MENU

24/03/2023 às 16h06min - Atualizada em 25/03/2023 às 00h00min

Cibersegurança precisa fazer parte do mapa de riscos organizacionais, afirmam especialistas

Mitigar riscos, antecipar falhas e acelerar o tempo de resposta são alguns dos benefícios ao adotar essa prática

SALA DA NOTÍCIA Victor Theodoro
São Paulo, março de 2023 - Durante o Survey Global Risks Report 2022 produzido pelo Fórum Econômico Mundial (WEF), participantes apontaram falhas de cibersegurança como o maior risco tecnológico para os próximos dois anos, o que ratifica a importância do tema. Por isso, questões relacionadas à segurança da informação precisam estar presentes no Mapa de Riscos das organizações.

O Mapa de Riscos visa identificar ameaças às quais a empresa acredita estar sujeita. Riscos financeiros, econômicos, sociais, políticos, de saúde e segurança, ambientais, operacionais, estratégicos, de conformidade/compliance e jurídicos são exemplos de riscos corporativos que podem afetar as operações de uma organização, sejam elas financeiras, legais, jurídicas, reputacionais, políticas, operacionais, sociais, ambientais, técnicas, entre outras. A partir dele, gestores e tomadores de decisão procuram se antecipar a possíveis problemas que possam afetar os resultados e/ou impactar na imagem organizacional, planejando ações preventivas contra esses riscos.

De acordo com a 3° Pesquisa Tempest de Cibersegurança, apenas 51% das empresas afirmaram que a cibersegurança está presente em seus Mapas de Risco. “É importante que os líderes se questionem sobre quais medidas estão sendo tomadas para aproximar a cibersegurança do seus core business, principalmente porque segurança digital não é uma questão apenas da área de TI. A partir do momento que a cibersegurança passa a estar presente nos mapas de riscos, é possível antecipar falhas e acelerar o tempo de resposta aos incidentes”, afirma o Diretor Executivo da Tempest Security Intelligence, Aldo Albuquerque.

É preciso que líderes e gestores das mais diversas áreas, quando realizarem o mapeamento de riscos, contemplem a segurança digital da informação, para encontrar possíveis pontos críticos, principalmente os que requerem maior atenção, para aumentar o grau de proteção das empresas e mitigar riscos.

Sobre a Tempest:  
A Tempest Security Intelligence é uma empresa brasileira com atuação global. É a maior companhia brasileira especializada em cibersegurança e prevenção a fraudes digitais. Sediada no Recife, a Tempest conta também com escritórios em São Paulo e Londres, com mais de 500 colaboradores. Ao longo de seus quase 22 anos, a Tempest ajudou a proteger mais de 500 empresas de todos os portes e setores, dentre elas companhias do setor financeiro, varejo, e-commerce, indústria e healthcare, atuando em clientes nacionais e internacionais atendidos tanto pelo time no Brasil quanto no Reino Unido. Em 2020, a Tempest conquistou um parceiro de peso para continuar na vanguarda da cibersegurança, recebendo um grande aporte da Embraer, companhia brasileira de engenharia aeroespacial, o qual resultou em um dos maiores investimentos já realizados na história do setor de cibersegurança na América Latina. 
Acesse o site.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »