MENU

31/03/2023 às 17h38min - Atualizada em 31/03/2023 às 17h38min

FIEMA lança campanha “SOS Enchentes - Indústria Solidária” para ajudar vítimas das chuvas

Empresas e pessoas físicas podem ajudar doando alimentos, água mineral, produtos de higiene e limpeza, entre outros itens

Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
SÃO LUÍS - A Federação das Indústrias do Maranhão (FIEMA) lança a campanha “SOS Enchentes-Indústria Solidária”. A ação visa minimizar o sofrimento e os prejuízos das famílias atingidas pelas enchentes em dezenas de municípios maranhenses. Além da FIEMA, a iniciativa reúne outras duas entidades do Sistema Indústria, SESI e SENAI, e sindicatos industriais. A campanha está aberta à participação de empresas de todos os portes e setores industriais e de pessoas que desejem contribuir.  

Até o momento, são mais de 50 municípios maranhenses afetados pelas chuvas e que estão em situação de emergência.  Os dados estão sendo atualizados constantemente pela Defesa Civil. São centenas de famílias desabrigadas que passaram a ocupar prédios públicos, como escolas e ginásios, e até barracas. Outras centenas estão desalojadas, sendo abrigadas por familiares, vizinhos ou amigos. Já ultrapassa 30 mil o número de pessoas afetadas de alguma maneira pelas enchentes no Maranhão, como não poder ir ao trabalho ou à escola. 

Podem ser doadas cestas básicas, água mineral e produtos de higiene pessoal e limpeza (fraldas geriátricas e infantis) para auxiliar as famílias atingidas pelas chuvas. A FIEMA solicitou ao SEBRAE-MA a cessão de espaço no MultiCenter Negócios e Eventos para ser o QG Central das Doações. Caberá à Defesa Civil a logística de transporte e distribuição dos donativos. A campanha vai durar enquanto houver município maranhense com estado de emergência decretado.
  
“A FIEMA e o setor industrial estão sempre sensíveis e dispostos a ajudar nos momentos adversos que o Maranhão enfrenta. Temos visto o esforço do governo estadual e certamente essas doações vão auxiliar bastante na assistência às famílias que precisaram deixar suas casas”, destacou o presidente da FIEMA, Edilson Baldez.  

Além das doações, o SESI e o SENAI atuarão em outras frentes. O Serviço Social da Indústria (SESI) já iniciou a oferta de serviços de saúde em municípios atingidos por meio do SESI Itinerante. Esta semana as unidades móveis estiveram em Coroatá e na próxima, de 4 a 6 de abril, será atendida gratuitamente a população de São Luís Gonzaga do Maranhão. São consultas médicas em clínica geral e pediatria, consultas oftalmológicas, circuito saúde, testes rápidos e vacinação, farmácia básica, exames laboratoriais, eletrocardiograma, odontologia, entre outros.  

Já o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) disponibilizará a unidade móvel de Panificação para a produção de 1.000 pães por dia em São Luís Gonzaga. Além dessa ação de segurança alimentar, o SESI fará oficinas de alimentação saudável e distribuirá alimentos como sopão. O SENAI ainda ofertará cursos gratuitos.  

Ação humanitária em parceria com a Famem - Edilson Baldez reforçou que setor industrial está mobilizado e buscou apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) para atuar em uma outra frente, a pedido do Ministro das Comunicações, Juscelino Filho, e ajudar o máximo possível as famílias castigadas pelas enchentes.  

“É importante enfatizar que temos um compromisso de priorizar as indústrias e empresas locais na compra dos produtos que estão sendo doados, como uma forma de auxiliar os empreendimentos do estado que estão sendo fortemente prejudicados por toda essa crise”, acrescentou. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »