MENU

30/03/2023 às 18h14min - Atualizada em 31/03/2023 às 00h01min

Livro de psicanalista e jornalista falta sobre caso de violência psicológica causada por uma mãe gordofóbica

O que fazer quando a agressão vem dentro de casa? "O Destino de Irene" é um romance que trata do impacto provocado por este tipo de relação

SALA DA NOTÍCIA Tamyris Torres Costa
fonte própria
arquivo pessoal
 

No imaginário social, o espaço da mãe é afetuoso e de muito amor. É por isso que falar sobre violência infantil por parte dos pais é sempre delicado. De acordo com a Lei Maria da Penha (11.340/06), a violência familiar e doméstica se caracteriza como “toda ação ou conduta que tenha como base o gênero e produza consequências como morte, dano, sofrimento físico, sexual, psicológico, moral ou patrimonial a pessoas do sexo feminino em diferentes âmbitos”. No entanto, é mais comum associar as relações amorosas e esquecem-se das agressões parentais. 

O livro “O Destino de Irene”, da psicanalista e jornalista Tamyris Torres, vem tratar justamente desse assunto: o que caracteriza uma relação abusiva entre mãe e filha? A história se passa na década de 1980, no Rio de Janeiro, e é atravessada por questões sociais como o sistema patriarcal, o legado profissional de médicos de uma mesma família e o relacionamento abusivo de Valquíria, mãe da personagem principal, a Irene. 

Enriquecido com dados e informações históricas como a criação do SUS - Sistema Único de Saúde, a entrada de planos de saúde no Brasil, referências de mitos gregos e nórdicos, o romance ficcional traz uma mãe transtornada, que também sofreu abusos de seus pais e que desenvolve um caminho tão prejudicial quanto com a sua filha Irene e irmãos Caio e Camila. Como se já não fosse abusivo demais obrigá-los a cursar Medicina, para seguirem os passos dos pais e dar continuidade ao trabalho no hospital da família, Valquíria trata Irene e o seu transtorno compulsivo alimentar como um problema que precisa ser revolvido com dietas restritivas e cirurgias plásticas. O resultado não poderia ser diferente, a filha acaba desenvolvendo depressão, se torna bulímica e anoréxica. 

“A gente precisa falar sobre gordofobia. Criamos padrões de beleza e essa influência está cada vez mais intensa entre crianças e adolescentes. Muitas mães já trazem consigo essa programação consciente ou inconscientemente e acabam passando para as filhas. O simples fato de uma mãe reclamar o tempo todo de seu corpo na frente dos filhos já causa uma visão distorcida sobre o corpo daquela menina que escuta essas lamentações e começa a fantasiar. O problema maior é quando uma mãe começa abusar da filha, falando da sua aparência, reclamando que ela está gorda e este relacionamento transborda para uma violência psicológica de estragos inimagináveis na autoestima e vida em geral”, ressalta a psicanalista Tamyris Torres, autora de ‘O Destino de Irene.

 A escritora, que também é mestranda em Comunicação Organizacional e membro efetiva da Ato Analítico Escola de Psicanálise, oferece aos leitores uma reflexão sobre a gordofobia que pode vir do próprio seio familiar, além de discorrer sobre automutilação na adolescência e a importância do acompanhamento psicológico nessa fase. “Irene deseja ser uma artista, contudo os seus desejos são aniquilados desde o começo, os seus pais projetam as suas vontades nos filhos e esquecem que são seres humanos com vontades próprias. Os transtornos psíquicos são desenvolvidos, em sua maioria, na infância. Inclusive, as crianças, desde tenra idade, ficam atentas a tudo o que acontece em casa. Se o ambiente for hostil, isso vai se refletir na personalidade daquele indivíduo”, afirma Tamyris Torres.

Lançado em novembro do ano passado, este livro proporciona aos adultos uma viagem no tempo, trazendo décadas - de 1970 aos anos 2000 - e as suas peculiaridades, tais como músicas, moda, cultura e lazer. Vale ressaltar que a autora Tamyris Torres tem a sensibilidade de conversar com o leitor em uma narrativa em 3a pessoa e sobre assuntos importantes e sérios como a compulsão alimentar, o corpo de meninas e mulheres enquanto capital, arraigado nos padrões mercadológicos e mostra como as mulheres podem ficar confusas e tomar decisões impensadas em nome da beleza. É um drama familiar que ajuda a pensar sobre sociedade, política e feminismo.

São capítulos que relatam a vida do personagem principal, que dá nome ao livro, dos 14 anos até que se torna adulta e seus familiares, como Ícaro, seu pai, Valquíria, sua mãe, Caio e Camila, seus irmãos. O livro também traz a figura do analista Miguel, Sandro e a sua filha Talita, pessoas chaves que estarão presentes na vida de Irene por anos. Também é possível notar que a autora discute o quanto que a ancestralidade (ou costumes e tradições) femininas entre avós, mães e filhas, pode desenvolver consequências prejudiciais para aqueles que desejam seguir um caminho diferente da família. Um fardo grande enraizado de geração em geração que enraíza no inconsciente. 

 

“Naquela manhã, Irene estava em um transe especial, lembrando de diversas situações da sua vida, não conseguia subir as escadas para chamar a sua amiga, em seu quarto. Parou no meio do caminho e se pôs a pensar como era parecida com um pássaro em sua gaiola, sentia-se presa, mas segura, já que não sabia como era a sensação de voar. Se ela pudesse escolher ser um animal, votaria em uma avestruz. Com asas, mas que por seu peso jamais conseguiria sair do chão. Mas, tudo bem… Já que ela não saberia se virar com esse “poder” lá fora, longe do seu ninho. E mesmo não passando de lenda, ela poderia enfiar a cabeça na terra ocasionalmente, assim como dizem que esses animais costumam fazer.” (O Destino de Irene, p. 29).

 

FICHA TÉCNICA LIVRO FÍSICO

Título: O Destino de Irene

Autora: Tamyris Torres

Editora: Sarvier

Categoria: drama/ romance

ISBN: 978-65-5686-035-0

Páginas: 130

Data de Lançamento: dezembro de 2022

Onde encontrar: https://www.amazon.com.br/destino-Irene-Tamyris-Torres/dp/6556860352/ref=tmm_pap_swatch_0?_encoding=UTF8&qid=1670331243&sr=8-1

 

FICHA TÉCNICA E-BOOK

Título: O Destino de Irene

Autora: Tamyris Torres

Categoria: drama/ romance

ISBN: 978-65-00-56655-0

Páginas: 152

Data de Lançamento: 28 novembro de 2022

Link para download: http://www.amzn.com/B0BMT19VZR

 

Sobre a autora:

Tamyris Torres é romancista e contista, além de ser jornalista e psicanalista. Começou a sua carreira profissional em redações como Globoesporte.com, O Diário Lance! e UOL. Foi gerente de Comunicação e Marketing das academias de futebol do Ronaldinho Gaúcho e das academias de artes marciais Team Nogueira, dos irmãos Minotauro e Minotouro. Atuou como assessora de imprensa do Instituto Irmãos Nogueira e Universidade Castelo Branco. “O Destino de Irene” marca a carreira literária da autora, misturando as suas áreas de atuação, principalmente as leituras freudianas e lacanianas que, ao longo do livro, colaboraram para a criação de personagens humanizados, com conflitos e angústias a serem resolvidas, também traz a figura de uma analista e enriquece a trama com assuntos como a transferência e a resistência em sessões de análise.

Redes sociais da autora:

Instagram: @tamyristorresoficial


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »