MENU

15/03/2023 às 08h48min - Atualizada em 28/03/2023 às 00h01min

Como não cair em golpes na compra de um automóvel usado? Especialista dá dicas

Mercado de carros usados deve voltar a crescer em 2023. Para Thiago Cruz, sócio-diretor da Carpivara, sistema que auxilia o consumidor na aquisição de veículos usados, os números são otimistas, mas é preciso se atentar para fazer uma compra segura

SALA DA NOTÍCIA Divulgação
Segundo a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o primeiro bimestre de 2023 teve uma variação positiva de 22% (2.052.550 x 1.680.280), na comercialização de veículos seminovos, em relação ao mesmo período do ano passado. Os dados incluem carros, comerciais leves, motos e caminhões. Para Thiago Cruz, especialista na orientação de compra segura aos consumidores que buscam por automóvel usado, esse crescimento surpreende já que no início do ano existem as dívidas de IPVA e normalmente é o período em que mais se tem compromissos financeiros. “Esse crescimento é bastante otimista do ponto de vista que os preços de automóveis seminovos e usados estão mais atrativos, e é uma oportunidade de compra principalmente para quem está em busca do primeiro carro”, comenta o sócio-diretor da Carpivara.
O especialista ressalta que, é preciso redobrar a atenção ao realizar a compra de um automóvel por conta própria, principalmente com ofertas atrativas. “A internet é uma facilitadora para tudo, inclusive na compra de automóveis usados ou seminovos. Uma possibilidade de encontrar o carro dos sonhos em qualquer cidade do país e realizar o negócio à distância”, comenta. Porém, é importante ressaltar “Qual a segurança dessa compra?”. Para Thiago Cruz, todo cuidado é válido, principalmente quando se envolve um valor financeiro alto na transição.
O sistema criado pelo especialista traz como referência a expressão “puxar a carpivara” que se remete a ficha de antecedentes. E através de todo processo necessário para uma compra segura, o profissional apresenta cinco dicas para que a compra de um veículo por meio digital seja sem riscos. São elas:
- Ao encontrar o veículo, realize uma consulta simples da placa. Através disso, você consegue verificar se o carro possui irregularidades e se corresponde ao anúncio.
-Inicie o bate-papo com o vendedor e solicite a documentação. É fundamental analisar a documentação para certificação de dados.
- Verifique todas as informações do anúncio e tire todas as dúvidas.
- Se o veículo que gostou estiver com um valor muito abaixo do mercado é preciso redobrar a atenção. Converse com o vendedor para entender o motivo de um preço abaixo e evitar um mau negócio.
- Realize a consulta do Renavam, através dela você consegue obter todas as informações necessárias como procedência do veículo, histórico de débitos, leilões, batidas, entre outras.
É preciso apenas ter o acesso a ferramenta para levantar as informações necessárias para a compra de um carro usado. “Muitas pessoas não sabem que é possível realizar uma boa compra sem a presença de uma concessionária como intermediadora. O ponto principal é buscar informações, levantar dados e realizar uma compra segura”, finaliza. 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »