MENU

22/03/2023 às 17h29min - Atualizada em 23/03/2023 às 00h00min

Salve a Favela: KondZilla e MainStreet lançam videoclipe pelas vítimas por engano em ações policiais

Com MCs Poze do Rodo, Bielzin, Borges e Cabelinho, música nasce da união das maiores gravadoras de rap e trap do país, para jogar luz numa realidade que atinge 18 milhões de pessoas no Brasil, convocando reflexão sobre perfilamento racial; clipe tem participação especial de André Ramiro

SALA DA NOTÍCIA Casé Comunica
‘Salve a favela! Respeita a nossa correria. E a nossa arma é a nossa sabedoria. E a nossa meta é acabar com essa covardia’. Através desse refrão, esse é o chamado do movimento inédito entre KondZilla e MainStreet Records, envolvendo música e videoclipe, para jogar luz na questão urgente, grave e rotineira vivida por 18 milhões* de moradores de favelas do Brasil. Todos os dias pessoas inocentes, a maior parte delas pretas, são mortas de forma covarde e por engano durante operações policiais. Nos casos - todos reais no videoclipe - jovens e trabalhadores são confundidos com criminosos portando armas de fogo quando, na verdade, carregam objetos inofensivos como guarda-chuva, ferramenta, celular e livro, entre outros.

Ao escancarar a realidade, fruto do debate sobre perfilamento racial, o objetivo da primeira parceria entre as maiores gravadoras de funk, rap e trap do país - e concorrentes nesse mercado - é mostrar união diante de uma causa aparentemente longe de solução. E, mais do que isso, convocar a sociedade a ouvir o pedido de socorro das comunidades em prol de corpos pretos e periféricos que são mortos diariamente, deixando rastros de dor e medo.

Para dar voz e rosto a esse chamamento, da união dessas duas gigantes da indústria fonográfica, surgiu o convite para quatro dos nomes mais icônicos dos gêneros na atualidade: MCs Poze do Rodo, Bielzin e Borges, artistas exclusivos da MainStreet, além de Cabelinho, que atualmente está no elenco da novela ‘Vai na Fé’, da Rede Globo. Nascidos e criados em favelas do Rio de Janeiro, vivenciando essa realidade de perto, todos foram responsáveis pela composição e interpretação da música.

“Para nós, ‘Salve a Favela’ tem uma relevância gigantesca, além de ter sido um grande desafio. Infelizmente, estamos falando de um tema cotidiano e fazer isso através do Rap já nos faria cair num clichê por si só. Por isso, buscamos uma nova forma de apresentar o tema e, de fato, comover a audiência. O projeto é diferente porque, além de ser um grito clamando por atenção para casos reais, ele nos conduz ao conhecimento, passando pela revolta e desaguando num chamado à justiça, com uma atitude prática, exigindo ao STF uma mudança na lei de excludente de ilicitude. Algo precisa ser feito e ninguém está olhando para isso”, exalta Lucas Lang, sócio e fundador da MainStreet.

O filme

Com quase sete minutos, o videoclipe se assemelha a um curta-metragem e mostra cenas baseadas nas histórias reais das vítimas, vivendo em comunidades periféricas do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. No elenco, o destaque fica a cargo da participação especial do ator André Ramiro que, após 16 anos, aceitou fazer novamente o papel de policial e vestir uma farda. Ramiro viveu nos cinemas o emblemático policial André Mathias, nos filmes Tropa de Elite 1 e 2, ganhando protagonismo com o personagem de boa conduta profissional e ‘antissistema’. Nesse contexto, em ‘Salve a Favela’, o ator, que também é rapper, fez questão de roteirizar suas falas para ajudar a reforçar o lado humanizado.

“Me senti honrado em participar do Salve a Favela. O videoclipe é uma denúncia em forma de curta-metragem musical e aborda o quanto esses crimes permanecem impunes e afetam,  em sua maioria, pessoas pobres e pretas, tornando vítimas os moradores das favelas do Brasil. Infelizmente é muito atual e extremamente necessário que façamos algo urgentemente junto à sociedade, para que tenhamos de fato paz e justiça de maneira igualitária para todo e qualquer cidadão, independentemente da classe social ou etnia”, diz o ator André Ramiro.

Ao lado de André Ramiro, moradores e artistas amadores de escolas de teatro das comunidades, que representam 60% do casting do filme, encenaram suas próprias realidades, contribuindo ainda mais para o resultado final. Com direção de Rafa Damy, em parceria com Gabriel Zerra, responsável por mais de mil clipes da KondZilla e Gabriel Pinheiro, ambos nascidos e criados na periferia, o filme contou com a ‘codireção’ de diversos moradores do Alemão, que acompanharam de perto todas as cenas - trazendo um olhar ainda mais empático e condizente, de fato, com o sofrimento vivido por inúmeras famílias todos os dias. Com linguagem cinematográfica e visceral, o objetivo da produção é mostrar a vida como ela é para uma significativa parcela da população brasileira.

“Foi uma experiência incrível ter trabalhado com essa equipe técnica, estar junto com KondZilla e conviver um pouco com o carinho recebido pelos moradores do Complexo do Alemão. Além, claro, de conhecer e acompanhar de perto talentos como Poze, Bielzin, Cabelinho Borges.. Que esse videoclipe seja mais uma ferramenta no combate ao preconceito e à violência”, afirma Ramiro.

Confira aqui o resultado do videoclipe Salve a Favela

A música também está disponível nas principais plataformas digitais, como Spotify, Deezer e Apple Music, entre outras.

Ajude a salvar a favela e contribua para ecoar esse pedido de socorro. Acesse  www.salveafavela.com.br, veja as histórias reais de algumas das vítimas e conheça a ADI 5032. Trata-se de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade, apresentada pela Procuradoria-Geral da República ao STF (Supremo Tribunal Federal), em 2013, e em trâmite até hoje, pedindo para que crimes cometidos por agentes das Forças Armadas durante o exercício de suas atividades, em operações de garantia da lei e da ordem (GLO) e de combate ao crime, sejam julgados pela Justiça Comum e não pela Justiça Militar.

O movimento #salveafavela foi lançado para que a população possa vigiar e cobrar, com o intuito de tornar casos reais, como os do videoclipe, em crimes cada vez menos comuns.

Clique aqui e baixe os materiais visuais (imagens e frames) de ‘Salve a Favela’.

*Segundo dados divulgados pelo Data Favela em 17 de março de 2023.



Sobre a KondZilla
KondZilla completa 12 anos em 2023 mantendo conexões sólidas com os principais agentes da mídia dos nossos tempos como Facebook, Spotify e TikTok. A produtora, editora e gravadora KondZilla atua em diversas frentes. A vertical de Filmes cuida da concepção e realização de clipes e de produtos de ficção: criou a série “Sintonia”, a mais assistida do Brasil em 2019 na Netflix. Música: hoje agencia a carreira dos maiores e melhores artistas de funk. Já o licenciamento responde por produtos como capinha de celular, bonés e material escolar. A missão é uma só: produzir conteúdos de qualidade e entregar a mensagem de maneira orgânica e emocionante.

Sobre a MainStreet
Desde que foi fundada, em 2020, a gravadora carioca MainStreet Records tornou-se um expoente do rap brasileiro ao explorar parcerias do trap com o funk carioca. E com apenas um ano após o início dos seus trabalhos, a gravadora se tornou a maior em número de ouvintes mensais do rap nacional, dentro da plataforma do Spotify. Atualmente, a MainStreet Records possui 6.3 milhões de ouvintes mensais no Spotify. Já no YouTube, são 2.8 milhões de inscritos no canal, acumulando mais de 1.3 bilhão de views, consolidando sua posição como a maior gravadora do Brasil.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »