MENU

28/03/2023 às 17h55min - Atualizada em 29/03/2023 às 00h00min

Como manter o crescimento da sua empresa em tempos de layoffs

Por Ney Pereira, CEO da 3C Plus, startup de tecnologia

SALA DA NOTÍCIA Victoria
Divulgação 3C Plus
 

Os números não mentem, as demissões em massa estão acontecendo de forma acelerada em todo o mundo. Somente nos quinze primeiros dias de 2023, foram demitidos 24.151 mil funcionários em 91 mil empresas ao redor do mundo, totalizando 1,6 mil pessoas demitidas por dia, de acordo com dados da Layoffs.fyi. Entre as empresas que precisaram adotar a demissão em massa, gigantes da tecnologia como Amazon, Google, Microsoft, Twitter e Meta também estão inclusos.

E  o principal motivo dessa onda de demissões em massa é o custo do dinheiro. 

A conjuntura econômica atual mostra que a taxa de juros subiu no mundo todo, o custo do capital ficou maior e as empresas de tecnologia e startups precisam, mais do que nunca, se reinventar e transformar as operações. As empresas precisam trabalhar estrategicamente para alcançarem o ponto de breakeven, ou seja, o equilíbrio entre os custos e a receita. Assim, elas estão adotando o método de contingência, como demissões em massa, para ajustar o custo à nova realidade.

Em contrapartida, alguns estão conseguindo ir contra o inverno das startups e manter o crescimento acelerado, contratando cada vez mais e mantendo baixo o número de demissões. O segredo está na cultura da empresa e no modelo de negócios.

Confira algumas das estratégias que contribuem para que empresas e startups continuem crescendo, mesmo em meio a crise.
 

BOOTSTRAPPING

Quando uma empresa se mantém sem a captação de investimentos, aprende a crescer e investir com a receita gerada pelos seus próprios clientes. Dessa forma, elas usam apenas o dinheiro que tem em caixa e evitam ficar no vermelho.

Isso resulta em dois fatores: maior controle sobre a saúde financeira e mais liberdade sobre a cultura da empresa.

Além disso, para uma startup bootstrapping é fundamental saber como escalar o número de vendas todos os meses, para manter o crescimento acelerado e ter caixa para reinvestir dentro do negócio. É dessa forma que ela desenvolve conhecimento do mercado e dos próprios recursos, maturidade e inteligência empresarial para manter os negócios em crescimento.
 

TESTAR RÁPIDO E APRENDER COM OS ERROS

Um dos grandes erros das empresas é iniciar um novo ICP ou lançar um novo produto com times muito robustos. O ideal é testar pequeno e rápido, validar os processos e corrigir os erros rapidamente. 

Com uma estrutura enxuta, deve-se aplicar e identificar se aquilo gera as métricas necessárias para investir lá na frente ou não. Dessa forma, é mais fácil corrigir os erros rapidamente sem grandes impactos.
 

PRESERVAR A CULTURA DA EMPRESA

Muito mais do que pensar em manter o crescimento acelerado, simultaneamente é preciso trabalhar para manter viva a cultura da empresa desde o onboarding de novas contratações, e seguir alimentando a mesma todos os dias.

O primeiro passo é entender que, independente do segmento, você está em um negócio de pessoas. Por isso é tão importante ter uma cultura forte dentro da companhia, assim todas as pessoas envolvidas no processo vão estar olhando para o mesmo objetivo.

O desafio de mantê-la começa quando o quadro de colaboradores aumenta. Com poucos funcionários é mais simples conhecer todos e propagar a mensagem da marca. Conforme chegam novas pessoas, esse processo fica mais difícil. Para garantir que seja propagada, é preciso avaliar muito bem as pessoas que você traz para dentro do time, principalmente para ter a garantia de que as pessoas que estão sendo contratadas tenham o perfil do que você quer. 

A melhor maneira de fazer isso é mostrando quem você é, tudo o que você faz e, se existir identificação do outro lado, vai facilitar na hora do processo seletivo. Ao fazer isso, é mais fácil atrair talentos que tenham fit cultural.

Preservar a cultura da empresa é o que vai levar os negócios para outro nível. Cuidar das pessoas, atrair e reter talentos não é uma consequência do sucesso, mas sim o motivo dele.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »