MENU

29/03/2023 às 23h59min - Atualizada em 29/03/2023 às 23h59min

Operação prendeu 245 pessoas por violência contra a mulher no Maranhão em 30 dias

Operação “Átria” aconteceu entre os dias 27 de fevereiro e 28 de março

Ascom/PC-MA
Uma das 245 prisões ocorridas no Maranhão na Operação Átria - Foto: Divulgação
   
A Polícia Civil prendeu, em apenas 30 dias, 245 pessoas pelo crime de violência contra a mulher no Maranhão. A operação “Átria” aconteceu entre os dias 27 de fevereiro e 28 de março.

Durante a operação, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão e 61 mandados de prisão preventiva contra investigados. Além disso, a Polícia Civil atendeu 2.213 mulheres, expediu 977 Medidas Protetivas de Urgência (MPU), concluiu 618 inquéritos e apreendeu 17 armas brancas e oito armas de fogo.

A Polícia Civil também realizou campanhas e palestras em shoppings, escolas e praças no Maranhão, com o objetivo conscientizar a população sobre a prevenção da violência contra a mulher, assim como o feminicídio.

Operação Átria

O balanço da operação no Maranhão foi apresentado nessa terça (28) durante uma coletiva de imprensa realizada na sede administrativa da Polícia Civil do Maranhão, em São Luís.

A operação foi planejada e coordenada pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP), em parceria com as forças de segurança dos estados. A ação ocorreu de forma simultânea em todo o Brasil, para fortalecer as medidas no combate à violência contra a mulher através de várias ações.

O nome Átria vem da principal estrela da constelação denominada “Triângulo Austral” do hemisfério estelar sul, que tem uma coloração alaranjada e consta na bandeira do Brasil. Considerando a posição de destaque da estrela, a operação objetiva reposicionar a mulher colocando-a em evidência e a retirando da condição de vítima.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »