MENU

20/03/2023 às 17h42min - Atualizada em 27/03/2023 às 00h01min

Nova edição do Livro-oráculo “A Mensagem Reencontrada”, escrito pelo francês Louis Cattiaux, será lançada no Brasil, em abril

Eventos de lançamento ocorrerão nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte e contarão com a presença do escritor e professor catalão Pere Sánchez Ferré, um dos mais importantes especialistas e estudiosos do tema

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
Um Livro-oráculo, que pode ser aberto ao acaso, e que responde às perguntas que lhe são feitas. Uma “biblio-mancia” (magia realizada por meio de livros). Uma obra ecumênica, que se harmoniza com as grandes tradições universais. Estas podem ser as definições do livro “A Mensagem Reencontrada ou o Relógio da Noite e do Dia de Deus”, escrito pelo alquimista e pintor francês Louis Cattiaux (1904-1953), editado agora numa nova edição brasileira, revisada e atualizada, com cuidadoso projeto gráfico e editorial e uma pintura do próprio Cattiaux na capa.

A nova publicação brasileira marca a estreia do selo Edições Barca do Sol, da Attar Editorial, criado para a publicação de textos desta linhagem. O livro traz um prefácio assinado pelo filósofo e poeta Lanza del Vasto (1901-1981), amigo de Ghandi e ativista da não violência, e apresentação de Emmanuel d'Hooghvorst (1914-1999) e Charles d'Hooghvorst (1924-2004), irmãos belgas, ambos escritores, que foram os primeiros companheiros de Cattiaux no estudo e difusão dos ensinamentos do livro. A tradução é de Alfredo Oliveira.

Encontros - Para o lançamento da nova edição, um dos mais importantes especialistas e estudiosos da obra e seus ensinamentos, o escritor e professor catalão Pere Sánchez Ferré, virá ao Brasil para um tour de palestras sobre o Livro e seus saberes, abertas ao público, seguidas por sessões de autógrafos. A participação nas palestras é gratuita.

Em São Paulo, o primeiro encontro ocorre no dia 12 de abril, quarta-feira, a partir das 19h na Livraria da Vila da rua Fradique Coutinho. No dia seguinte, 13 de abril, quinta feira, também às 19h, o professor fala, na Livraria NoveSete, especializada em literatura infantojuvenil, sobre O Segredo das Fábulas e O Conto de Cinderela, isto é, sobre o sentido hermético oculto neste secular conto de fadas.

Na semana seguinte, Ferré segue para o Rio de Janeiro, para uma nova palestra de apresentação e lançamento na capital fluminense, no dia 18 de abril, terça-feira, às 19h, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon. Na sequência, o professor espanhol desembarca em Belo Horizonte no dia 19 de abril, quarta-feira, às 19h na Livraria Quixote no bairro da Savassi, onde faz mais uma palestra de lançamento sobre “A Mensagem Reencontrada”.

Encerrando o giro brasileiro, Pere Sánchez Ferré volta a São Paulo, em 20 de Abril, quinta feira, e fala às 19h na Biblioteca Alceu de Amoroso Lima, em Pinheiros, especializada em Poesia, sobre Poesia e Sabedoria, isto é, sobre o sentido hermético oculto nas obras dos grandes poetas de todos os tempos.   

Sabedoria Universal – “A Mensagem Reencontrada” é um livro sapiencial, ecumênico e, ao mesmo tempo oracular, que pode ser aberto ao acaso para se obter as respostas que se buscam. Nele está presente e atualizada a Sabedoria universal de onde vieram todas as escolas iniciáticas e todas as religiões. Por esta razão, é uma obra profundamente ecumênica e compatível com todas as religiões e crenças, já que surge da raiz espiritual comum a todos os povos.

“Este livro nos ensina a ler outros livros. Estes ensinamentos foram reveladores para mim, porque mudaram a visão e a concepção que eu tinha de mim mesmo, da humanidade, do que estamos fazendo aqui e do destino que nos espera”.

“A Mensagem Reencontrada” foi publicada de forma completa pela primeira vez em 1956 sob os auspícios dos irmãos Emmanuel e Charles d'Hooghvorst, pela editora Denoël, de Paris, e pode ser considerado como o livro que fez o público ter contato com a hermenêutica tradicional. “Trata-se de uma doutrina que está na raiz e no fundamento do qual nascem todas as religiões, como uma atualização da sabedoria universal, que é atemporal”, comenta Ferré.

Agora com esta nova edição pela Edições Barca do Sol/Attar Editorial, Ferré espera que “a obra venha a ser mais conhecida no país, pois traz uma visão muito concordante com o espírito do Brasil, que é ecumênico e tolerante. É um livro para buscadores de Deus que queiram ir além das formas e dos símbolos, com um valor de ouro para nosso tempo de superficialidades, de banalidades, de dispersão e materialismo sem controle”.

Em seus mais de 5.000 aforismos ou pensamentos, a obra fala somente da sabedoria única de todos os tempos, porém com uma linguagem atual. Neste sentido, o professor Ferré afirma que ele “não pertence a nenhuma religião, mas abarca todas”.

É importante salientar que o leitor não precisa necessariamente ler o livro do começo ao fim. A melhor forma de se aproximar dele e consultá-lo é abrindo-o ao acaso e ler os versículos que se apresentam. Assim os leitores poderão obter uma resposta às suas perguntas, conselhos ou instruções, e percorrerão um caminho que leva ao sentido profundo do livro e do Espírito que o inspirou.

SERVIÇO
Título: A Mensagem Reencontrada – ou o Relógio da Noite e do Dia de Deus
Publicação: Edições Barca do Sol / Attar Editorial
ISBN: 978-65-997098-0-7
Capa e Projeto Gráfico: Thereza Almeida
Diagramação: Tania Maria dos Santos
Tradução: Alfredo Oliveira
Ilustração da Capa: La forêt philosophique – Louis Cattiaux
Preço de capa: R$ 80,00 (somente nos lançamentos)

Eventos de Lançamento – com palestras de Pere Sánchez Ferré
Dia: 12 de abril, quarta, às 19h
Local: Livraria da Vila
Endereço: Rua Fradique Coutinho, 915 Pinheiros, São Paulo - SP

Dia: 13 de abril, quinta, às 19h
Local: Livraria NoveSete
Endereço: Rua França Pinto, nº 97, São Paulo – SP
Palestra “O Segredo das Fábulas e O Conto de Cinderela”

Dia: 18 de abril, terça-feira, às 19h
Local: Livraria Travessa – Shopping Leblon
Endereço: Av. Afrânio de Melo Franco, 290 - Store 205 A - Leblon, Rio de Janeiro - RJ

Dia: 19 de abril, quarta-feira, às 19h
Local: Livraria Quixote
Endereço: R. Fernandes Tourinho, 274 - Savassi, Belo Horizonte – MG

Dia: 20 de abril, quinta, às 19h

Local: Biblioteca Alceu de Amoroso Lima
Endereço: Rua Henrique Schaumann, 777 - Pinheiros, São Paulo – SP
Palestra “Poesia e Sabedoria”
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »