MENU

20/03/2023 às 18h52min - Atualizada em 20/03/2023 às 18h52min

Guarda Municipal de Imperatriz comemora três anos

Dema de Oliveira
Guarda Municipal completa três anos de atividades - Foto: Patrícia Araújo
 
Implantada na gestão do prefeito Assis Ramos, a Guarda Municipal de Imperatriz (GMI) completou três anos de atividades nesta segunda-feira (20). E para marcar o aniversário, foi preparada uma agenda comemorativa na manhã de ontem, no próprio quartel, localizado na Rua Gonçalves Dias, no centro. Desde a sua fundação a corporação vem ampliando a qualidade dos serviços prestados aos imperatrizenses.

O prefeito Assis Ramos esteve presente na cerimônia de comemoração, acompanhado do vereador João Silva, que representou o presidente da Câmara Municipal, Alberto Sousa; comandante do 14º BPM, Claudiney Almeida; Comandante da Agência Fluvial da Marinha em Imperatriz, Ariel Dantas; comandante da GMI, Josenildo Ferreira; ex-comandante, José Ribeiro de Oliveira; secretários, entre outras autoridades.

Histórico da Guarda Municipal
A Lei Municipal 1.694, de 24 de novembro de 2017, criou a Guarda Municipal de Imperatriz, que é ligada diretamente ao gabinete do prefeito Assis Ramos. Por meio de concurso público foram selecionados os servidores, que preencheram 81 vagas. Após realizado o processo, foram selecionados 58 homens e 23 mulheres, mas atualmente são 80 profissionais. Após passarem por várias etapas de treinamentos, no dia 20 de março de 2020, os GMIs foram para as ruas, iniciando assim as atividades da corporação, marcando o início das atividades.

Importante ressaltar que a Guarda possui armamentos letais e não letais. Os letais são compostos por pistolas calibre 380 ACP, espingardas de repetição calibre 12, carabinas CTT ponto 40. Não letais: armas elétricas sparks e espargidores de spray de pimenta, além de coletes, escudos e capacetes balísticos, viaturas distribuídas entre veículos e motocicletas, entre outros equipamentos de segurança.

São princípios mínimos de atuação da Guarda Municipal de Imperatriz: proteção dos direitos humanos fundamentais; do exercício da cidadania e das liberdades públicas; preservação da vida; redução do sofrimento e diminuição das perdas; patrulhamento preventivo; hierarquia; disciplina; moral; ética; compromisso com evolução social da comunidade; uso progressivo da força. Além de todas essas atribuições, a GMI tem auxiliado constantemente as demais forças de segurança da cidade, com diversas demandas. A GMI foi a primeira Guarda Municipal do Brasil a nascer armada, com armamento elétrico e de fogo, com autorização do Exército Brasileiro e da Polícia Federal.

O primeiro comandante da GMI, José Ribeiro de Oliveira, destacou a consolidação da instituição e o conceito da sociedade imperatrizense. “A Guarda Municipal de Imperatriz está consolidada, preparada, qualificada, aparelhada, e, já tem o reconhecimento da sociedade de Imperatriz pelos relevantes serviços que vem prestando ao longo desses dois anos de existência. Nasceu em meio a pandemia, e o seu papel foi de extrema contribuição nos momentos mais críticos, auxiliando a gestão e colaborando na garantia da efetivação das medidas restritivas. Hoje merece o nosso reconhecimento, a nossa homenagem e, acima de tudo, o nosso agradecimento por exercer com esmero um dos ofícios mais relevantes de uma sociedade, que é a proteção dos seus cidadãos. Parabéns aos nossos guerreiros da GMI e ao seu comandante Dr. Josenildo que conduz com destacável competência”, ressaltou.

O Comandante Josenildo José Ferreira disse que o dia 20 de março é um importante marco para a cidade de Imperatriz, com a comemoração do aniversário de três anos da Guarda Municipal. “Dia 20 de março é importante marco para a cidade de Imperatriz, porque faz três anos de início das atividades da corporação, que conta com 80 GMIs. Há projetos para aumentar o contingente, melhor equipar, há uma simpatia do prefeito com esses temas e fico muito feliz em ver o caminho que está sendo tomado pela instituição, como os seus integrantes desempenham suas funções”.

O prefeito Assis Ramos destacou que “como Delegado de Polícia, sei da importância dessa guarda para a segurança pública de nossa cidade, é uma guarda equipada, preparada, todos concursados, todos autorizados a usarem armas, tanto letais, como não letais. O objetivo é a cada dia que passa melhorar a corporação, melhorar o efetivo, realização de qualificação periódica, para que eles exerçam suas funções com eficiência, esse é o propósito”.

O prefeito Assis Ramos, anunciou que ainda esse ano deverá ser aberto edital, para concurso público, para o aumento do contingente da GMI. A meta é chegar a 150 profissionais da segurança pública da cidade.

Mudança de nível
Além do aniversário do terceiro ano de atividades, a Guarda Municipal de Imperatriz comemorou a mudança de nível dos Guardas Municipais. Há uma progressão de carreira automática, em que os GMIs, saem do nível inicial para o primeiro nível.

A partir desse momento, todos os GMIs superam o estado probatório, se tornam funcionários efetivos, e agora o município iniciará as tratativas para a reestruturação da GMI, para que a corporação possa ser administrada e comandada pelos próprios Guardas Municipais de Carreira.

Essa situação, é seguindo os ditames de Lei Federal, e em função disso, será feito todo o processo, para que os GMIs consigam assumir o comando da Guarda Municipal.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »