MENU

23/03/2023 às 19h07min - Atualizada em 23/03/2023 às 19h07min

Major é preso pela PF na 9ª fase da Operação Lesa Pátria

Preso é suspeito de ter incitado os atos criminosos e ter ensinado táticas de guerrilha aos participantes

Coordenação-Geral de Comunicação Social
Foto: José Cruz/Agência Brasil
 
Brasília - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (23/3) a 9ª fase da Operação Lesa Pátria, ação que tem por objetivo identificar e prender pessoas que participaram, financiaram, omitiram-se e fomentaram os fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos daquelas Instituições.

Policiais federais cumpriram nesta fase um mandado de prisão preventiva em Riacho Fundo/DF, em desfavor de um suspeito de atuar como incitar dos atos antidemocráticos e um dos administradores dos recursos que financiavam as ações.

As investigações apontam ainda que o preso teria ensinado táticas de guerrilha para os participantes do acampamento situado no QG do Exército, em Brasília.

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

As investigações continuam em curso e a Operação Lesa Pátria é permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas. 

Major preso
O acusado preso pela 9ª fase da Operação Lesa Pátria, da Polícia Federal, é o major da reserva Cláudio Mendes dos Santos, da Polícia Militar do Distrito Federal. Ele é acusado de ser uma das lideranças do acampamento golpista instalado em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. O PM seria um dos administradores dos recursos que financiavam as ações, além de ser o responsável por ensinar táticas de guerrilha aos golpistas. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »