MENU

01/04/2023 às 09h50min - Atualizada em 01/04/2023 às 09h50min

Abril: Como será o clima no Brasil?

A previsão para o mês indica chuvas acima da média na faixa norte do País e abaixo em grande parte do centro-sul.

Da Assessoria
ACS/INMET
Foto: Divulgação

  
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê para o mês de abril uma tendência de chuvas próximas ou acima da média em grande parte das regiões Norte e Nordeste (veja figura 1a - cores cinza e azul no mapa), com volumes que podem ultrapassar 350 milímetros (mm), principalmente, em áreas do nordeste do Pará, leste do Amazonas e norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará.


Já no extremo norte da Região Norte e sul do Amazonas, os volumes de chuva poderão ficar próximos ou ligeiramente abaixo da média (veja figura 1a - cores cinza e amarelo no mapa).

Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, a previsão indica de chuvas próximas e ligeiramente abaixo da média, exceto no sul de São Paulo e de Minas Gerais, além das áreas central e nordeste do Mato Grosso, leste de Goiás e extremo sudoeste do Mato Grosso do Sul, onde são previstas chuvas pontuais e acima da média.

Para a Região Sul, são previstas chuvas próximas e ligeiramente acima da média, com volumes que podem ultrapassar 120 mm sobre a parte costeira dos três estados. Nas demais áreas, a previsão indica chuvas ligeiramente abaixo da média.

Considerando o prognóstico climático do Inmet para o mês de abril de 2023 e seu possível impacto na safra de grãos 2022/23 para as diferentes regiões produtoras, é possível observar que em áreas do MATOPIBA (região que engloba o Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), os níveis de água no solo ainda poderão continuar elevados devido às previsões de chuvas dentro ou acima da média, beneficiando as culturas de primeira safra que se encontrarem em estágios fenológicos mais sensíveis, além do desenvolvimento dos cultivos de segunda safra.

Nas áreas produtoras do Ceará, Rio Grande do Norte e Paraíba, os níveis de água do solo também poderão ficar em níveis satisfatórios. Entretanto, em áreas centrais da Bahia e do SEALBA (região que engloba os estados de Sergipe, Alagoas e Bahia), mesmo que ocorram chuvas dentro da média, o armazenamento de água no solo poderá continuar baixo e impactar negativamente as culturas na região.

Em grande parte do Brasil Central, com exceção de áreas do norte de Minas Gerias, os cultivos de primeira safra, em geral, foram beneficiados pelos bons acumulados de chuva e altos níveis de água no solo observados nos últimos meses. No entanto, a partir do mês de abril, há previsão de redução do armazenamento hídrico por causa da diminuição das chuvas, que é característico da região, podendo afetar as culturas agrícolas, principalmente, as de segunda safra que já estiverem em estádios fenológicos sensíveis ou sob deficiência hídrica. Já no norte de Minas Gerais e áreas do Espírito Santo, os níveis de água no solo ainda poderão continuar baixos, gerando atenção para as culturas que são produzidas na região.

Na Região Sul, mesmo que ocorram chuvas ligeiramente abaixo da média, os níveis de água no solo poderão continuar altos, principalmente, em áreas de Santa Catarina e do Paraná devido aos altos volumes de chuva que têm sido observados nos últimos meses, podendo beneficiar o estabelecimento dos cultivos de segunda safra, além das fases finais dos cultivos de primeira safra. Já em áreas do Rio Grande do Sul, o modelo indica um ligeiro aumento do armazenamento de água no solo, principalmente em áreas ao norte e leste do estado.

Temperatura

A previsão do Inmet também indica que as temperaturas devem ficar acima da média em grande parte do centro-sul do País, principalmente nos estados de Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul e sul de Goiás (veja figura 1b - cores em cinza e laranja no mapa).

Já no norte das regiões Norte e Nordeste, são previstas temperaturas próximas à média, com valores que podem ultrapassar 26ºC. Em alguns pontos do noroeste do Amazonas, norte do Amapá e, também, na parte norte dos estados do Maranhão, Piauí e Ceará, as temperaturas poderão ficar ligeiramente abaixo da média (veja figura 2b - cor azul no mapa) devido à persistência de dias chuvosos nestas áreas.

Figura 1: Previsão de anomalias de (a) chuva e (b) temperatura média do ar do modelo climático do INMET para o mês de abril de 2023.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »