MENU

20/03/2023 às 17h23min - Atualizada em 22/03/2023 às 00h01min

Centro Tecnológico Randon conquista certificação do Inmetro para ancoragem de cintos de segurança e bancos

A nova acreditação também permite a realização de testes do chamado sistema Isofix, padrão internacional de fixação de cadeiras infantis

SALA DA NOTÍCIA Assessoria de imprensa
Alex Battistel
O Centro Tecnológico Randon (CTR) está certificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) para a realização de testes de ancoragem de cintos de segurança em poltronas e em cadeiras para transporte de crianças, que é o chamado sistema Isofix, padrão internacional de fixação para automóveis, camionetas e utilitários. Com pontos de conexão específicos, o sistema confere mais segurança no transporte de crianças e, desde 2020, é item obrigatório em veículos novos.
 
A homologação do Inmetro ocorreu em setembro do ano passado, a partir de certificação emitida pela Coordenação Geral de Acreditação do órgão federal. Com isso, o CTR está apto a validar testes normativos de poltronas e do conjunto Isofix de qualquer modelo de veículo que tenha o sistema. Os ensaios são realizados nos laboratórios do CTR, em Farroupilha (RS).

Segundo o gerente do CTR, Joel Ciapparini, a nova acreditação amplia o portfólio de serviços do Centro. “A liberação do Inmetro reforça nossa credibilidade e mostra a responsabilidade de nossas equipes, que já conduzem diferentes tipos de testes para validação e homologação de produtos de forma acelerada, com resultados precisos e confidencialidade para os clientes. Cada vez mais, o mercado toma conhecimento dos serviços do CTR, que é um hub de engenharia completo destinado ao desenvolvimento de tecnologias para testes e validação de produtos”, explica.

Localizado em uma área de mais de 90 hectares, o Centro Tecnológico Randon funciona como um hub de engenharias, onde é possível testar e homologar produtos em um único local, com o suporte de uma equipe especializada, recursos e completa infraestrutura. O CTR é um centro para testes aberto, que conta com laboratórios e testes acreditados, um campo de provas com mais de 20 tipos de pistas – com destaque para os 53 mil m² de VDA (Vehicle Dynamics Area ou área de dinâmica veicular) e os 1,8 mil m² de área de baixo atrito – totalizando 15 quilômetros, onde são reproduzidos os mais diferentes pavimentos e irregularidades específicas para realização de testes nas mais variadas condições.

Somado a sua infraestrutura de pistas, laboratórios e oficinas, o CTR conta com uma equipe de engenheiros, técnicos e pilotos altamente capacitada para o desenvolvimento e a execução dos ensaios com foco absoluto na segurança e confidencialidade dos projetos. Atende aos segmentos de linha leve, agrícola, sistemistas, caminhões, implementos, ônibus e utilitários.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »