MENU

29/03/2023 às 18h10min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h01min

Da internet para os livros físicos: conheça o autor mineiro Tullio Dias

Escritor lançou “O Almoço de Natal (Ou como sobreviver às reuniões familiares de fim de ano)”

SALA DA NOTÍCIA Daniel Corrêa

Autor, redator publicitário e crítico de cinema. O mineiro Tullio Dias explora, diariamente, diversas áreas da criação textual. Atualmente trabalhando em novos projetos, ele começa a desenvolver uma carreira literária com o caos urbano como pano de fundo na sua recente novela “Edifício Alvorada” e no romance com tons ensaísticos “O Almoço de Natal (Ou como sobreviver às reuniões familiares de fim de ano)”.

Leia “O Almoço de Natal (Ou como sobreviver às reuniões familiares de fim de ano)”: https://bit.ly/oalmocodenatal 

Leia “Edifício Alvorada”: https://bit.ly/EdificioAlvorada

“Após todos esses anos produzindo conteúdo digital para blogs e portais de cinema, ficava imaginando quando tomaria a decisão de deixar de produzir somente análises sobre obras criadas por outras pessoas e passaria a criar as minhas próprias", reflete Tullio.

Nascido em 1985 na cidade de Belo Horizonte (MG), Tullio é formado em Publicidade e Jornalismo, mas se destacou pelo seu trabalho como crítico de cinema em diversos portais, principalmente no Cinema de Buteco, do qual é co-fundador. No ano de 2021, publicou seu primeiro trabalho, a novela “Edifício Alvorada”, uma narrativa ácida e profana sobre a pandemia da COVID-19. Seu livro mais recente, lançado no fim do ano passado, foi fruto de um desafio criativo com os colaboradores do site. 

“Este livro começou de forma despretensiosa junto dos colegas do Cinema de Buteco, até que chegou a ideia de fazer um livro pensado no formato tradicional, para poder pegar, cheirar, passar as folhas, ou - Deus dos Livros que me perdoe -, até fazer marcações. E fazer isso especialmente com uma obra tão divertida de escrever, falando de coisas universais capazes de causar imensa identificação em qualquer pessoa, é muito bom também”, conta ele.

O resultado é uma obra que usa o período do fim de ano como metáfora para todos os desencontros que a sociedade esconde em seu íntimo, neste momento ainda lidando com resquícios da pandemia e política à flor da pele. Para isso, o autor aponta o dedo para si mesmo e seu círculo próximo.

“Existe mais de mim do que gostaria neste livro. Só que o tema 'briga familiar' é extremamente universal, por isso fiz boas horas de pesquisa em fóruns, Twitter, blogs e portais para identificar os fatores mais comuns para não deixar faltar. Sem medo de ser clichê, sabe? O objetivo era escrever algo que qualquer pessoa poderia se identificar. É muito difícil quando você vê na sua própria família tudo aquilo que combate através de seu trabalho. Reconhecer e apontar as visões tóxicas é um ato de amor. Mas a impressão que fica é que ódio cega demais as pessoas para entender isso”, conclui Dias.

Enquanto o autor prepara novos trabalhos, “O Almoço de Natal (Ou como sobreviver às reuniões familiares de fim de ano)” e “Edifício Alvorada” estão disponíveis para compra. 

Siga Tullio Dias: 

https://www.instagram.com/escritortulliodias 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »