MENU

23/03/2023 às 17h57min - Atualizada em 24/03/2023 às 00h00min

Negligência de funcionários e brechas exploradas por ciberataques são as maiores preocupações das empresas

Relatório da Kaspersky revela os principais problemas de segurança das empresas no Brasil e oferece dicas para evitá-los

SALA DA NOTÍCIA Kaspersky
Kaspersky
23 de março de 2023

Em seu novo relatório “Kaspersky IT Security Economics”, a empresa de cibersegurança relata que os vazamentos de dados de sistemas internos causados tanto por ciberataques quanto por funcionários são a maior preocupação que as empresas brasileiras enfrentam. O aumento com os cuidados na proteção de informações pessoais está fazendo que os líderes empresariais no país fiquem mais atentos às políticas de transparência dos seus fornecedores. Veja as recomendações da Kaspersky para minimizar o risco de violações de dados.

A pesquisa global da Kaspersky, conduzida com líderes do setor de tecnologia da informação (TI), mostra que a perda ou exposição de informações corporativas ou de clientes devido uma violação de dados é uma grande dor de cabeça para as companhias. No Brasil, 50% dos entrevistados - tanto de grandes corporações quanto de PMEs - apontaram esta questão como o aspecto mais desafiador relacionado à cibersegurança. Entre outras preocupações mais frequentes estão o custo da segurança de ambientes cada vez mais complexos e o planejamento inadequado de suas empresas que geram paradas ou perdas de produtividade, com 43,1% e 36,2% das respostas, respectivamente.

Avaliando especificamente os desafios de segurança mais frequentes, os entrevistados brasileiros indicaram os vazamentos de dados de sistemas internos causados por ciberataques (27,5%) ou por funcionários (20,6%) como os mais preocupantes.

Esses incidentes superaram temas importantes como a identificação de vulnerabilidades no sistema de TI da empresa ou os incidentes que afetam a infraestrutura de TI hospedada por terceiros (nuvem), que registraram respectivamente 18,1% e 15,6% das respostas.

Considerando que a proteção de dados se tornou o problema de segurança corporativa mais importante, as empresas estão dando agora uma importância considerável às políticas de transparência dos seus fornecedores e contratantes. Dos entrevistados, 96,3% dos líderes latinos americanos consideram que a presença ou ausência de políticas de transparência é um fator importante na decisão de fazer ou não negócios com um fornecedor ou contratado.

Dados na pesquisa mostram ainda que 85% das organizações latinas já contam com políticas de transparência em suas organizações e 91,9% confirmaram também a disponibilidade para investir recursos em um desenvolvimento futuro.

"No Brasil, temos um facilitador que é a Lei Geral de Proteção de Dados que exige esse cuidado com as informações que são coletadas, armazenadas e processadas. Mas, pela experiencia recente, vimos que o impacto na reputação das marcas que viraram notícias nos últimos dois anos foi a real motivador essa tendência”, avalia Roberto Rebouças, gerente-executivo da Kaspersky no Brasil. “O único problema dessa motivação, é que os líderes querem uma solução rápida e estão dispostos a pagar o resgate. Infelizmente, essa é a decisão errada, pois motiva ainda mais os ataques. O recomendado é que a estratégia de segurança seja revisada e aprimorada. É um erro pensar que esses ataques são supercomplexos, na verdade eles começam com um e-mail falso, um anexo malicioso ou uma senha fraca. A única diferença é que publicidade que os grupos de ransomware estão usando para forçar as organizações a aceitar a extorsão – pois isso o backup não evita.”

Para minimizar o risco de quaisquer ataques e violações de dados para as empresas, a Kaspersky recomenda:
  • A utilização de proteção endpoint com registo comprovado, especialmente no combate contra ransomware.
  • Avalie serviços de detecção e resposta que ajudam na investigação de ataques e no fornecimento de respostas especializadas para cada tipo de necessidade.
  • Invista em treinamentos básicos de cibersegurança para ensinar todos os funcionários como evitar golpes comuns, a fim de reduzir a probabilidade de incidentes por falta de informação. Aqui você encontra outras técnicas a serem utilizadas para conscientização da cibersegurança.

O relatório completo "IT Security Economics 2022" está disponível para download aqui.

Sobre a Kaspersky
A Kaspersky é uma empresa global de cibersegurança e privacidade digital fundada em 1997. O seu profundo conhecimento do panorama de inteligência de ameaças e a sua experiência leva à criação contínua de soluções de segurança e serviços para proteger as empresas, as infraestruturas mais críticas, Governos e consumidores por todo o mundo. O portfólio de segurança da empresa inclui a solução líder de proteção para endpoint e um vasto número de soluções e serviços de segurança especializados que visam combater as ameaças digitais mais sofisticadas e em permanente evolução. Atualmente, mais de 400 milhões de utilizadores estão protegidos pelas tecnologias da Kaspersky e a empresa ajuda cerca de 240.000 clientes corporativos a proteger o que lhes é mais importante. Mais informações no site.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »