MENU

17/03/2023 às 18h10min - Atualizada em 17/03/2023 às 18h10min

Maranhão foi o estado com maior alta no consumo de energia elétrica em fevereiro, diz CCEE

Demanda foi puxada pelo mercado livre, principalmente pelas empresas do ramo de metalurgia

Da Assessoria
Foto: Divulgação
 
O consumo de energia elétrica do Maranhão em fevereiro foi de 1.521 megawatts médios, volume 42,2% maior na comparação com o mesmo período do ano passado. Foi a maior alta do país, puxada principalmente pelo mercado livre, ambiente no qual a indústria e grandes empresas compram eletricidade diretamente de geradores e comercializadores. Os dados preliminares são do Boletim InfoMercado Quinzenal da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica — CCEE.

O segmento livre no estado registrou alta de 202% no comparativo anual. A CCEE acompanha o consumo em 15 ramos de atividade econômica e Metalurgia e Produtos de Metal registrou a maior taxa de aumento, de 575%, seguido por Alimentos (21%).

Já o mercado regulado, em que estão os consumidores residenciais e as pequenas empresas, houve um leve aumento, de 0,9%, influenciado por um período menos chuvoso e temperaturas mais altas, cenário que aumenta o uso de aparelhos de ar-condicionado.

 

Sobre a CCEE

A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica - CCEE é uma associação civil sem fins lucrativos responsável por tornar possível a compra e a venda de eletricidade no país e garantir que esse insumo essencial chegue à população e aos setores produtivos. Desde 1999, reúne geradores, distribuidores, comercializadores e consumidores em um único propósito: desenvolver mercados eficientes, inovadores e sustentáveis em benefício da sociedade. Em suas operações, que envolvem tanto o ambiente de contratação livre como o regulado, liquida anualmente mais de R$ 150 bilhões. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »