MENU

28/03/2023 às 21h28min - Atualizada em 28/03/2023 às 21h28min

Monitoramento da Defesa Civil aponta redução no nível do Rio Tocantins

A marca de 5.76 metros acima do normal foi registrada na manhã desta terça-feira.

Islene Lima
Superintendência de Defesa Civil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou mais um alerta laranja de chuvas intensas, entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100mm/dias, ventos intensos de 60-100km/h (Foto: Assessoria)

  
Nas últimas 24 horas o nível do Rio Tocantins recuou e a Defesa Civil do Município continua o trabalho de monitoramento, tanto nos bairros localizados na área ribeirinha, quanto nas imediações do Riacho Cacau, no Parque Alvorada I. Como forma de precaução, a
s famílias desabrigadas ainda são mantidas nos abrigos do Centro, Porto da Balsa e Parque Alvorada II, recebendo atendimento da Prefeitura, por meio de diversos serviços. 

Segundo os agentes da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil (Sumpdec), o monitoramento do rio ocorre diariamente, e na manhã desta terça-feira (28) chegou a 5.76 metros acima do considerado normal, marca positiva diante do período de chuvas intensas na região. 

O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, destaca o compromisso da gestão em ofertar serviços voltados para essas famílias, que vão desde o cadastramento das famílias; apoio na mudança; dentro dos abrigos, com ações ostensivas; e não menos importante, com a vistoria diária desses pontos, visando a segurança desses moradores que tiveram que sair das suas residências.

“A chuva deu uma trégua, mas a previsão é de mais chuva até abril. Se até sexta-feira (31), a gente observar que os pontos críticos já estão seguros para as famílias voltarem, nós iniciaremos o retorno aos que quiserem para seus respectivos imóveis, mas nada disso é concreto ainda, tudo pode mudar, e tudo depende do tempo”. Afirma Josiano.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgou mais um alerta laranja de chuvas intensas. Conforme publicado, o aviso destaca para chuva entre 30 e 60mm/h ou 50 e 100mm/dias, ventos intensos de 60-100km/h, com risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »