias do mundo, chegando a medir até 16 metros de comprimento e pesar mais de 40 toneladas. Todos os anos, elas migram às águas quentes do litoral baiano para acasalar, dar à luz e amamentar os filhotes.

A temporada de observação de Baleias Jubarte acontece entre junho e novembro. Durante esse período, é possível avistá-las de barco, saindo de Prado, Cumuruxatiba e Corumbau, com guias que acompanham os turistas em busca dos melhores pontos de observação. O passeio é uma experiência que permite aos turistas se conectarem com a natureza e apreciar a grandiosidade desses animais.

A cidade de Prado-BA é um dos principais destinos para a observação de Baleias Jubarte no Brasil, devido a sua localização privilegiada, em frente à área de reprodução das gigantes marinhas. Além disso, a cidade também conta com uma infraestrutura turística bem desenvolvida, dispondo de excelentes hotéis, pousadas, restaurantes e outras atrações para os visitantes.

Sobre o Projeto Baleia Jubarte

Atuando há mais de 30 anos na pesquisa e conservação das baleias-jubarte e do ambiente marinho no Brasil, o Projeto Baleia Jubarte, patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental, integra a Rede BIOMAR juntamente com outros projetos patrocinados pela empresa (Projeto Albatroz, Coral Vivo, Golfinho Rotador e Meros do Brasil), que atuam de forma integrada na conservação da biodiversidade marinha do Brasil. 

O Projeto Baleia Jubarte é realizado pelo Instituto Baleia Jubarte a partir de suas sedes na Praia do Forte e em Caravelas, Bahia, e em Vitória, no Espírito Santo. Por meio deste projeto são realizadas ações de pesquisa científica, turismo responsável, ações de educação ambiental, bem como atividades de conservação que tem contribuído para o sucesso da recuperação da população de jubartes do atlântico sul ocidental. 

Links úteis: www.baleiajubarte.org.br, www.facebook.com/projetobaleiajubarte e www.instagram.com/projetobaleiajubarte

Contatos: Eduardo Melo | [email protected]
Enrico Marcovaldi | (71) 9 8127 8983 - [email protected].

Crédito Imagem: Instituto Baleia Jubarte 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »