MENU

18/03/2023 às 21h26min - Atualizada em 18/03/2023 às 21h26min

O que podem ser caroços na pele? O que é lipoma?

Neste episódio, a cirurgiã geral Cecília Fernandes Martins explica sobre o que você deve notar em casos de caroços pelo corpo.

Drª Cecília Fernandes Martins - Canal Doutor Ajuda
Brasil 61

  
Você conhece alguém que tem caroços espalhados pelo corpo? Neste episódio a cirurgiã geral Cecília Fernandes Martins explica sobre o que você deve notar em casos de caroços pelo corpo.

O lipoma, ou caroço de gordura como é conhecido popularmente, é um tumor benigno que pode surgir na superfície da pele ou parte debaixo da pele, a camada subcutânea que empurra a pele para cima, causando um relevo semelhante a um calombo. Estas lesões podem aparecer em qualquer região do corpo, mas surgem, geralmente, no tronco, ombros, pescoço e axilas. 

Ter caroços ou nódulos na pele é mais comum do que as pessoas imaginam. A estimativa é que 1 entre 10 pessoas tenha, pelo menos, um lipoma no corpo.

Saiba que essas lesões podem estar associadas a diversas situações, por isso, relatar ao médico algumas informações, vai ajudar no diagnóstico do seu problema.

O que reparar se você tiver nódulos ou caroços na pele?

  • O nódulo é duro e está crescendo com o tempo? Essa informação é importante para diferenciar tumores malignos e benignos.

 Os malignos geralmente são duros e fixos, muitas vezes são bem maiores e não é possível mover ele e nem definir os seus limites.

No caso dos benignos, eles são mais moles e é possível mexer e mudá-los de local.

  • Onde as lesões estão localizadas? 

Os lipomas, nódulos feitos de gordura, são os tumores benignos de tecido mole mais comum ficam na camada debaixo da pele, na gordura da pele e podem ter variados tamanhos, são mais comuns no tronco ou nos membros superiores, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo e são indolores.

Essa localização de tronco e membro superiores não é tão comum em uma outra causa de caroços no corpo, os linfonodos, a popularmente conhecida íngua. Os linfonodos são pequenas nodulações que fazem parte do sistema linfático, que funciona como uma delegacia. Se por acaso passar algo estranho como um vírus ou uma bactéria, o sistema imunológico, que é o sistema de defesa, é acionado e aumenta de tamanho e pode até causar dor. Eles são mais evidentes em lugares como o pescoço, virilhas, axilas e atrás do joelho e podem estar associados a alguma infecção.

Na maioria das vezes, são reacionais a infecções como amidalite e mononucleose ou algum outro caso viral, nesses casos, os linfonodos vão diminuir de tamanho em algumas semanas.

Também podem estar relacionados a tumores como linfoma ou metástase de outros tumores, nesses casos tem as características de tumores malignos. Não diminuem de tamanho, mas podem aumentar.

  • Se você apertar, sai alguma secreção um cheiro ruim? 

Essas características podem sugerir um cisto sebáceo ou cisto epidermóide, que é um nódulo da pele que pode ocorrer em qualquer parte, sendo mais comum no tronco, podem variar de tamanho e muitos possuem um ponto preto no meio.

Eles podem ocorrer espontaneamente ou devido algum trauma. Essas lesões podem aumentar de tamanho com o passar do tempo e ainda podem infeccionar e se apertarmos, pode sair uma pasta com um líquido fedido.

  • Teve algum trauma, picada ou corte no local? É importante relatar, pois esse nódulo pode ser referente à cicatriz no local.

Os nódulos podem ser decorrentes de cicatrizes no local, é possível que sejam mais endurecidos. Mas sabendo que anteriormente houve um trauma no local, isso ajuda no entendimento do problema. Além desse, existem muitos outros problemas que podem ter como sintomas os caroços na pele como verrugas, furúnculos e tumores de pele.

Na maioria das vezes é possível fazer o diagnóstico com o quadro clínico, com o histórico do aparecimento do caroço e o exame físico, em alguns casos, podem ser necessários exames complementares como ultrassom, tomografia e até mesmo uma biópsia.

É importante saber que no caso das lesões benignas, o tratamento possui altas taxas de sucesso.Não deixe de procurar um médico, que pode ser um dermatologista ou cirurgião geral.

Para saber mais detalhes sobre o assunto, assista ao vídeo no canal Dr. Ajuda no Youtube. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »