MENU

24/03/2023 às 17h53min - Atualizada em 24/03/2023 às 17h53min

Produção industrial apresentou queda em fevereiro, mas número de trabalhadores empregados cresceu no estado

Os dados são da Sondagem Industrial, uma pesquisa mensal elaborada pela FIEMA em parceria com a CNI

Da Redação
Imprensa/FIEMA
Foto: Divulgação
 
São Luís - A produção da indústria declinou quando analisada no Maranhão, no Nordeste e no Brasil em fevereiro deste ano. O estado ficou com 45,8 pontos, o Brasil com 45,2 pontos e o Nordeste com 43,4 pontos. Essa queda demonstra uma situação crítica para o setor.  

Apesar da queda que deixou a produção industrial abaixo da linha divisória dos 50 pontos, o número de empregados cresceu 5,5 pontos no Maranhão em fevereiro, ficando com 55,5 pontos. Crescimento que ocorre desde dezembro, após queda significativa em novembro de 2022.  

O estoque para a indústria como um todo permaneceu em 50 pontos, valor igual em janeiro. Em termos de estoque efetivo ou estoque final, as variações mais positivas foram registradas entre as médias e grandes empresas. Nas pequenas empresas, a variação ainda continua negativa como no mês de janeiro.  

A Utilização da Capacidade Instalada (UCI) apresentou ligeiro desvio negativo, atingindo 55,5 pontos. Nesse setor, os indicadores são influenciados pela atuação das médias e grandes empresas, apresentando melhora significativa.  

Quando se trata de projeções para os próximos seis meses, o índice teve movimentos negativos em todos os indicadores: Demanda (-5,6 pontos), Empregados (-15,3 pontos), Matérias-Primas (-20,8 pontos) e Exportações (-16,6 pontos). As expectativas das pequenas empresas contribuíram significativamente para esses resultados. Apesar da queda, a métrica ainda está acima da linha de 50 pontos, o que não é desanimador.  

Os dados desta Sondagem Industrial foram coletados entre os dias 03 e 10 de março em 86 indústrias dos segmentos de produtos alimentícios, confecção de artigos do vestuário e acessórios, couros e artefatos de couros, biocombustíveis e produtos de metais (exceto máquinas e equipamentos).  

A sondagem Industrial é uma pesquisa elaborada de forma mensal pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA) em parceria com a Confederação Nacional das Indústrias (CNI). Outras pesquisas, sondagens e indicadores podem ser encontrados nas publicações do site FIEMA. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »