MENU

24/03/2023 às 15h58min - Atualizada em 27/03/2023 às 00h00min

AT&T potencializa operações com NVIDIA AI

Gigante das telecomunicações adota NVIDIA AI para processar dados com mais eficiência, otimizar rotas de veículos de serviço e criar digital twins e avatares

SALA DA NOTÍCIA Isadora Fernandes
SANTA CLARA, Califórnia - GTC - 24 de março de 2023 - A AT&T Corp. e a NVIDIA anunciam uma colaboração na qual a AT&T continuará a transformar suas operações e aprimorar a sustentabilidade usando plataformas NVIDIA AI para processamento de dados, otimização de rotas da frota de serviços e criação de avatares digitais de IA conversacional para apoio e treinamento de funcionários.

A AT&T é a primeira provedora de telecomunicações a adotar um conjunto completo de ofertas de NVIDIA IA. Isso inclui aprimorar seu processamento de dados usando o pacote de software NVIDIA AI Enterprise, que inclui o NVIDIA RAPIDS Accelerator para Apache Spark, permitir a otimização e o roteamento de veículos em tempo real com o NVIDIA cuOpt,  adotar avatares digitais com o NVIDIA Omniverse Avatar Cloud Engine e o NVIDIA Tokkio e utilizar IA conversacional com o NVIDIA Riva.

“Nós nos esforçamos todos os dias para oferecer a rede global mais eficiente, enquanto buscamos zerar as emissões em nossas operações”, diz Andy Markus, diretor de dados da AT&T. “Trabalhar com a NVIDIA para impulsionar soluções de IA em nossos negócios ajudará a aprimorar as experiências de nossos funcionários e clientes.”

“As indústrias estão adotando uma nova era na qual chatbots, mecanismos de recomendação e bibliotecas aceleradas para otimização de dados ajudam a produzir inovações orientadas por IA”, afirma Manuvir Das, vice-presidente de computação empresarial da NVIDIA. “Nosso trabalho com a AT&T ajudará a empresa a explorar melhor seus dados para impulsionar novos serviços e soluções para as telecomunicações alimentadas por IA.”

O dilema dos dados

A AT&T, que se comprometeu a ser neutra em carbono até 2035, instituiu amplas iniciativas para tornar suas operações mais eficientes. Um grande desafio é otimizar o consumo de energia e, ao mesmo tempo, entregar uma infraestrutura de rede que forneça dados em alta velocidade.

A AT&T processa mais de 590 petabytes de dados em média por dia. Isso é o equivalente a cerca de 6,5 milhões de filmes 4K ou mais de oito vezes o conteúdo armazenado na Biblioteca do Congresso dos EUA, se todas as suas coleções fossem digitalizadas.

As empresas de telecomunicações que buscam reduzir o consumo de energia enfrentam desafios em suas operações. Dentre as redes, a rede de acesso por rádio (RAN) consome 73% da energia, enquanto os serviços de rede central, data centers e operações usam 13%, 9% e 5%, respectivamente, de acordo com o GSMA, um grupo comercial do setor móvel.

A AT&T adotou pela primeira vez o NVIDIA RAPIDS Accelerator para Apache Spark para capitalizar GPUs com baixo consumo de energia em seus pipelines de IA e ciência de dados. De acordo com a AT&T, isso ajudou a aumentar sua eficiência operacional em tudo, desde o treinamento de modelos de IA e a manutenção da qualidade e otimização da rede, até a redução da rotatividade de clientes e melhoria na detecção de fraudes.

"O setor de telecomunicação se beneficia com as tecnologias da NVIDIA, e com isso, todos os outros ramos, incluindo indústrias, escritórios, varejo, saúde e agronegócio, dependem dos serviços de conectividade para evoluir. Por isso, essas novidades são tão importantes para o ecossitema industrial como um todo", afirma Marcio Aguiar, diretor da divisão Enterprise da NVIDIA para América Latina
Dos pipelines de dados e IA que são alvo do Spark-RAPIDS, a AT&T economiza cerca de metade de seus gastos com computação em nuvem e percebe um desempenho mais rápido, ao mesmo tempo em que reduz sua pegada de carbono.

Despacho de serviços de campo aprimorado

A AT&T, que opera uma das maiores equipes de despacho de serviços de campo para atender seus clientes, está atualmente testando o software NVIDIA cuOpt para aprimorar seus recursos de despacho de serviços de campo para lidar com roteamento técnico mais complexo e desafios de otimização.

O roteamento requer trilhões de cálculos para levar em consideração uma variedade de fatores, desde o tráfego e as condições climáticas até a mudança de planos do cliente ou o nível de habilidade de um determinado técnico, na situação em que um trabalho complicado possa exigir um deslocamento adicional.
Nos primeiros testes, o cuOpt fornecia soluções em 10 segundos, enquanto a mesma computação em CPUs x86 levava 1.000 segundos. Isso resultou em uma redução de 40% nos custos de nuvem e permitiu que os técnicos concluíssem mais chamadas de serviço todos os dias. O NVIDIA cuOpt permite que a AT&T execute software de otimização de despacho quase contínuo, combinando o NVIDIA RAPIDS com algoritmos heurísticos de pesquisa local e meta-heurísticas, como a pesquisa Tabu.

Agradando os clientes, acelerando o design da rede

Como parte de seus esforços para melhorar a produtividade de seus mais de 150.000 funcionários, a AT&T está adotando o NVIDIA Omniverse ACE e o NVIDIA Tokkio, microsserviços de IA nativos da nuvem, fluxos de trabalho e estruturas de aplicações para que os desenvolvedores criem, personalizem e implementem facilmente avatares interativos que enxergam, percebem e conversam de forma inteligente e fornecem recomendações para aprimorar a experiência de atendimento ao cliente.

Para IA conversacional, a operadora também usa o kit de desenvolvimento de software NVIDIA Riva e está examinando outros casos de uso de operações e atendimento ao cliente para digital twins e IA generativa.
A AT&T também está aproveitando o 5G rápido e sua rede de fibra para fornecer jogos na nuvem do NVIDIA GeForce NOW™ a 120 quadros por segundo em dispositivos móveis e 240 QPS em casa.

 
Sobre a NVIDIA

Desde sua fundação em 1993, a NVIDIA (NASDAQ: NVDA) tem sido pioneira em computação acelerada. A invenção da GPU pela empresa em 1999 estimulou o crescimento do mercado de games para PC, redefiniu a computação gráfica, iniciou a era da IA moderna e tem ajudado na criação do metaverso. A NVIDIA agora é uma empresa de computação full-stack com soluções em escala de data center que estão revolucionando o setor. Mais informações em: https://blog.nvidia.com.br/.

Acesse também:

Site oficial da NVIDIA no Brasil: https://www.nvidia.com/pt-br/
Facebook: @NVIDIABrasil
Twitter: @NVIDIABrasil
YouTube:  NVIDIA Latinoamérica
 
Determinadas declarações neste comunicado à imprensa, incluindo, mas não se limitando a, declarações referentes a: benefícios, impacto, disponibilidade e desempenho de nossos produtos e tecnologias, incluindo NVIDIA AI Enterprise, NVIDIA RAPIDS Accelerator, NVIDIA cuOpt, NVIDIA Omniverse Avatar Cloud Engine, NVIDIA Tokkio, NVIDIA Riva e NVIDIA GeForce NOW; os benefícios, impacto, disponibilidade e progresso da colaboração com a AT&T; indústrias adotando uma nova era em que chatbots, mecanismos de recomendação e bibliotecas aceleradas para otimização de dados ajudam a produzir inovações impulsionadas por IA são declarações prospectivas e estão sujeitas aos riscos e incertezas que podem fazer com que os resultados sejam materialmente diferentes das expectativas. Os fatores importantes que podem fazer com que os resultados reais sejam materialmente diferentes incluem: condições econômicas globais; a dependência da NVIDIA de terceiros para manufaturar, montar, empacotar e testar produtos NVIDIA; o impacto do desenvolvimento tecnológico e da concorrência; o desenvolvimento de novos produtos e tecnologias NVIDIA ou melhorias nos já existentes; a aceitação de produtos NVIDIA ou de produtos de parceiros NVIDIA no mercado; defeitos de software, projeto ou manufatura; mudanças nas preferências ou nas demandas do consumidor; mudanças nas interfaces e nos padrões do setor; perda inesperada de desempenho de produtos ou tecnologias NVIDIA quando integrados a sistemas; e outros fatores detalhados regularmente nos relatórios mais atuais apresentados pela NVIDIA à Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio (SEC – Securities and Exchange Commission), incluindo, mas não limitados a, seu relatório anual no Formulário 10-K e os relatórios trimestrais no Formulário 10-Q. As cópias dos relatórios apresentados à SEC são publicadas no site da empresa e estão disponíveis na NVIDIA gratuitamente. Essas declarações prospectivas não são garantias de desempenho futuro e são baseadas em fatos até esta data, e, salvo por determinação legal, a NVIDIA isenta-se de qualquer obrigação de atualizar tais declarações para refletirem circunstâncias ou eventos futuros.
© 2023 NVIDIA Corporation. Todos os direitos reservados. NVIDIA, o logotipo NVIDIA, RAPIDS, cuOpt, GeForce Now e NVIDIA Omniverse são marcas comerciais e/ou marcas registradas da NVIDIA Corporation nos EUA e em outros países. Outros nomes de empresas e produtos podem ser marcas comerciais das respectivas empresas com as quais estão associadas. Os recursos, preços, disponibilidade e especificações estão sujeitos a alterações sem aviso.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »