MENU

30/03/2023 às 18h09min - Atualizada em 31/03/2023 às 00h00min

5 dicas para inovar e agilizar processos com a governança de TI

A governança de TI reúne processos que garantam o uso eficaz e eficiente da tecnologia da informação (TI)

SALA DA NOTÍCIA Luna Marina Oliva da Conceição
https://www.opus-software.com.br/
Divulgação

Para manter uma empresa competitiva no mercado e alinhada com suas metas corporativas, inovar e agilizar os processos de governança de TI passou a ser uma necessidade. Composta por normas e práticas definidas por cada organização para seu departamento de tecnologia, o papel da governança de TI é reunir processos que garantam o uso eficaz e eficiente da tecnologia da informação (TI), a fim de alcançar seus objetivos. 

Uma boa governança de TI impacta em redução de custos, supervisão eficiente e maior competitividade no mercado. Mas para que a implantação ofereça benefícios e ajude nas tomadas de decisões e investimentos, a OPUS Software, empresa especializada em soluções digitais, incluindo o desenvolvimento de software personalizado, que atua há mais de 30 anos no mercado, lista cinco dicas:

Entenda o papel da governança de TI
De acordo com a pesquisa da ISACA, “Better Tech Governance Is Better for Business”, os entrevistados acreditam que a melhoria na governança de TI impacta em 92% melhores resultados econômicos e 89% mais agilidade nos negócios. Apesar disso, o processo de implementação da governança de TI pode gerar atritos e é importante que os CIOs executem um modelo mais adaptável às constantes mudanças do mercado, para gerar menos conflitos. 

Reduza erros e otimize investimentos
Ao definir processos que melhoram o desempenho de uma organização, a governança de TI traz diversos benefícios para uma empresa. Afinal, ela garante segurança de dados, controle de processos internos, suporte para tomada de decisões e recursos tecnológicos otimizados. Portanto, um dos maiores benefícios da governança de TI é justamente a otimização dos investimentos da organização. Além disso, erros comuns são evitados, reduzindo riscos e aumentando a confiança dos clientes.  

Enxergue como um facilitador, e não um conjunto de restrições 
A governança de TI pode ser um braço direito para tomadas de decisões, já que promove agilidade e velocidade ao estabelecer autoridades nos níveis de organização de TI. Em um modelo tradicional, é necessário esperar semanas para que um conselho aprove certas medidas. À medida que os negócios, ecossistemas e plataformas digitais ganham impulso, eles criam requisitos de tomada de decisão que não podem mais ser atendidos pelas práticas tradicionais de governança.

Aplicando as inovações na governança de TI, um indivíduo ou uma equipe podem ficar responsáveis para que essas decisões sejam tomadas com mais agilidade. Ou seja, a governança deve ser focada em resultados, não em processos fixos. As empresas digitais líderes exibem uma capacidade de governança de TI que combina o foco nos resultados que precisam ser alcançados com a fluidez e capacidade de adaptação, levando em consideração a consciência situacional.

Utilize metodologias ágeis para sua implementação
O uso de metodologias ágeis é um começo para a implementação de novos modelos de governança de TI, que oferecem suporte à adaptabilidade e velocidade ao departamento. Utilizando essas técnicas, esses modelos eliminam a necessidade de revisões e aprovações de conselhos e comitês para novas ações, capacitando as equipes a tomar decisões e aceitar a responsabilidade por suas escolhas.

Atente-se à escolha do parceiro de tecnologia
Ao contratar parceiros de tecnologia, dois pontos são fundamentais para observar: a segurança e a governança de TI. Ambos geram confiança e precisam ser levados em consideração como métricas que assegurarão o desenvolvimento contínuo da sua organização. Todos os tipos de organizações devem estar prontas para se adaptar rapidamente e inovar constantemente e é fundamental que a governança se transforme junto, para permanecer alinhada e eficaz.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »