MENU

15/03/2023 às 20h58min - Atualizada em 21/03/2023 às 00h01min

Livro infantil reúne sonhos de mulheres de maneira inspiradora

Acompanhado de um sarau, lançamento da obra, produzida pela artista Isabela Mota, acontecerá no dia 18 de março em São Paulo

SALA DA NOTÍCIA Mariana Mascarenhas
Imagine estar andando pelas ruas de São Paulo quando, de repente, você se depara com um pedido inusitado: “Procuro Mulheres que Sonham Futuros”. Qual seria a sua reação? Pois essa foi a proposta da artista Isabela Mota em busca de mulheres sonhadoras, que vivenciaram algo pela primeira vez após os 30 anos.
 
No mês de março de 2022, durante 12 meses, ela saiu pelas regiões central e periférica de São Paulo segurando uma placa com tal proposta e se deparou com as mais diversas reações. Enquanto algumas mulheres estranhavam o pedido, outras se viram diante de uma oportunidade para refletir sobre os próprios sonhos e futuro, afinal, em meio a correria da vida, muitas não têm tempo nem para sonhar. Já outras relataram experiências como a primeira viagem de balão aos 40 anos, a primeira festa de aniversário aos 35, a descoberta de um novo amor aos 74, o primeiro book fotográfico aos 60, entre muitos outros relatos.
 
Após ouvir e registrar o depoimento de mais de 100 entrevistadas, Isabela transformou essas histórias em um livro infantil chamado Travessias, no qual uma heroína, uma princesinha de 74 anos, ganha ingressos para ver a final da Copa do Mundo. Sem conhecer muito bem os caminhos que levam ao estádio, ela se aventura em uma viagem repleta de descobertas e experiências inéditas. Durante sua travessia, ela encontra mulheres maravilhosas dispostas a ajudá-la a realizar o desejo de infância. A obra será lançada no dia 18 de março, a partir das 11h, na biblioteca pública Sérgio Buarque de Holanda. Já no período da tarde, a partir das 14h, o lançamento acontece na Oficina Cultural Alfredo Volpi. O evento terá um sarau produzido por quatro mulheres, com mais de 30 anos, que se apresentarão profissionalmente pela primeira vez e contará com intérprete em libras. As apresentações são voltadas para um público intergeracional. Os livros serão distribuídos gratuitamente para todos os presentes.
 
Em formato de livro-objeto, Travessias é uma espécie de passaporte ou diário de viagem com ilustrações em massinha que imitam fotos dessas personagens. “O público-alvo são crianças de sete a doze anos, mas se acredita que muitas mulheres adultas poderão se encantar com ele e se sentir representadas”.
 
Para a Coordenadora Assistente de Cultura, Rubia Fraga, que será mestre de cerimônias do lançamento, o evento será um lindo encontro marcado pela presença de mulheres cujas histórias precisam ser ouvidas. “São sonhadoras que têm muito a nos dizer e proporcionarão uma troca enriquecedora de amor e afeto”, afirma.
 
Rubia também se considera uma sonhadora. Aos 54 anos, ela conta que precisou ter uma vida adulta muito cedo e, somente na maturidade, começou a se olhar e se ver como um indivíduo cheio de sonhos e desejos para além da imagem de mãe, trabalhadora e tantas outras atribuições. E foi aos 50 anos que ela diz ter vivido a experiência mais libertadora de todas, pela primeira vez em sua vida: morar sozinha.
 
Além da obra infantil, Isabela também montou um podcast com diversos depoimentos coletados, os quais foram divididos em temas também comentados por pesquisadoras e outras participantes que tenham vivido algo de maneira aprofundada. “Foram episódios divulgados com o objetivo de um olhar para o lugar político do que é poder ou não sonhar, com recorte social, racial e de maternidade. E, ao mesmo tempo, explicamos a necessidade do sonho, da utopia, como algo poético e transformador do nosso imaginário e isso também é político”, explica Isabela. Podcast e livro integraram o projeto intitulado Travessias: Procuro Mulheres que Sonham Futuros, vencedor do edital de Fomento a Projetos Artísticos de Multilinguagem para Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura.
 
Para Rubia, que participou do projeto, poder compartilhar uma vivência com outras pessoas, em especial mulheres na maturidade, a fez se sentir viva e, por isso, ela deixa uma mensagem para as mulheres que, em meio à correria da vida, ainda não conseguiram realizar seus desejos para satisfação própria: “Não deixem o medo engessá-las! O medo do desconhecido nos faz perder boas oportunidades. E não se preocupem com os julgamentos alheios, pois ninguém, além de você, sabe o que é melhor para si! Viva em plenitude! ” , conclui.
 
Sarau e Lançamento do Livro Travessias
 
Data: 18 de março
 
Das 11h às 12h30: Biblioteca Pública Sérgio Buarque de Holanda: Rua Victório Santim, 44 - Itaquera, São Paulo
 
Das 14h às 15h30: Oficina Cultural Alfredo Volpi: Rua Américo Salvador Novelli, 416 - Itaquera, São Paulo

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »